Home / Brasil / Quais os direitos do empregado quando tira Licença Medica

Quais os direitos do empregado quando tira Licença Medica


Quais os direitos do empregado quando tira Licença MedicaQuais os direitos do empregado quando tira Licença Medica.  Primeiro:  se o afastamento for de apenas 15 dias, a empresa deve pagar seu salário integral. Se a Licença for superior a 15 dias, o trabalhador precisa fazer o requerimento do benefício de incapacidade no INSS;  no INSS ele deve passar por uma perícia realizada por uma junta médica do órgão.

 

Se a licença for por causa de uma acidente de trabalho, depois de voltar ao trabalho, o trabalhador tem estabilidade de um ano. Ou seja, ele não pode ser demitido no período de um ano. Se a empresa demitir, vai ter que pagar seus salários e direitos referentes a um ano de trabalho. Os trabalhadores com contrato temporário também têm o mesmo direito.

 

O que o trabalhador perde?

O trabalhador não tem direito a receber vale-transporte, e a empresa pode inclusive pedir de volta os vales já recebidos pelo trabalhador. Perde também o direito a férias.

 

 

Durante a licença medica não se recolhe a contribuição previdenciária (INSS).

About Cilene Bonfim

782 comments

  1. Gostoria de saber fiz uma cirugia no ombro no 29/05/2014 e ate agora a empresa n pagou meus 15 dias isso pode ….pq minha pericia ja ta marcada para o dia 30/06 e ate n recebi nada gostaria de saber se esta certo tanta demora para recebe esse 15 dias

  2. Tenho uma dúvida, se a pessoa ficar afastada por mais de 16 dias consecutivos, porém por CID’s diferentes, por exemplo: A pessoa fica afastada por 10 dias por causa de uma cirurgia de pterígio, porém no dia que ela ia voltar a trabalhar acaba quebrando o braço e fica mais 15 dias afastada. Neste caso a empresa pagaria apenas os 15 dias e o restante seria pago pelo INSS ou é a empresa que tem de pagar os dias afastado

  3. Estou grávida e fui afastada desde abril para tratamento médico, a empresa pagou os primeiros quinze dias e depois recebi do INSS, fiquei pelo INSS até dia 31 de maio, fui consultei com os médicos do INSS e do trabalho e fui liberada para voltar a trabalhar, voltei a primeira semana de junho, na segunda semana o medico me deu um atestado de seis dias devido à uma infecção, e esta semana retornei, porém, o Rh da empresa falou que preciso recorrer ao INSS para receber esses seis dias e qualquer outro atestado que eu venha apresentar, pq a partir do dia 31 de maio no prazo de 60 dias qualquer atestado será encaminhado para o INSS. Ainda não fui no INSS, mas não sei se vou conseguir algo com eles. Pq eu já havia sido liberada e voltado para o trabalho, esses dias não é obrigação da empresa?

  4. A 6 MESES FIZ UMA CIRURGIA DO CORAÇÃO TROQUEI DUAS VALVULA,DEPOIS DE UM MESES,TIVE UM DERRAME NO PELICARDI,AÍ TIVE QUE DRENAR,A EMPRESA PODE ME ADMITIR,OU TENHO ESTABILIDADE?

  5. Olá Boa tarde

    Descobri a 2 meses atras que preciso fazer uma cirurgia com uma certa urgência no rim,pois os médicos me disseram que meu rim direito pode entrar em falência devido ao delatamento que se encontra por canta de esta tomado de cálculos.já estou com meus exames pré operatórios prontos,mais estou em duvida trabalho a 11 meses em uma empresa e eles querem me adiantar as ferias para eu fazer a cirurgia,como não aceitei descobri que estão querendo me mandar embora assim que eu voltar de licença medica…Gostaria de saber quais são os meus direitos,se eles podem me mandar embora msm,preciso de um auxilio por favor….

  6. Trabalho numa empresa a 11 meses o medico do trabalho da empresa me afastou por 60 dias mas o INSS não cobre porque e depressão e tenho que ter 12 meses de registro e só tenho 11 gostaria que alquem me auxilia se no que fazer já que o rh da empresa disse que não posso voltar a trabalhar porque to de atestado ..Obrigada

  7. Doei sangue e mandei o atestado para Rh da Empresa e mesmo assim a empresa descontou o dia , A empresa esta correta?

  8. ola passei por uma cirurgia no punho trabalho a 15 anos na empresa fiquei afastado por mais de 2 meses depois de quanto tempo a empresa pode me demitir?

  9. Peguei atestado medico de 7 dias e depois peguei mais um de 5 dias . ai eu liguei pro meu RH e ele falou que eu tinha que retorna ao medico pra ele me libera para exercer ao trabalho. Nao entendi muito bem ? Sou obrigado a ir ao medico sem esta doente ?

  10. Estou de licença ate dia 13 de junho,mas minha pericia do inss esta marcada pro dia 16 de junho,devo voltar antes ou depois da pericia? Não estou passando bem.

  11. Durante o tempo que eu estiver de licencia medica pelo (INSS) tenho que contribuir com o mesmo ?

  12. Trabalhei 5 meses, depois me afastei pelo inss por 6 meses, quando voltei fui mandada embora. tenho direito ao seguro desemprego?

  13. a empresa pode corta a cesta básica. qdo o funcionário leva atestado medico de horas ou do dia. ou por atraso mesmo se essa horas de atraso forem compensadas?

  14. licença maternidade com as ferias ,quantos meses tem direito de fica em casa?

  15. Amanda Cristina

    Olá a ultima vez que trabalhei de carteira assinada foi em Março/2013 e após essa data peguei seguro desemprego por 4 meses… Em julho/2014 vou fazer uma cirurgia de Fissura Anal, tenho direito ao auxilio doença?

  16. Boa noite, recebi uma grande noticia que esta me abalando nesse momento. Sou agente de saúde contratado, desde 2000, sempre na forma de contrato. Fiquei de atestado desde janeiro de 2011, faço minha nova pericia agora em junho, na epóoca mudou se de prefeito e teve prova seletiva na minha cidade, eu por orientação da advogada me disse que eu não precisava fazer pois minha vaga ficava garantida quando eu voltasse ao trabalho.Até faria, se fosse o caso sem mesmo aguentar pois meus remédios me fazem dar esquecimento e uma leve perda de memória em que faço, em que falo etc. Hoje ela veio me mudando a história, que com a mudança de prefeito eu perdi a vaga. Eu preferia ter feito a prova e tentasse passar e trabalharia sem aguentar para poder ficar no cargo. E eu estou doente ainda sério… me ajudem pois meu estado também me faz piorar. QUE DEUS OS ABENÇOE.Obrigado.

  17. tou de licença ate dia 23 de maio,mas minha pericia do inss esta marcada pro dia 6 de junho,devo voltar antes ou depois da pericia?

  18. rafaelle andrade

    Olá bom dia eu trabalho como teleoperadora desde abril de 2013, desde janeiro venho sentindo constantes dores no ouvido em fevereiro a empresa me solicitou um relatório médico, fui ao otorrinolaringologista e foi constatado uma otite e também perda auditiva no relatório o médico diz que eu não posso permanecer em área de ruído a empresa me deixou por um mês cumprindo horário depois me encaminhou para o inss fiquei de licença até dia 15 de maio tem algum período para que a empresa me demita?

  19. bom dia, tenho hérnia de disco lombar e dorsal, tendinite nos dos ombros, peguei esses problemas de saúde no trabalho tenho a CAT, mais o INSS não que aceitar o que devo fazer quanto isso os CID são M51-0, M510, M75-5 ! OBRIGADO

  20. olá, eu estou gravida de 5 meses e tive uma ameaça de aborto, um hematoma, o medico me deu 15 dias de atestado e um pedido de afastamento de 90 dias. Tenho que passar por perícia né, e pode ser negado? Caso não for o período acaba próximo a data do parto, eu poderia voltar e já sair de licença maternidade? Obrigada

  21. Bom Dia

    Devido a um acidente, meu esposo em abril (07pegou 15 dias de atestado cid T 07, retornando ao trabalho no 16 dia, trabalhou do dia 22/04 ao dia 08/05 normal, mas no dia (09/05) passou por uma cirurgia pegando mais 15 dias de atestado cid S 46.7, a empresa não quer pagar e quer q ele passe por uma pericia alegando que ele tem dois atestados de 15 ou seja que ele ja passou do 16 dia, eles podem fazer isso????

  22. Boa Tarde…
    Trabalhei a 1 ano e 6 meses em uma empresa.Quando fui fazer o periodico depois de um ano foi constatado uma mancha no pulmão.Fiz todos exames direitinho…depois de uma tumografia do pulmão me diagnosticar com lesões no pulmaõ..Fiz uma biopsia onde o plano cobriu tudo e a empresa não me cobrou a co participação.
    O medico me deu um atestado de 15 dias,sendo que depois disso não pude retornar as funções pq me falaram que o medico primeiro precisava de um diagnostico.Fiquei em casa de 15 de abri de 2014 a 13 de maio de 2014.Não me afastaram e me mandaram pra um clinico pra terem certeza que eu não havia nada.
    quando voltei no dia 14 me demitiram no dia seguinte o dia 15…minha homologação será no dia 2305/2014
    Posso colocar a empresa na justiça??/

  23. Bom dia.
    Estou no quinto mês de gravidez. Tenho passado por problemas de ordem psicológicos e provavelmente vou ter que me afastar com laudo psiquiátrico. Sou funcionária com base na CLT.
    Pergunto:
    Tenho direito aos benefícios da empresa???? (Plano de saúde, Auxilio Alimentação, Participação nos Lucros)
    Att,

    • auxilio alimentação não…plano de saúde continua valendo, mas vc tem que pagar sua parte… participação no lucros, depende das regras da empresa.

  24. fatima de oliveira

    Tava afastada da empreSa 1 ano e oito meses e vou voltar a trabalhar, mas nao quero ma quero pedir para sair tenho 3 anos e 11 meses de empreza oq tenho direito pedindo pra sair? eles nao querem fazer acordo oq faco? aguardando resposta mas rapido q poder.. Grata !

  25. ROSINETE NETO SILVA

    operei o coração e após 30 dias de retorno ao trabalho me demitiram sem exame demissional somente aquele exame periódico que as empresas fazem neste caso, não consigo me instabilizar em outra empresa pois os problema continua, detalhe passei mal no trabalho e a empresa se negou a preencher o cat.
    o que fazer?

  26. ROSINETE NETO SILVA

    boa noite passei mal trabalhando e fui socorrida para um hospital mais próximo depois de alguns exames descobrimos que eu estava enfartando e precisei fazer uma cirurgia de urgência no coração fiquei 12 dias afastada internada até fazer a cirurgia logo após dei entrada ao inss mas não reconheceram acidente do trabalho após uma stress muito grande com minha supervisora.
    fiz exame periódico e não o demissional e depois de um mês de retorno ao trabalho me mandaram embora. sem exame demissional somente o de retorno ao trabalho com limitações o que fazer neste caso?

  27. Acabei de voltar de INSS faz dois meses após uma cirurgia, caso tenha que sair de novo de afastamento tem um período para que possa fazê-lo ou seja tenho que trabalhar por algum período para me afastar ou basta um laudo médico?

  28. Olá tenho um dúvida, sofri um aceidente de moto indo trabalhar, sendo que a empresa exige que nos tenhamos uma moto para poder exercer a função, fui afastada por 4 meses e eles me cortaram o Vale- Alimentção (Cesta-Básica) que vem no cartão, isso é correto, será que eu não tenho direito, ainda que meu acidente foi de trabalho ??

  29. daniel de bastiani

    uma duvida,sobri um acidente de moto vindo para casa do trabalho,meu acidente foi considerado acidente de transito e de trabalho,gostaria de sabe se eu vou perde esse tempo para me aposenta futuramente ?obrigado.

  30. Francisco Junior

    Tirei 15 dias para realizar uma cirurgia, apos completar estes 15 dias, solicitei as minhas ferias. Apos completar os 30 dias das minhas ferias, tirei mais 15 dias para não entrar pelo INSS. Mas deverei ficar afastado por mais 30 dias, segundo orientação medica. O que devo fazer? Apos o termino das minhas ferias, tenho que retornar ao trabalho? precisarei irar mais 15 dias sem ser preciso entrar pelo INSS.

  31. O TRABALHADOR QUE FICAR AFASTADO POR AUXÍLIO DOENÇA DURANTE SEIS MESES ,TERÁ ESTE PERÍODO CONTADO COMO TEMPO DE SERVIÇO NA HORA EM QUE FOR SE APOSENTAR ? OU O TEMPO EM QUE FICOU AFASTADO DO TRABALHO NÃO CONTA ?

  32. Estou gravida de 2 meses,e trabalho de carteira assinada ja tem 9 meses mais estou cm hematoma no utero e ganhei 23 dias em casa,como faço dou entrada no inss?n sei o q fazer…

  33. Boa noite

    Trabalho em outra cidade, voltando do trabalho cai de moto e fiquei 2 meses afastada.
    Fui liberada pra trabalhar, mas um dia antes fui demitida. O que fazer? Tenho algum direito?

  34. Bom dia ! Tenho uma duvida eu comecei a trabalhar num restaurante no dia 5 /04/2014 e na terça feira a porta do freezer de la caiu na minhas costas , logo assim q aconteceu não sentir nada mais agora cada dia q passa sinto dores mais fortes ainda na coluna , se eu for ao medico e ganhar dias quando eu voltar eles podem me demotir ???

  35. Weslley Hoffmann

    Tenho uma dúvida, se a pessoa ficar afastada por mais de 16 dias consecutivos, porém por CID’s diferentes, por exemplo: A pessoa fica afastada por 10 dias por causa de uma cirurgia de pterígio, porém no dia que ela ia voltar a trabalhar acaba quebrando o braço e fica mais 15 dias afastada. Neste caso a empresa pagaria apenas os 15 dias e o restante seria pago pelo INSS ou é a empresa que tem de pagar os dias afastado

  36. fiquei afastada pelo inss por 3 mes com problema no ombro cid M 61.4 e voltei a trabalha AU TRABALHO DEPOIS DE 8 DIAS CENTER DOR NA COLUNA FUI AL MEDICO EU MEDICO MIDEU 3 DIAS DE ATESTADO COM O CID m54.6 MAIS a empresa não que aceitar falar que e o mesmo CID DE AFASTAMENTO E FALAR QUE NÃO TEM OBRIGAÇÃO DE ACEITAR O MEU ATESTADO

  37. Sai em auxilio doença por problemas de hipertensão e aneurismas, aguardei a cirurgia encostada, agora já estou recuperada do aneurisma curada,retorno a empresa para trabalhar, qual minha estabilidade O%… Neste periodo eu perdi as férias também,gozar ferias sei que não tenho direito, recebo ou não????
    Obrigada.

  38. Fui afastado do trabalho desde o dia 20/02/2014 em decorrência de uma cirurgia. O médico me deu uma licença de 60 dias, recebi o salário de fevereiro normal pela empresa e teria que receber 8 dias referentes ao mês de março também pela empresa, porém ainda não recebi e ao reclamar do erro ao RH da empresa fui informado que receberei os dias de março junto com o salário do mês de abril, isso é correto? O que diz a lei sobre esse assunto?

  39. tenho 1 ano e 08 meses de empresa,se eu pedir para sair o que perco?e aviso prévio como é?

  40. Marcelle Pacheco

    Boa tarde. Passei por uma cirurgia de hemorróida e fissura anal e ganhei 15 dias de afastamento. No entanto, esses 15 dias cobrem 3 dias de feriado. Por estar de licença, perco o direito de receber por esses feriados? Porque, teoricamente, eu trabalharia.

  41. ola! sofri um acidente de trabalho com 9 meses de empresa. passei 1 ano e 5 meses afastada pelo inss. retornei ao trabalho em fevereiro. gostaria de saber se esses 9 meses é somado e eu tenho que trabalhar mais 3 meses para completar 1 ano e ter direito a ferias? ou teria que trabalhar mais 1 ano para ter direito? desde já grata!

  42. olá! eu tenho um ano e quatro meses em uma empresa, mais antes disso no quinto mês de trabalho tive que me afastar do emprego por três meses por que tive tuberculose, então fiquei de beneficio, o que eu quero saber é se tenho direito a férias! ficarei muito grato se me ajudar.

  43. Depois de 3 meses encostado por uma cirurgia de hemorroidas,quando eu voltar a trabalhar a empresa pode me demitir?
    Se não pudessem me demitir e demitissem oque eu deveria fazer?

  44. estou desempregada e entrei com auxilio doença estou com cancer fazendo quimioterapia tenho dores horriveis queria saber se tenho direito ja contribiu mais de um ano ao inss

  45. Alex dos Santos Costa

    Sair de liçença médica de 15 dias. Quais benefíios que eu pero?

  46. Olá, tenho uma funcionaria que esta sofrendo com problema de coluna e fortes dores, apresentou atestado de 15 dias, agora se apresentou para trabalhar mesmo sofrendo com fortes dores, como devo proceder ? Lembrando que ela nao apresentou novo atestado pois só conseguiu marcar consulta medica em tempo hábil ficando para 30 dias, e agora ?

  47. fiquei encostado 10 meses , fui mandado embora, tenho direito de recissão desses 10 meses também . Obg.!

    • se voce ficou encostado por que sofreu algum tipo de acidente no trabalho voce tem 1 ano garantido na empresa e ela nao pode te mandar embora,se mandar ela tem que te pagar seus direitos ou seja os 10 meses mais 1 ano de trabalho que voce teria

  48. Gleydson Artur Bezerra Barbosa

    Prezados, boa tarde.
    A cerca de 5 semanas tive uma lesão em um dos dedos da mão esquerda (deslocamento/luxação do osso) e por isso tive que me afastar.
    Até o período de 15 dias apresentei o atestado à empresa. E no décimo sexto dia agendei a perícia. Por falta de médicos, ficou uma data meio longa: 29/04. Já me orientei sobre todas as informações e sei que ficarei sem salário até, no mínimo, os dias próximos ao do agendamento (o décimo sexto dia foi em 06/03). Informei ao RH (passando inclusive o número do requerimento). No entanto, a uma hroa atrás, recebi uma ligação do RH me “cobrando” atestados pois iria me aplicar faltas. Ainda tentei explicar e ficaram de me retornar. Eles queriam, inclusive, que eu solicitasse mais atesdados para o meu ortopedista. Tive que explicar (eu mesmo) que não podem mais aceitar atestados.
    No entanto, fiquei bastante preocupado pois se aplicarem faltas posso entrar na questão de “abandono do emprego”.
    Pergunto (se me permite): eles podem aplicar faltas? a lei menciona algo quanto a isso (se menciona, agradeço se me informarem o número desta lei).
    Muitíssimo obrigado.

  49. Tive meningite por duas vezes, e já fazem quatro anos que estou encostado sem previsão de retorno. Desde então tem sido anos angustiantes, de idas e vindas no médico e sucessivamente ao inss. Queria saber se eu tenho direito de me aposentar por invalidez já que a minha imunidade não consegue voltar ao normal por conta das medicações que são muito fortes.

    • somente um medico pode responder essa pergunta.

    • A lei diz que a aposentadoria por invalidez é garantida para quem se encaixar no conceito de inválido, isto é, aquele que é “incapaz e insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência”. E, para chegar nesse contexto, o que sempre se investiga no posto do INSS é o estado de saúde de quem reclama o benefício. A doença que afasta o segurado da sua função tem um peso grande para concessão do benefício, mas não é tudo. Embora a Previdência seja míope para levar em conta outros aspectos, a Justiça tem observado o grau de escolaridade, a impossibilidade de reabilitação, a idade avançada e a dificuldade de se reinserir no mercado de trabalho, critérios que podem ajudar na aposentadoria.

      O que pesa para conceder a aposentadoria por invalidez é observação de que a incapacidade é total e permanente. espero ter ajudado!!!

  50. Boa tarde!

    gente tenho um problemão e não sei como resolver, acionamos o Juridico e parece saber menos ainda! rs
    Tenho uma funcionária que foi demitida no dia 12/01/2014, ao realizar o exame médico demissional o médico deu como inapto. Ela foi até o médico dela e ele deu uma carta solicitando ao INSS 90 dias de afastamento. A perícia foi marcada no dia 29/01 e foi concedida o benefício do dia 29/01 até o dia 19/02 (data da perícia). A funcionária foi encaminhada para fazer o exame de retorno ao trabalho e em seguida iamos fazer o desligamento, porém a médica do trabalho novamente deu como inapto, disse que enquanto ela tiver um atestado de 90 dias do médico dela, ela não pode dar como apto. Novamente indicamos a ela agendar nova pericia. Ela marcou, passou em perícia no dia 20/03 e foi concedido do dia 26/02 (data de agendamento) até 06/04. Até o momento não fizemos a readmissão dela e estamos muito confusos quanto aos pagtos. do dia 12/01 que ela foi mandada embora até os primeiros 15 dias nós empresas é quem temos que pagá-la certo? do dia 12/01 ao dia 27/01 somos responsáveis pelo pagamento, a partir dai quem terias que pagar seria o INSS certo? ele deu para ela até o dia 19/02.. a partir dai quem paga ela? do dia 20/02 ao dia 26/02? temos que lançar como estes afastamentos dela? gente estamos perdidos… quando ela voltar dia 06/04 a gente manda fazer o exame de retorno ao trabalho? gente até onde sei, nas empresas que trabalhei o funcionário fazia tudo sozinho, ele dava entrada no INSS, ele ficava correndo atras de marcar as consultas, se não fosse considerado o pedido ele que entrava de novo e a gente só fazia o exame de retorno quando o médico dele desse a carta de alta… já a funcionária bate o pé que nós é quem temos que pagar os períodos que o INSS não concedeu…
    Me ajudem?

    • Tenho uma baba que trabalhou de março a junho de 2013 na minha casa, ela sofreu um acidente de moto e ficou afastada até o dia 8 de abril de 2014, como o acidente foi fora do horario de trabalho e ela quebrou a perna e ainda esta sentindo dores e não conseguira realizar os trabalhos imerentes ao trabalho na minha casa teremos que manda-la embora. Como resolver a questão do acerto dela será tudo proporcional ao tempo trabalhado ou o tempo que ficou afastada entrar no acerto. Gostaria de saber bem explicadinho o que entra no acerto. Obrigada.

  51. leandro de oliveira

    ola gostaria de saber tenho um funcionario encostado no inss ja faz 8 meses e descubri que ele ta trabalhando por conta fazendo bico qual o meu direito sobre isso to pagando por ele e ele se encontra afastado pelo inss mais esta trabalhando por conta em contrução civil ele e pedreiro .obrigado..

    • Como assim? Ela está recebendo pelo INSS? Certo? Bom existem dois caminhos: vc pode esperar ele voltar ao trabalho e demiti-lo ou vc pode fazer uma denuncia para o INSS. Simples assim.

  52. trabalhei dez anos na empresa fiquei um ano e oito meses afastada pois sofri um acidente de transito o medico da pericia me liberou para trabalhar ai fiz o exame da empresa para voltar e no mesmo dia fui demitida eles pode fazer isso nao tenho estabilidade

  53. boa noite se puder me tire uma duvida estava trabalhando já a 3 meses e sofri um acidente de trabalho e fiquei 10 meses afastada ao retornar fui demitida procurei meus direitos e fui indenizada quero saber se eu tenho também direito ao seguro desemprego me responda com URGENCIA PELO AMOR DE DEUS desde já agradeço obrigado

    • “é preciso que o trabalhador tenha recebido salários consecutivos, no período de seis meses anteriores à data de demissão e tiver sido empregado de pessoa jurídica, por pelo menos seis meses nos últimos 36 meses e não estiver recebendo outro benefício da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.”

  54. Otávio Pelegrinne

    Recebi aviso-prévio no final do dia trabalhado informando sobre minha dispensa e me foi comunicado que deveria realizar exames médicos demissionários para que se pudesse marcar a homologação de minha demissão. Ocorre que nesse mesmo dia, após receber o aviso-prévio, quando estava retornando pra casa, sem me desviar do trajeto diário e constante que realizo, sem parar em momento algum durante o percurso, ou seja, mais ou menos 5 minutos após eu deixar a empresa (acidente de percurso???), me acidentei com meu veículo, fui levado ao hospital com suspeita de traumatismo craniano onde permaneci internado por 10 dias. A empresa foi comunicada sobre o acidente logo no primeiro dia após o fato, pois foi entregue na empresa a guia que o hospital forneceu para ser encaminhada para a empresa. Durante o período de internação, por motivos óbvios não tive como sair do hospital para realizar os exames médicos demissionário na clínica que a empresa havia indicado. Da mesma forma descrita também não consegui comparecer para realizar a homologação da minha demissão por parte da empresa, mas foi comunicado tanto à empresa como o órgão onde seria realizado a homologação sobre a razão da impossibilidade. Passados os 10 dias do acidente e da consequente internação o médico me deu alta hospitalar e me forneceu atestado médico declarando que desde o dia do acidente/internação não tenho condições de realizar minhas atividades laborais e daquela data em diante por período indeterminado, devendo eu seguir em tratamentos médicos,. fato devidamente informado à empresa para ciência. A empresa não informou através da CAT ao INSS sobre meu acidente por entender que eu já havia assinado o aviso-prévio no dia do acidente. Sendo assim, tive que apresentar a CAT junto ao INSS por minha própria conta e agora, decorrido 16 dias do acidente, procurei o INSS para requerer meus benefícios (seja de doença ou acidentário) o qual acredito que a perícia médica irá reconhecer ou não, fui informado que preciso juntar aos documentos necessários para o requerimento atestado fornecido pela empresa constando meu último dia de trabalho. Procurando a empresa, esta se nega a fornecer o atestado alegando que não sou mais funcionário desde o dia do acidente porque eu já tinha assinado o aviso-prévio e que meus direitos trabalhista teriam sido depositados em minha conta bancária porque eu não compareci para realizar a homologação. E agora, como devo proceder, o que devo fazer se a empresa não fornece o atestado do meu última dia de trabalho e o INSS pede esse atestado pra que eu possa entrar com o requerimento para que eu possa receber os benefícios após o 16o. dia de afastamento do trabalho?

  55. Bom Dia, tive um cisto no ovário e na cirurgia tive que retirar o ovário e a trompa também, na perícia o médico queria me dar de afastamento até o dia 31 de Março, mas como meu patrão solicitou que eu voltasse o mais rápido pedi menos tempo, mesmo contra a vontade do perito ele me deu até dia 16 de março para eu voltar dia 17 , sendo que agora meu patrão me avisou que vai me mandar embora no dia seguinte, sendo que se eu faço 6 meses de carteira assinada dia 1/4 solicitei encarecidamente que esperasse até esta data, mas ele com raiva da minha operação não quer esperar, tenho algo que me ajude a faze-lo esperar até o dia 1º de abril para que eu tenha pelo menos 6 meses na carteira?

  56. fis uma cirurgia de apendicite o medico me deu 60 dias de atestado mas eu só tenho 11 meses de carteira assinada então não sei se vou conseguir me encostar,caso eu não consiga a quem devo recorrer ???????????

  57. Em novembro de 2013 perdi meu bebê com 23 semanas de gestação, parto prematuro. Acabei entrando na licença maternidade até 06/03/2014. Estou tendo ajuda psiquiatra, tenho consulta agora essa semana, o médico diz que estou com crise de ansiedade, crise de pânico e entrando numa depressão. O que acontece se ele me afastar? posso ser mandada embora? a empresa pode de alguma maneira tentar reverter a situação?

  58. Trabalho na empresa a mais de 1 ano. No mês de outubro do ano passado fui ao medico e ele constatou que tenho cisto nos dois ovários, durante o tratamento foi colocado um atestado de 6 dias pq não estava em condições de trabalhar,em dezembro comecei a passar mal no serviço, achava que era alergia por causa do cheiro da tinta e do tinho, voltei ao medico sentia fortes dores de estomago, tudo que comia ia pra fora e estava dando agonia direto e tonturas , por esse motivo coloquei 1 atestado de 3 dias, ano passado. Neste ano continuo fazendo o tratamento e piorei novamente só que dessa vez já estava mais fraca e mais magra e com o meu sistema nervoso alterado e sentindo os mesmos problemas, foi ao medico e foi colocado um atestado de 9 dias, tenho que fazer o retorno e a minha duvida é se ainda posso colocar atestados

  59. olá fiz uma cirurgia de apendicite e peguei 45 dias de atestado esses dias serão descontados em minhas férias ?

  60. ivanildo de almeida barbosa

    ola.a minha pergunta e o seguinte.fiquei doente uns 3 meses.foi ao medico ai testou nos exame.diabete colesterol pressoa alta.e trigoserides

    pago o inss.uns 6 anos como empregado.e quase trez anos.como empreendedor. fiquei sem trabalhar.fiquei quase cego.ai marquei uma pericia pro dia 25/02/2014.so que o clinico geral.nao quiz me da o laudo.porque ele disse que o medico oftalmologista.que tinha que mi da o laudo. foi o oftalmologista.e ele disse que era pro clinico geral que tinha qui me da o laudo.ai passou o praso da pericia e nao conseguir o laudo estou passando fome.o qui devo faser?

    ja estou começando a trabalha.mas queria receber o que perdi

    qual o meu direito.

  61. Boa tarde.
    Estou de atestado por 5 dias, por causa da tendinite.To com braço esquerdo imobilizado.
    A supervisão quer que eu retorne na quarta – feira em diante pra ficar logada .
    É certo ir trabalha , marcar o ponto com atestado?

  62. Ariana Cavalcante

    Estou afastada por 14 dias e a empresa está exigindo um relatório medico para que eu retorne a trabalhar, porém a minha consulta é daqui 20 dias e tenho que voltar a trabalhar dia 07.03.14.
    O que devo fazer?
    Esses 14 dias que fiquei afastada serão descontados das minhas férias?
    O que vou perder nesses dias que fiquei em casa?
    Fui afastada pela psiquiatra,pois ela me receitou alguns calmantes.

    • vou deu atestado medico? não vão ser descontados de suas ferias? Peça para seu medico dar um atestado afirmando que vc tem condições de voltar ao trabalho. Fale com a secretaria do medico e solicite o atestado/laudo.

  63. elisangela de souza

    bom dia por favor preciso de esclarecimento estava trabalhando meu filho quebro o braço e eu sai do serviço meu encarregado falo que se eu sair do serviço podia passar na segunda pra assinar o termo do contrato então eu peguei 5 dias de atestado como acompanhante do meu filho só tem 3 anos então fui no ortopedista e peguei mas 13 dias tenho que fazer uma cirurgia da visicula como devo fazer tenho que ir lá assinar a demissão ou posso dar mais atestado ainda estou fazendo exâmes que precizam para sirurgia mas seu voutar vou demitida como faço por favor me ajuda obrigado

  64. Bom dia Cilene, há 2 meses descobri que estou com cisto no ovario, fiz alguns exames, e a medica informou que o melhor é fazer cirurgia, informei ao meu chefe que irei operar e ele me demitiu, sem mais nem menos, informando que é o melhor para que eu me trate,

    mais eu não quero sair da empresa não nesse momento, gostaria de saber se ele pode fazer isso sabendo que estou doente e em tratamento?

    • vc tem sindicato? Eles podem entrar com uma ação contra sua empresa. Você pode procurar uma advogado próprio também. Pode ser defensor publico.

  65. ella de almeida

    Fiquei afastada pelo o inss por acidente de trabalho durante 2 anos quando retornei a empresa descontou do meu salario, vale refeiçao vale tranporte e assistencia ao sindicato. isso e correto a empresa pode fazer isso. sendo que eu nao ia na empresa para me alimentar e nem a empresa me deu vale transporte para m locomover.

    • Durante o período de licença você recebeu vale refeição, vale transporte e e etc? Se sim, a empresa foi muito boa com vc, por que vale refeição ,vale transporte só deve ser dado ao trabalhador quando ele está trabalhando. Se vc não recebeu, eles não podem descontar.

  66. Boa tarde Dr. bom em setembro de 2012 fui afastada da empresa por estar doente descobrir que eu tava doente dos rins que possuia gesf, síndrome nefrotica primaria e uma discreta insuficiência renal realizei uns tratamentos e apresentei melhoras e o médico resolveu me liberar pra voltar ao trabalho tanto o que faz o meu tratamento quanto o do inss e dia 24 de fev. De 2014 quando retornei fui desligada ainda no mesmo dia sendo que ainda não estou curada apenas apresentei melhoras é certo eles me desligarem sem me darem nenhuma estabilidade de meses

  67. Bom dia, bom dia eu fiquei afastado do meu emprego po 4 meses por morivo de cirurgia, do mes de maio a setembro, minjas ferias venciam em ourubro e me deran as ferias no mes de de fevereiro, tenhondireito as ferias esse ano ainda?

  68. bom dia meu nome é elias. gostaria de fazer uma perguntar eu passei mas de 15 dias em casa. mas somente 11 dias com o atestado medico por causa de um imfequisão no pe.mandei minha irmã deixa o atestado na impresar ondi eu trabalho e meu patrão pediu pra eu ir pegar as papeladas pra eu receber pelo inss ele esta certo ou errado?

  69. Boa noite!
    Em novembro de 2013 perdi meu bebê com 23 semanas de gestação, parto prematuro. Acabei entrando na licença maternidade até 06/03/2014. Estou tendo ajuda psiquiatra, tenho consulta agora essa semana, o médico diz que estou com crise de ansiedade, crise de pânico e entrando numa depressão. O que acontece se ele me afastar? posso ser mandada embora? a empresa pode de alguma maneira tentar reverter a situação?

  70. Boa noite.

    Meu irmão está internado em uma clinica de reabilitação para dependente químico há desde 27 de agosto de 2013 e, neste período não conseguiu passar em nenhuma pericia do INSS. A empresa não o demitiu ainda, e durante este tempo não foi recolhido inss dele, nem nada, pois ele praticamente “abandonou” o emprego. Se a empresa o demitir agora, ele terá direito ao seguro desemprego? Obrigada.

  71. Boa noite!
    Gostaria de esclarecer uma dúvida. Sou funcionaria pública municipal nomeada e estadual contratada.
    Preciso tirar uma licença saúde, mas pretendo me ausentar só do município. Posso fazer isso sem ser lesada, como ser exonerada por justa causa, mesmo alegando que não posso viajar por motivo de problemas sérios na coluna…?

  72. boa noite!
    gostaria de tirar uma dúvida, eu sofri um acidente de moto, passei pelo médico e ele me deu um dia de atestado, até aí, tudo bem. No dia seguinte, fui trabalhar normalmente. porém, como ainda estava com muita dor na mão, voltei ao médico, qual me deu 15 dias de atestado, reparei que o CID era o mesmo, posso ser afastada por isso? Ou não? pois foi uma luxação na mão e eu dou aula em uma escola de informática.

  73. Boa noite! Estou de licença médica por 15 dias (18/02 a 04/03). Tenho direito a receber vale alimentação e vale transporte (para uso no mês de março) completo ou a empresa pode descontar do próximo mês os dias que fiquei afastada neste mês de fevereiro? Caso eles possam descontar, como fica os descontos no salário (VA e VT)?

  74. abdi joaquim da silva junior

    Boa noite. No dia 08/12/2013 fui atropelado por uma moto, e me encontro afastado desde então, até o dia 28/02/2014. Retorno ao trabalho dia 02/03/2014, pois trabalho na escala 12×36. A minha pergunta é: no quinto dia útil do mês a empresa paga o salario. Eu tenho direito a receber? sim ou não?
    Agradeço pela atenção boa noite.

  75. Boa tarde,preciso saber,estou delicença recebendo pelo INSS,não venceu meu tempo de licença ,estou bem de saude e quero voltar a trabalhar posso pedir uma pericia . e voltar a trabalhar.obrigada Eva

  76. Boa noite!
    Preciso de uma orientação. Trabalho a 8 anos no BANCO DO ESTADO DO PARÁ e a 3 anos assumi a Gerência Geral de uma agencia no interior do Estado. Nessa regiao é comum assaltos em agencia, saidinha bancaria. ha 3 semanas o Tesoureiro do Banco Brasil foi vitima de quadrilha onde sequestraram esposa e filho para o mesmo entregar o dinheiro. Ando com muito medo. Tenho 2 filhos pequenos. Nessa minha nova funçao adquiri pressão alta diante das cobranças e metas abusivas. E hoje estou com o quadro de depressão moderada. A Psiquiatra me afastou por 60 dias. Mas pretendo pedir afastamento definitivo do Banco. Gostaria de saber como devo proceder! (Sou funcionaria concursada)
    Agradeço desde ja.
    abraços

  77. boa tarde
    a minha duvida é a seguinte, eu estava trabalhando em periodo de esperiencia e engravidei e fiu demitida e entrei com um processo, e quando foi agora a empresa me mandou um carta pra que eu volte a trabalhar mais eu perdi o meu bebe. e agora estou sem saber o que fazer me ajude por favor.

  78. Cilene, por favor tire uma dúvida, me afastei do trabalho por DEPRESSAO em OUT do ano passado , este mes tive alta do INSS porém meu médico nao havia me liberado para voltar.
    Fui ate a empresa e na entrada da mesma fui demitido pela equipe de RH sem sequer ter feito o exame de Retorno o que informaria se estaria ou náo apto a retornar. mandaram-me um email 2 dias depois informando que eu teria que fazer o exame . Nao assinei minha demissao e no mesmo dia saiu a data da minha nova pericia para o fim do mes de março. Minhas questoes sao as seguintes.
    1 – A empresa pode me mandar fazer o exame de retorno após ter me demitido?
    2 – Como minha nova agenda de perícia saiu no mesmo dia da demissao, mesmo assim eles poderiam me mandar embora?( na chegada a empresa eu comuniquei que a agenda da nova perícia saíria naquele dia)
    3 – estou pleiteando junto ao INSS (caso bem dificil) a mudança para o B91 pois a causa do meu afastamento foi devido a fatos ocorridos na empresa, caso o resultado seja positivo eles podem me demitir sem passar a estabilidade? como devo proceder?

    Obs.: Parabens pelo BLOG é excelente

    Abraços Edu

    • Somente um advogado trabalhista pode ajudar vc…procure..vc também pode denunciar o caso no Ministério da Trabalho (DRT)

  79. Olá boa tarde, tenho um questionamento sobre atestado médico de empregado rural que reside em moradia fornecida pelo empregador.
    Se o empregado rural que reside em moradia fornecida pelo empregador entrar de licença médica por mais de 30 dias o empregador é obrigado a continuar fornecendo a moradia? No meu caso especifico o empregado já esta de licença há 5 meses e entrou com outro atestado de 6 meses.
    Caso eu tenha direito de tirar o empregado da casa como devo proceder na recuda do empregado?

    • é uma questão bem complicada…somente um advogado trabalhista pode orientar vc corretamente para evitar processos…mas o a principio o empregado deveria ter voltado para casa dele.

  80. Boa Noite, Cilene! tudo bem?
    Estou com uma dúvida e gostaria, se possível que a senhora me ajudasse: Estou com um problema de saúde e estou afastada desde o dia 05/11/13. meu atestado vai até o dia 15/03/14 mas provavelmente não retorne ao trabalho, visto que não tenho tido melhoras no meu problema. Em abril, dia 01 começam minhas férias, se meu médico mantiver meu afastamento por, exemplo, por mais 30 dias como ficam minhas férias? Agradeço de coração sua ajuda.

  81. BOA NOITE EU ESTOU AFASTADA E ESTOU RECEBENDO DO INNS HA 1 ANO E 4 MESES A FIRMA QUE TRABALHO E DE CONFECCOES DE ROUPAS A MINHA DOENCA E REFERENTE O MEU TRABALHO SOU MUITA ALERGICA COM VARIAS COISAS PRINCIPALMENTE POEIRA E O QUE MAIS TEM NA FIRMA SE O INNS ME DER ALTA? E EU VOLTAR AO TRABALHO OS MEU PATROES PODEM ME DESPEDIR? COM UM MES DEPOIS DE TER VOLTADO AO TRABALHO BOA NOITE E OBRIGADA………….

    • Se for doença do trabalho tem estabilidade por um tempo…se não for, eles podem demitir vc ate o no dia que você voltar.

  82. ola tenho uma duvida sobre meu problema eu tenho hernia de disco lombar entrei com atestado medico em novembro de 2012 passei para o inss pois estava grave o meu estado bom fiz a cirurgia na lombar colocando 2 placas e 2 parafusos e continuei me tratando ate 31 de janeiro quando tive uma percia do inss que me foi negado msm eles sabendo que eu tinha dado entrada a uma nova cirurgia de cervical eles me deram alta mas o meu medico que me operou me deu um atestado de 15 dias pois eu nao estaria apta para o trabalho nesse meio tempo desse atestado entrei com recossideraçao que foi masraca a nova percia dia 13 de fervereiro , bom tive alta novamente do inss como apta fui a empresa e dei o atestado que fiquei 15 dias em casa e a empresa nao tem medico do trabalho pra me avalia pois e uma empresa pequena eu fui um dia eles me mandou volta fui no outro tambem me mandou volta pra casa e aguarda gostaria de saber o que faço sei que eu fiquei por auxilio e eu tenho uma nova cirurgia pra faser ja dei entrada com isso td eles podem me manda embora aguardando cirurgia? com atesatdo escrito indeterminado? eles podem me da justa causa? por eu volta com atestado?

  83. roberto rubem barbosa da silva

    ola toutora tenho uma duvida estou afastado no inss a um tempo na ultima vez que fui no medico ele dis qe eu ia fazer a cirurgia de astioplastia total do quadril no caso colocar enplante entre o quadril eo femu mas minha duvida e estou a dois meses sem receber o inss pode negar ja fiz exame pre operatorio e passei no cardiologista pra ver se eu nao corro risco na cirurgia !passo no inss dia 6 de março mas nao vai dar tempo eu passar no medico! mas tenho a carta pro inss!!mes reponde por favor

  84. Bom dia!

    Fiz uma cirurgia no femur no dia 03/02 meu atestado vai vencer dia 16/02.
    O médico do trabalho disse que eu estou inapta a trabalhar e ja me encaminhou ao INSS.

    Ok , até td isso eu entendo!

    Só queria saber se eu tenho direito ao meu adiatamento salarial.
    No qual seria hoje e a empresa nao me pagou pq disse que eu estou afastada.

  85. Boa noite!
    Eu me chamo Miguel e estou com uma dúvida, tive um problema de saúde e precisei fazer uma cirurgia de emergência, no dia 27/01/14 fui internado e permaneci no hospital até o dia 30/01/14, minhas férias já estavam marcadas para o dia 03/02/14, sendo assim recebi o atestado do período que fiquei internado e no mesmo atestado fora acrescentado mais 15 dias, recebi o valor das minhas férias no dia 30/01/14 pela manhã, e a minha alta só foi assinada no dia 30/01/14 á noite, a empresa entrou em contato comigo dizendo que eu teria que devolver o valor das minhas férias, porém esse dinheiro não existe mais pois tenho que cumprir com as minhas obrigações, sendo assim eles irão me afastar mas não abrem mão da devolução do dinheiro, como devo proceder.
    Grato
    Miguel

  86. Bom dia,

    Eu estou afastada do trabalho devido a uma infecção no ouvido, já fiz a cirurgia, e já fazem 1 ano e 8 meses que estou em tratamento, mais desde outubro não consigo receber do inss, e ainda estou com atestado médico. estou fazendo ultimos exames, perdi a audição do ouvido esquerdo totalmente, o que devo fazer, tenho dois filhos e preciso de pagamento. os m[édicos já disseram que sou uma deficiente auditiva agora. como volto para empresa? tenho estabilidade?
    Obrigada

    • Nao tem estabilidade…e se vc nao está mais de licença pelo INSS tem que voltar ao trabalho. Procure um advogado…defensor publico.

  87. VOU FAZER UMA CIRURGIA DEVO FICAR 10DIAS, MAS A EMPRESA ONDE EU TRABALHO NAO ACEITA ATESTADO PARTICULAR.

  88. Olá Dr.
    Sou empregado externo de uma empresa privada (CLT) há 10 anos, fora isso, tenho um contrato temporário como prof no gov de sp q expira em dez/2014; passei em concurso em 2 cargos como prof de mat e fisica sendo empossado em março; Tenho cirurgia de joelho (não foi cobrado nenhum exame ortopédico na pericia do concurso), por meu médico particular em fim de março/abril depois da posse dos cargos.
    Não pretendo abrir mão de nada.
    Vou operar e entrar em licença saude…. pelo INSS terei 2 licenças ( da empresa privada e do contrato CLT com o governo) – e 2 licenças pela spprev ( prof de mat e prof. de fisica)…estou correto???? Tire minha duvida

    PS: O governo na atribuição ods cargos permitiu o acumulo do contrato com os cargos do concurso.

  89. Boa tarde ,

    entrei em ferias dia 03/02 e neste mesmo dia fui interndo com hepatite… A medica me deu 10 dias de afastamento… Como faco ., a empreza tem que aceitar o atestado… Eu ainda nao assinei as ferias porem ja recebi…me ajude por favor

    • vc está de ferias. Cuide da sua doença para não ter complicações e voltar ao trabalho sem problemas. leve o atestado para empresa para ver o que eles dizem.

  90. Oiie Bom diaa eh assim eu fikei afastado por um anoo com luxação nu ombro desgate na cartilagem naum foi machucado na empresaa mais quandu eu entrei meo ombro naum sai du lugar mais tva melhor daai com tempo trabalhando na empresaa voltou a piorar e dai me afasteei keria saber se tenhu estabilidade ou naum ?
    Muito obrigado pela atençãoo

  91. Boa noite. Minha mãe se afastou do serviço por 2 meses por motivos de saúde. Apresentou o laudo médico à empresa mas foi constatado que a mesma não pagou o INSS dela. Isso é correto ? Obrigado.

  92. Torci e quebrei o 5º metatarso do pé…Engesse e fui recomendado pelo médico ficar em repouso com o pe para o alto…recebi atestado de 30 dias…trabalho em escritório e sou professor…como devo proceder?

  93. Tenho um funcionário que fez uma cirurgia do joelho. o Médico dele deu um atestado de 90 dias. Com 30 dias ele se achou apto e na perícia pediu ao médico para voltar a trabalhar e o medico julgou apto ao trabalho. Ai ele assinou um termo de reponsabilidade.

    Neste caso, posso encaminha-lo ao exame de retorno e aceitar seu retorno ou não?

  94. ola me machuquei no trabalho estou encaminhando os meus papeis para o inss mas tenho uma duvida se na primeira pericia o medico me liberar para trabalhar eu perco os dias em que fiquei a mais que os 15 dias?

  95. Meu filho no segundo dia de trabalho sofreu um acidente, foi atropelado indo pra casa na hora do almoço, gostaria de saber quias seus direitos…e no caso de ele ficar mais de 15 dias,ele tem direito ao encosto, sendo q ainda não houve nenhuma contribuição a previdencia e foi seu 1 emprego..muito grata!!!

  96. Estou de ferias e vou fazer uma cirurgia de hernia. devo fica três messes afastado . a empresa pode da entra no INSS durante ou depois das ferias.

  97. Estou pra fazer uma cirugia de laqueadura tenho direito de me afastar quantos dias tenho 1e2 meses de casa

  98. Boa noite
    Estava em um campeonato de futsal representando a empresa e fraturei meu cotovelo. Me disseram que isso não caracteriza acidente de trabalho, esta correto?
    Fiz cirurgia e tive que colocar uma prótese da cabeça do rádio.
    Isso em junho de 2013, me deram a conta em janeiro de 2014, como devo proceder?

    • acidente de trabalho significa que vc tem uma doença provocada pelo trabalho que vc faz. Sua função é jogar futsal?

    • Ola minha pericia foi marcada para dois dias antes do vencimento do laudo medico, o tenho q fazer? Pegar um outro laudo com o medico, pois quando o perito ver o laudo ele pode achar que estou apto para o trabalho o que devo fazer.?

  99. Boa tarde. Tenho uma amiga que sofreu uma internação de urgência, e nos exames aos quais ela se submeteu foi constatado um tumor benigno na região da cabeça. Visto que esse tumor está desenvolvido a ponto de lhe causar sérios problemas hormonais, a junta médica que a assiste afirmou que ela tem de passar por cirurgia nos próximos dias.
    Ela é servidora em uma prefeitura de uma cidade do interior do Paraná, e precisa obter licença do INSS para poder se submeter à cirurgia e, em consequência, precisa se afastar pelo tempo necessário para que possa se recuperar.
    Visto que é um caso urgente, quais os procedimentos necessários para que ela possa obter licença sem que seja necessário que ela passe por perícia médica junto ao INSS? Existe alguma exceção nesse caso, para que ela possa obter o benefício sem se submeter às exigências necessárias?

    Agradeço pela vossa atenção, e tenha uma ótima tarde!

  100. Bom dia, eu fiz uma cirurgia no joelho e estou encostada pelo inss, gostaria de saber quanto tempo tenho de estabilidade após eu voltar a trabalhar? E quando eu for demitida se eles irão descontar alguma coisa dos meus direitos? desde já muito obrigado.

    • somente doenças causadas pelo trabalho tem estabilidade.

      • fiquei 2 anos e 11 meses em beneficio do inss por acidente de trabalho retornei ao tabalho e meu contracheque veio zero a receber, pois eu devia a empresa o beneficio do amil dental que era descontado no pagamento.a empresa nao me avisou em momento algun que teria a divida, pois se soubesse cancelaria o beneficio, porque voltar ainda doente tomanto remedios caros e nao ter nada para receber. e justo. isso procede.

        • Justo pode não ser, mas é legal…ou seja, a empresa tem o direito de fazer isso..vc deveria ter pago todo mês com o dinheiro do INSS.

  101. Tive que fazer uma cirurgia, porem, trabalhei o mês inteiro do dia 5/12 ao dia 10/01, minha cirurgia foi dia 11 e estava marcada, avisei o rh e etc. Mas eu recebi apenas metade do salario e nao recebi o resto que é noa dia 20. Esta correto?

  102. Boa tarde Dr. gostaria de saber quais os direitos que um empregado tem durante o tempo em que esta afastado pelos 15 dias de atestado médico. Pois foi descontado Vale transporte, vale refeição, que sei que realmente é direito da empresa descontar, no entanto também descontaram os 15 dias alegando que foram faltas não justificadas mesmo eu apresentando os atestados, eles alegam que até que o médico da empresa analise os atestados não vão me pagar, isso já faz mas de um mês, que estou sem receber esses 15 dias e também descontaram o descanso semanal remunerado que por não trabalhar nos domingos e o atestado cai também nos domingos eles dizem que serão descontados os domingos que não trabalhei. Gostaria de saber quais os meus direitos durante os quinze dias de atestados e havendo alguma irregularidade como posso proceder, a empresa será multado e vou receber alguma coisa a mais?

    Agradeço muito a atenção, tenha uma boa tarde.

  103. estou afastata deste agosto e volto a trabalha dia 1 de março ;e tenho uma ferias vencida e vai vencer outra di 16/02 tenho direito a uma ferias

  104. Boa noite,
    Fiz acordo em uma empresa que trabalhava a 4 anos, e antes de fazer a homologação entrei em um outro trabalho e fiquei apenas 1 semana. Ainda tenho direito ao seguro desemprego?

  105. Fiz uma cirurgia de torção testicular e peguei 15 dias de atestado. A empresa não marcou avaliação médica para retorno e fiquei sabendo que vou ser demitido. Minha dúvida é: A empresa pode me mandar embora ? No aguardo

  106. estava grávida de gêmeos com bolsas separadas tive um aborto no 1 mês e perdi somente um feto, minha gravidez e alto risco e tomo hormônios para seguras um neném o médico me afastou ontem mas não me informou nada nem a onde buscar meus direitos devo ir na firma para eles me informarem ou preciso voltar ao médico?

  107. bom dia doutor eu estou trabalhando na empresa a um mes e alguns dias peguei conjuntivite e fiquei cinco dias em casa devido a doença so k a menina do rh nao acreditou achou que era mentira minha eles pode me manda embora?
    sendo que eu tenho prova que e´ verdade?

  108. Boa tarde, em outubro fiquei doente e tive um atestado de 10 dias, em novembro o medico constatou por exame da lesao de meu ombro e me afastou por 120 dias, como a empresa ja havia pago os 10 dias, eles foram descontados pra efeito de afastamento e no de 120 dias a empresa apenas pagou 5 dias, marcaram a pericia, fui e apresentei os atestados, so q a empresa nao colocou na marcacao os dias ja descontados do outro atestado e assim nao recebi nem da empresa e nem do inss os 10 dias q faltam, como faco?Pra clarear, fiquei do dia 14/10 a 23/10 e retornei no dia 24/10 quando foi no dia 04/11 no retorno medico fui novamente afastada.A empresa agendou minha pericia para o dia 12/12 porem partindo do dia 19/11, e me pagaram referente do dia 01/11 a 09/11 sendo q trabalhei ate o dia 04/11…o INSS me pagou em inicio de janeiro referente ao dia 19/11 a 30/11 e 01/12 a 31/12…faltando ai os 10 dias, tem como fazer algo e receber esses dias?foi erro por parte da empresa ou do INSS?grata.

  109. boa tarde, estou a trabalhar desde 1 de setembro de 2012 e sofri um acidente de trabalho a 18/09/2013 estando três meses de seguro por problema de um ombro relativo ao acidente de trabalho regressei ao trabalho a 19 de dezembro e com recaída do acidente no dia 7 de janeiro, hoje foi me entregue a carta de rescisão de contrato que termina a 28 do mês que vem, gostaria de saber se é legal ou se podem o fazer. se o podem o que posso receber?

  110. ola, sofri um acidente de trabalho fiquei 15 dias afastada pela empresa ,voltei trabalhei 1 dia e me afastei novamente com mais 15 dias pelo mesmo CID, e pelo INSS ou pela empresa esses outros 15 dias?

  111. ola tudo bem? volto das férias dia 2 mais só que dia 2 é domingo, estou pensando em voltar segunda dia 3 si por um acaso eu voltar no dia 3 ficarei com falta e desconto na folha de pagamento. obrg.

    • Como assim, sua empresa tem plantões aos domingos? Se tem e vc está escalado, então tem que voltar no domingo.

  112. Estou com uma dúvida, descobrir recentemente que estava com um cisto no ovário minha cirúrgia já estava marcada e a empresa sabia e mesmo assim me mandou embora , o médico da empresa não aceitou o meu demissional e me encaminhou para o inss me dispensando por mais 13 dias pois já tinha sido afastada por 2 dias por um CID fiz a cirurgia e o CID foi diferente mas o médico disse que tinha relação os dois CID. Já tem uns 2 meses que estou em casa, tenho direito de receber quando fizer a perícia ?

  113. Estou de licença médica e gostaria de saber se quando retornar as minha atividades se a empresa pode me enviar para outro setor? Sou obrigada a aceitar essa transferência? Existe alguma lei que protege o funcionário desta situação?

  114. Boa noite, meu marido trabalhou na empresa de junho a dezembro de 2012, e esta afastado pelo inss ate hoje quando ele voltar ele tem certeza que sera demitido, ele tem direito a auxilio desemprego? Ja que ficou 6 meses na ativa.

  115. rita de cassia mancilha moraes

    Boa tarde, no dia 22 de Novembro de 2013, comecei a trabalhar as 12h00, bati o cartão de ponto e atendendo um cliente me senti mal e comecei a perder a visão, até queimei o meu braço, logo cai fui socorrida pelo meu filho que veio logo, o que quero saber é o seguinte, estou afastada pelo “INSS”, e ninguén da empresa abril o “cat” pra mim, quando voltar para o serviço eles podem me mandar em bora, o que devo fazer, desde já agradeço, obrigado e aguardo resposta.

    • Se eles mandarem vc embora, essa empresa não vale a pena. Mas vc só teria estabilidade se fosse doença do trabalho.

  116. Olá. Meu marido trabalha em uma loja de moveis e eletronicos. Entrou uma ex namorada dele que trabalha pra claro pra trabalhar habilitando chips lá. Gostaria de saber se eles tem que permitir a entrada dela lá pra trabalhar ou se é obrigatório eles aceitarem e se caso a loja queira que ela saia, se é possivel. Grata pela atenção.

    • A empresa pode contratar quem quiser..seu marido não tem nada a ver com isso. Ele tem que se comportar como homem casado e pronto.

  117. Olá, tenho pedra na vesícula ,tenho que fazer cirurgia,trabalho de carteira assinada, quais providências devo tomar? quanto tempo terei de licênça?

  118. Boa noite,

    Tenho Epicondilite lateral e já estou afastada a 3 meses pelo Inss, fiz uma ressonância e deu que estou com um cisto subcontral no capitão, Tendinopatia do triceps e no tendão extensor e um mínimo acúmulo de líquido articular. Já consultei com o meu ortopedista e ele me deu um novo laudo de afastamento das minhas atividades profissionais por mais 180 dias. Minha pergunta é, quando eu fizer minha próxima perícia já marcada para o dia 04/02/14, é se o perito me dará o mesmo tempo que o médico ortopedista me deu, no caso 180 dias. Aguardo respostas.

    Muito obrigada.

  119. OI.FUI REGISTRADA EM 10/08 NO DIA 15/08 ME ACIDENTEI DE MOTO
    E FOI FEITO COMO ACIDENTE DE TRABALHO A EMPRESA FORNECEU A CAT
    FIZ TUDO CERTO .E FIQUEI AFASTADA POR AUXILIO ACIDENTARIA
    GOSTARIA DE SABER SE TENHO ESTABILIDADE DE DE UM ANO MESMO
    QUE ESTOU NO CONTRATO DE EXPERIENCIA.
    POIS QUANDO VOLTEI A TRABALHAR A EMPRESA ME DEMITIU ISSO E CORRETO.
    GRATA. ROSIANE FURLANI

  120. pedi demissão dia 23 de outubro, estava cumprindo os 30 dias e sofri um acidente fora da empresa em um fim de semana, faltavam 5 dias para o fim do aviso, recebi atestado de 15 dias que não foram pagos pela empresa e continuou meu pedido de demissão, estou sem unimed mas ainda não assinei nada, 28 de janeiro faz 3 meses desde meu pedido de demissão QUE AINDA NÃO ASSINEI NADA, eles podem cortar minha unimed e me desligar da empresa ?

  121. darlen sayara lima fernandes

    eu pedi meu patrao fazer um acordo comigo,so que estou doente e atestado sei que o prazo para entregar atestado e de 48hrs a 72 hrs,ele pediu para fazer o demissional e retroagir o atestado demissional posso fazer ou terminar a data do atestado pois ela disse que nao avisei sobre o atestado mas nao terminou o tempode eu entregar o atestado.

  122. SOU PCD, FUI DESLIGADO DA EMPRESA,DISSERAM QUE A EMPRESA ESTAVA PASSANDO POR REFORMULAÇÃO QUANDO ME DEMITIRAM, EU ASSINEI TODOS OS PAPEIS DE DEMISSÃO, AÍ EU FUI PESQUISAR SOBRE, DEMISSÃO DE PCD, E ENCONTREI QUE NÃO PODE SER MANDADO EMBORA SE NÃO CONTRATAR OUTRO NA MESMA FUNÇÃO, E POR ONDE EU SEI NÃO FOI CONTRATADO NINGUEM, POIS JÁ FICOU UM NO MEU LUGAR Q JÁ PERTENCIA A EMPRESA, O Q EU FAÇO AGORA????ALGUEM PODE ME DAR UM CONSELHO???
    AGUARDO. OBRIGADO

  123. fiquei afastado por mais de 1 ano, fiz 3 cirurgias, voltei a trabalhar em setembro, fui mandado embora hj dia 16/01, porem meu afastamento nao era por acidente de trablaho, e sim acidente em um dia qualquer de noite, tenho direito a estabilidade?

  124. olá gostaria de esclarecimento se possível sobre minha situação, Eu estava de auxilio doença no INSS o período foi até 31/12/2013 marquei outra perícia para o dia 13/01/2014 e fui negado pelo INSS, retornando ao trabalho o médico da empresa não me liberou no dia 15/01/2014 estou de atestado pelo médico da empresa, entrei com pedido de recurso no INSS e a próxima perícia é dia 06/02/2014 até lá eu recebo da empresa ? sei que até 13/01 recebo do INSS mas não sei os demais dias, oque acontece? eu fico sem receber esses dias até dia 06/02 ou recebo algum dinheiro? Desde já agradeço!

  125. Entrei em depressão fui encaminhada ao Psiquiatra,na minha primeira pericia me concederão só 10 dias pelo INSS apos os 15 dias concedidos pela empresa,entrei com pedido de prorrogação porque o médico do trabalho da empresa não me liberou para o trabalho,mas minha prorrogação foi negada passado um mes do pedido,voltei no medico do trabalho da firma e ele então me liberou para o trabalho,mas como eu tinha férias vencidas liberarão minhas férias,eles podiam liberar minhas férias ou o q a empresa fez é fora da lei,tenho medo de quando eu voltar das férias dia 14/02 a empresa me de a conta,a empresa pode fazer isso.Por favor me deem uma resposta
    Obrigado

    • Eles podem demitir vc, mas o que eles poderiam fazer se o medico não liberou vc e o INSS não deu sua licença?

  126. ROSANA RAMOS DE ASSIS

    Olá, td bem com vc? Me esclareça uma dúvida, minha filha recebe pensão alimentícia, mais o pai dela se encontra afastado por motivo de saúde, ele trabalhou de janeiro a junho de 2013, a Empresa onde ele trabalha ñ depositou o décimo terceiro do período trabalhado alegando que é para descontar o plano de saúde que a Empresa paga para o funcionário. Esta correto isto? Deste de já lhe agradeço!

  127. Boa tarde tenho uma dúvida eu fui operada dia 27 de outubro de 2013 apendicite recebi um atestado de 15 dias,depois mais outro atestado de 30 dias entrei no inss eles me deram 20 dias de atestado voltei na empresa para trabalhar 9 de dezembro mas,a empresa preferiu me dar férias pois já estavam vencidas entrei de férias 13 de dezembro até dia 7 de janeiro de 2014,ao retornar no dia 8 de janeiro me mandaram embora gostaria de saber se eu tenho algum tipo de estabilidade na empresa ou não?

    • Nao..somente acidente de trabalho tem estabilidade..mas a empresa tem que pagar todos os seus direitos.

  128. Noemia Sant Anna Nunes

    Eu estou afastada do INSS, desde então não recebo o ticket alimentação, porém ao entrar no site do ticket ele está cancelado, sendo que liguei para o DP e fui informada que depois de 90 dias de afastamento o cartão é cancelado e tenho que pedir outro quando voltar. Isso me parece um indício de demissão uma vez que seria mais fácil a empresa não recarregar o cartão apenas. estou certa?

    • Quem está de licença realmente não tem direito a ticket alimentação.

      • Engano, tem direito sim, pois fiquei afastada por 6 meses pelo INSS e recebi os 6 meses de ticket alimentação, talvez não seja regra de todas as empresas, mas não que o empregado perca o direito!

  129. estou afastada desde 21 de janeiro de 2013 nao estou em condiçoes de trabalhar mas estou indo embora da cidade q moro o q posso fazer peço a conta ou faço um acordo com a empresa?

  130. Boa tarde!
    Fui dispensado do trabalho em um dia e no outro dia fui acidentado e quebrei uma perna. Gostaria de saber se eu encostar no INSS depois tenho direito de pegar o seguro de desemprego?

  131. trabalhei seis meses e fiquei 6 anos encostado, fui demitido, na minha indenização tenho direito a receber férias proporcionais dos seis meses trabalhado?

  132. gisele dias ferreira

    estou encostada a 6 meses bati minha moto quebrei a cravicula fiz uma cirurgia eu ja tava a cinco meses incostada agora no sexto mes eu com 7 pino no braço e uma placa o inss me cortou nao tenho condiçoes de volta agora o que fazer nao me cabe recurso agora so daqui 30 dias

  133. olá, estou com um problema na coluna fui ao medico fiz exames etc, ele me receito um tratamento com remédios e fisioterapia e me atestou com 15 dias, apos esses 15 dias voltei para o trabalho mais sinto muita dor e nao consigo trabalhar, então retornei ao medico e ele me deu outro atestado de 15 dias , levei para a empresa e eles falaram que daqui pra frente é com o inss, mais minha pericia é somente daqui 45 dias, a empresa falou que posso voltar a trabalhar para não ficar sem receber e falaram que se eu ficar esse tempo esperando a pericia pode ser que no dia eles neguem e eu perca esses 45 dias parado . isso que fiquei confuso se eu esperar ate o dia da pericia chegar la e for negada eles não me pagam esses 45 dias que fiquei parado ?

    • olá, estou com um problema na coluna fui ao medico fiz exames etc, ele me receito um tratamento com remédios e fisioterapia e me atestou com 15 dias, apos esses 15 dias voltei para o trabalho mais sinto muita dor e nao consigo trabalhar, então retornei ao medico e ele me deu outro atestado de 15 dias , levei para a empresa e eles falaram que daqui pra frente é com o inss, mais minha pericia é somente daqui 45 dias, a empresa falou que posso voltar a trabalhar para não ficar sem receber e falaram que se eu ficar esse tempo esperando a pericia pode ser que no dia eles neguem e eu perca esses 45 dias parado . isso que fiquei confuso se eu esperar ate o dia da pericia chegar la e for negada eles não me pagam esses 45 dias que fiquei parado ??

  134. trabalhei 6 meses e fiquei encostado por 6 anos ,fui demitido e queria saber se tenho direito a férias…

  135. Boa tarde, fiquei afastado devido a acidente de trabalho, porém o INSS não acatava mais aos afastamentos e a empresa não encontrava nova função para mim, por isso decidiu ficar me pagando em casa, permaneci por anos a disposição da empresa recebendo diretamente por ela como se estivesse trabalhando, ao ser demitida, tenho direito a receber o valor das férias dos anos que permaneci a disposição da empresa?

  136. Fiquei afastado do trabalho 15/15 por atestado para fazer uma cirurgia no joelho… no meu trabalho ao voltar eles não me deram nem ticket alimentação e nem transporte … eai ?

    • quem está de licença não tem direito a ticket alimentação e nem a transporte, ticket alimentação e transporte são para ser usados para comer e para ir para o trabalho.

  137. Fiz uma cirurgia no dia 19/12 para aproveitar o período de férias coletivas, já que a minha empresa comunicou que entraríamos de férias coletivas no dia 20/12, dando 10 dias de férias coletivas.
    Gostaria de saber o direito que eu tenho:
    O médico me deu 15 dias a contar do dia da cirurgia.
    Sendo assim, por estar de atestado, gostaria de saber se esses 10 dias que seriam das férias coletivas serão transferidos para outra data, ou se as férias coletivas invalidam o meu atestado.

  138. trabalhei durante 3 meses em uma empresa, fiquei de licença medica por 10 dias, asim que voltei fui mandado embora, isto é certo?

    • a empresa pagou todos seus direitos?

      • queli aparecida pereira

        Olá,bom dia! trabalho numa casa de cozinheira e sou registrada tudo certinho,quebrei meu dedo fora da casa,dia 13/11/2013…e estou afasta por 60 dias e minha pericia vai ser dia 15/01/2014…gostaria de saber se apos eu ter alta e retornar ao trabalho eu tenho alguma estabilidade,eu comecei a trabalhar lá dia 12 de agosto,obrigado!!!

  139. alexandro magalhaes

    fiquei 9 meses afastado do trabalho pelo inss quando voltei a empresa descoltou a assistencia medica no meu 13 salario isso e permitido sendo q ela poderia descontar no salario do mes..

  140. gostaria de saber se eu tenho direito ao decimo terceiro pela empresa porque fiquei pelo o inss durante
    9meses mais tenho um ano e seis meses de firma

    • Se vc ficou 9 meses pelo INSS com certeza eles pagaram o decimo referente a esse período, mas ligue para o INSS para confirmar.

  141. Reginaldo Martins Tavares

    Boa tarde! Eu sofri uma torção no tornozelo quando estava descendo do caminhão da empresa me levarão ao hospital foi colocado uma tala o medico me deu 20 dias de atestado. sei que 15 dias sera pago pela empresa
    então dei entrada no INSS data do acidente 28/11/2013 atestado ate dia 17/12 minha duvida é devo retornar ao trabalho ou aguardar a data da pericia que ficou para dia 31/01/2014? pois, fui ate uma agencia do INSS e foi informado que só recebo os 5 dias dos 20 pelo mesmo. mais quando esta marcando a pericia com o atendente Rogério o mesmo Informou que não poço retornar antes da alta da pericias.

  142. Sou concursada pelo municipio,estava com calo nas cordas vocais e peguei 15 dias de atestado trabalhei um dia e depois peguei mais 15, fiquei o ano todo assim, agora a diretora fez um relatorio dessa minha situaçao e eu quero saber se a prefeitura pode me mandar embora por causa disso…

  143. oi boa tarde meu esposo quebrou a mão e consegiu o beneficio ele pegou 60 dias de atestado, sendo que 15 dias a empresa pagou e restou 45 dias para o inss , ele recebeu uma carta com um valor x dizendo que é os 91% salario e outro x dizendo que é decimo terceiro, sera que é o valor total se o valor só se refere a um mes de pagamento e não de 45 dias?

    • eu nao entendi direito sua pergunta..o INSS paga a parte do decimo referente aos dias que ele ficou de licença.

  144. Bom dia, devido a uma problema no joelho ao qual terei que fazer uma cirurgia, entrei de atestado médico por 15 dias entre 26/11 a 10/12/13, devendo retornar ao trabalho no dia 11/12/13, mas devido a uma inflamação no manguito rotador (ombro) o médico me afastou por mais 10 dias entre 11 a 20/12/13, os dois casos por CID´s diferentes. Como a empresa informou a mais de dois meses que entre os dis 23/12/13 a 01/01/14 todos os funcionários da área comercial entrariam de férias coletivas, então solicitei ao médico que marcasse minha cirurgia para esse período porque aproveitaria as férias coletivas e somente após retornar ao trabalho é que iria entrar com licença médica e consequentemente ao pedido do auxilio doença. Devido a soma dos atestados ser de 25 dias consecutivos mesmo de CID´s diferentes a empresa me obrigou a entrar com pedido de auxilio doença e não que me pagar as ferias coletivas, mesmo sabendo que o atestado so vai até o dia 20/12/13 e as ferias coletivas se iniciam em 23/12/13. Como devo proceder? Fiz como a empresa mandou e dei entrada no INSS via internet e esta marcado pericia so para 31/01/14. Gostaria de saber se o procedimento da empresa em me negar as ferias coletivas esta correto.

  145. ESTAVA DE ATESTADO POR 15 DIAS, A EMPRESA ME MANDOU FAZER PERICIA. MEU ULTIMO DIA TRABALHADO FOI 11/11/2013, AMANHÃ DIA 11/12/2013 ESTA MARCADA A TAL PERICIA. FÉRIAS VENCIDAS DESDE MAIO, ESTÃO PROGRAMADAS PARA JANEIRO 2014. PERCO O DIREITO DE TIRAR ESTAS FÉRIAS POIS FAZ 30 DIAS QUE ESTOU SEM TRABALHAR.

  146. Bom dia eu fiquei afastada dois meses pelo inss e voltei a trabalhar normal, a empresa desconta o décimo terceiro desses meses que fiquei afastada ou paga normal ?

    • não..mas o INSS talvez já pagou o seu decimo referente a esses 2 meses..vc tem que ver com o departamento financeiro.

  147. obrigado pela resposta tenha um bao dia abacos

  148. Ola boa tarde eu estou recebenco auxilio doença por dois mes so que a empresa que eu trabalho me deve 1 mes e 15 dias e nao tao me pagando nem o decimo terceiro .Oque eu devo fazer pra receber ou posso perder tudo tb? Agradeco

  149. regina de lima souza

    eu gostaria de saber pq eu sai de licenca medica pq eu tive filho eu gstaria de sabe sim meu patrao ponde sou pagar meu salario pq eu tiro 1000 eais e ele sou mim pagou 500

  150. Ola fiquei afastado por 2 meses
    eu queria saber se eu tenho essa estabilidade de um ano ….

  151. Estou afastada por auxilio doença fiz duas cirurgia no joelho, quando eu retornar ao trabalho eles podem me mandar embora em quantos meses?

  152. bom dia meu marido está com transtornos mentis f29 ficou afastado por 2 meses foi em nova perícia e foi foinegado o benefício recorreu e foi negado tbm depois de 4 meses de espera o que ele deve fazer tbm ficou 10 dias sem o inss mandar o dinheirocomo proceder obrigada.

  153. Boa noite, sofri uma queda saindo de casa para ir ao trabalho, fui ao ortopedista pois estava sentindo muitas dores, ele me disse que havia ocorrido uma lesao lombar, ele me deu um atestado de 15 dias, mas nao peguei cat, apos esses15 dias a empresa me encaminhou para o inss q me afastou por mas as 45 dias , passando esesse tempo voltei a trabalhar, trabalhei por seis dias mesmo ainda sentindo dores, e no sexto dia mesmo fui mandada embora. Eu tenho direito a receber estabilidade?.

  154. JACQUELINE LOURDES

    olá.
    Tive um aborto incompleto com 7 semanas de gestação,o medico me deu 3 dias de atestado para ver se saia o restante espontaneamente,porem no terceiro dia de atestado voltei ao hospital com fortes contrações e me fizeram uma curetagem uterina, a medica me deu mais 15 dias de atestado.passando os 15 dias voltei ao trabalho e lá me informaram que eu estava no inss.a pericia foi marcada para 30 dias depois (27/09/2013).a empresa não permitiu meu retorno ao trabalho antes da pericia.sendo assim como fica meu salário,e tambem corro risco de ser demitida?

    • vc tinha que voltar depois dos 15 dias, eu não entendi o seu caso, por que empresa não pode mandar ninguém para o INSS , quem manda é o medico..vc tinha que voltar ao trabalho quando a medica determinou..vc tem que entrar em contato com seu sindicato.

      • BOM DIA CILENE,

        EU VOLTEI AO TRABALHO DEPOIS DOS 15 DIAS DE ATESTADO, POREM QUANDO VOLTEI FUI NO AMBULATORIO DA EMPRESA QUE ME INFORMOU QUE EU HAVIA SIDO ENCAMINHADA PARA O INSS. DEPOIS DE 2 DIAS RECEBI UM TELEGRAMA COM A DATA DA PERICIA.MAS GOSTARIA DE SABER SE RECEBO ESSES DIAS QUE ESTOU AGUARDANDO A PERICIA OU NÃO?

  155. a empresa me colocar de ferias, eu com 15 dias de atestado.
    ou apos a liberação do medico ai sim posso sair de ferias?
    Ruan Carlos – Recife – Pernambuco

  156. ola sou funcionaria publica e tirei 4 meses de afastamento sem remunaraçao , tenho direito das feiras quando volta ao trabalho?

  157. Trabalho numa loja ha 3 meses, recentemente, comecei a ficar com algumas dores, gripada, com febre… Descobri que estou com tuberculose, fui afastada durante 15 dias pela medica, retornarei 14° dia com ela novamente, mas acho que terei que ficar afastada por mais tempo. Ela vai me passar um laudo pra entrar no INSS. Qnd o meu tempo de afastamento passar, tenho que retornar a empresa? Corro o risco de ser demitida? E por quanto tempo o INSS irá me pagar? (caso aprovado) #duvidas #obrigada!

  158. ola. gostaria de tirar uma duvida.. depois de trabalhar um ano e um mes .. na empresa.. tive uma infeccao nos meus pes, eu peguei essa doença no local de trabalho . me afastei por um periodo de 7 messes , mas voltei ha pouco tempo.. e pretendo pedir pra ser colocado pra fora . minha duvida é: os 7 meses que fiquei afastado conta na hora de sair da empresa ??? desde ja agradeço .

  159. fabricio benvenutti

    ola,vou fazer uma cirurgia de uma hernia de disco e vou ficar afastado do trabalho por uns 90 dias,quem pagara o meu salario e de quanto sera

  160. Tive um aborto retido com 7 semanas de gestação optei pelo corpo expelir naturalmente, voltei a trabalhar e nesse tempo meu filho foi internado com suspeita de mononucleose. Com 6 dias de internação tive o aborto espontâneo e a medica me deu 15 dias de repouso. Agora tenho 7 dias te atestado de internação do meu filho e 15 dias de atestado do aborto q tive, vou receber pelo inss? Volto a trabalhar ou tenho q esperar, no caso, a pericia? Como procede?

  161. aldeir rodrigues

    ola quebrei o meu pé quando estava de folga ,fiquei afastado 15 dias ,depois mais 7 dias ,e agora mais 15 dias ,os medicos mandaram eu marcar uma pericia e depois voltar lá para eles mandarem uma carta para mim ir a caixa ,minha filha ligou la e eles querem saber o seguinte se eu quero me afastar pela empresa ou por conta propria ,gostaria de qual dois devo falar? e entre empresa e conta propria qual dos dois reberia o beneficio mais rapido? pq tenho contas para pagar e fica dificil se eu demorar pra receber esse beneficio .
    obrigado cilene aguardo sua resposta

    • vc vai ter fazer pericia medica no INSS? Esse processo pode ser mais demorado..se vc pode tirar licença medica via empresa, vc receberia seu salario no mesmo dia do pagamento de todos os funcionários.

  162. Tenho problema de pressao arterial severa raramente ela esta baixa faço tratamento com o cardiologista mas o meu organismo nao respojnde bem ao tratamento trabalho com telemarket e passo muito nervoso o. Medico da enpresa me afastou por 13 dias mas depois que voltei apresentei mas 6 atestado 3 foeam da pressao ,2 por causa da conjutivit e 1 por causa da minha filha de 4 anos mas em dias alternados gostaria de saber se mesmo assim tenho direito as ferias e se eu posso ser afastada por causa da minha pressao alta

    • Somente um medido por responder sobre sua doença. Se vc nao ficou afastada 6 meses ou mais suas ferias não mudam.

  163. Tenho uma ferias vencida e ja est vencevenc ve a vencendo a segunda so que estou voltando de um auxilio doenca de 4 meses e a segunda vence 2 meses depois tenho direito dessas ferias?

  164. Boa noite, gostaria de tirar uma duvida, estou gravida de 5 meses e estou com uma hernia umbilical, e sinto muita dor, devido o esforço que faço na ida e volta e tambem no periodo em que estou la, ja fui ao pronto socorro por varias vezes com dor, gostaria de saber se eu posso ser afastada? pq estava fazendo pre natal com uma medica e ela disse que.eu teria que procurar um cirurgiao, mais ate onde eu sei nao posso fazer cirurgia na gravidez

  165. BOA TARDE CILENE
    ESTOU TRABALHANDO DE CARTEIRA ASSINADA,MAS VISTO QUE É UM PROJETO DO GOVERNO TEM A POSSIBILIDADE DE ENCERRAR AS ATIVIDADES NO FINAL DO ANO,EU ESTOU PRECISANDO FAZER UMA CIRURGIA QUE TEREI QUE FICAR UNS 3 MESES NO MINIMO SEM TRABALHAR.ENTÃO A DÚVIDA É ;SE EU ESTIVER ENCOSTADA NO INSS ISSO IMPEDE A EMPRESA DE DAR BAIXA NA MINHA CARTEIRA?
    DESDE JÁ AGRADEÇO.

  166. Estou de atestado medico 90 dias com laudo, é a empresa que me encaminha ao inss.? Tenho que comparecer la ou nao? Obrigado

  167. Bom Dia Cilene,

    Meu esposo está internado em uma Clinica de Reabilitação para tratamento com atestado sob CID10 e F19, o tratamento é dele é de 120dd, ele trabalha em uma Contabilidade, você sabe dizer se nesse período de afastamento ele tem direito à Vale Refeição ? e se quando ele voltar para trabalhar ele tem estabilidade de emprego?

    Obrigada

    Claudiane Lima

  168. Boa noite eu irei fazer uma cirurgia irei ficar 4 meses no inss não tenho ferias vencidas mas como fica o meu 13 ? quando eu for mandado embora esse tempo eu irei receber alguma coisa ?

  169. olá. no inicio de junho sofri um acidente de trabalho, e estou então recebendo pelo inss. tenho mais uma pericia marcada para inicio de setembro, a qual determinará se volto ou não a trabalhar. minha chefe me telefonou comunicando que devo gozar das férias na sequencia da minha licença saúde, ou seja, assim q terminar minha licença eu já saio de férias. Mas, eu não sei quando volto a trabalhar, não posso e não quero tirar férias até dezembro. As férias já estavam programadas para dezembro bem antes de sofrer o acidente. Gostaria de saber se tem um prazo estipulado para férias assim que voltar da licença, sendo que ela me comunicou por telefone no meu período de licença saúde.

  170. Boa noite gostaria de saber já se passaram mais de 15 dias que estou afastado da empresa por motivos de problemas de coluna.E a empresa ainda não me deu os papéis para que possa dar entrada no inss e também não tive direito a vale. Isso pode ser feito.

    • Quem indica vc para pericia no INSS e o medico..se vc não está trabalhando não tem direito a vale. Vc ficou 15 dias afastadas com atestado, certo? Se não vc pode ser demitida..

  171. Sou professora a 23 anos e tive um problema na escola “x”, com isso fez com que eu entrasse em depressão. Fiquei afastada por um ano e oito meses. E o INSS me cortou em fevereiro deste ano. Entrei com recurso contra o INSS, mas saiu negado. Logo, a minha médica achou que eu poderia voltar, ainda estou em tratamento, voltei no final de julho deste ano e a escola “x” . Nesta escola, perdi minhas aulas, sendo que , segundo a Diretora ficarei com o mesmo números de aulas, mas em outra sala. E só vou receber a partir de setembro.
    Está correto isso?
    Aguardo atenciosamente a sua resposta
    Abraços

    • vc tem que procurar seu sindicato. Eles podem orientar vc melhor. Pode ser o sindicato as escolas publicas, não tem problema.

  172. BOA NOITE, ESTOU AFASTADO DO EMPREGO A 6 MESES, NA DATA DO AFASTAMENTO JA ESTAVA COM FERIAS VENCIDA, A EMPRESA É OBRIGADA A PAGAR ESTAS FERIAS DURANTE O AFASTAMENTO OU SÓ QUANDO EU RETORNAR AO TRABALHO?

  173. Sofri um acidente de trabalho, do tipo trajeto, na volta do almoço no dia 31/07/13 . Fui ao pronto socorro sozinha e foi constatada torção com suspeita de fratura do pé e me foi concedido atestado de 10 dias. A empresa abriu o CAT com esse atestado de 10 dias. Retornei ao hospital no final dos 10 dias e me deram mais 10 dias. A médica falou pra eu agendar perícia no Inss. Tbm disse q a perícia demora. O q devo fazer? Tenho uma tomografia agendada mas se a perícia demorar e eu ficar boa? O q faço? A empresa ñ tem me instruído sobre nada relacionado a Inss e perícia.

    • Tem que voltar ao trabalho na hora que o atestado acabar e não tiver feito a pericia ainda.

      • Mas os 5 ou mais dias o Inss vai me pagar, mesmo eu tendo voltado a trabalhar? Mesmo com a perícia agendada mais ainda não realizada? Vou poder realizar a perícia depois de ter voltado a trabalhar?

  174. fiquei pelo inss durante quatro meses, pelo motivo de uma cirurgia de artrodesse lombar e agora estou perto de retornar, quais os meus direitos após meu retorno? tem direito a alguma estabilidade? Grato

  175. Prezada estou afastado a um ano e minha pericia vence em outubro. O INSS vai adiantar a gora em agosto a metade do decimo terceiro salario. A pergunta que tenho é se a empresa tem que pagar a diferença já neste mês pois meu salario é bem superior ao beneficio que recebo.

  176. meu colega de trabalho faltou no ( ANO ) 16 dias. Ee trabalhou 11 meses e 24 dias. no acerto das férias dele, eles descontaram da folha de férias dele 500 reais. referente as faltas do ano, .as faltas já foram descontadas na folha de pagamento ,e ainda se desconta das férias também.

  177. fiquei afastado por 60 dias ano passado por causa de cirurgia ernia de disco agora a empresa vai pagar minhas férias
    falaram que eu não tenho direito a férias pois eu estive afastado por 60 dias er perdi o direito isso é verdade

    • Caso o empregado tenha recebido auxílio-doença por período inferior ou igual a seis meses, não há qualquer alteração do período de aquisição do direito a férias, sendo que o tempo de afastamento do trabalho conta normalmente como se fosse trabalhado, mas na pratica a empresa pode não dar as férias assim que o empregado volta do auxílio-doença, mesmo tendo esse direito.

  178. Boi noite Cilene,

    Eu estou de atestado do dia 306\13 á 30\10\13, devido um acidente automobilístico, sendo que, dia 057\13, eu ia completar um ano de empresa, quero saber se vou ter direito as férias ainda e se vou ter décimo terceiro e se a empresa pode me demitir quando eu voltar ??

    • Caso o empregado tenha recebido auxílio-doença por período inferior ou igual a seis meses, não há qualquer alteração do período de aquisição do direito a férias, sendo que o tempo de afastamento do trabalho conta normalmente como se fosse trabalhado, mas na pratica a empresa pode não dar as férias assim que o empregado volta do auxílio-doença, mesmo tendo esse direito.

  179. Olá Cilene,estou com uma dúvida!operei de varizes dia 24/07/2013 a doze dias minha médica me deu 15 dias de atestado,sendo que conta à partir do dia 22/07 que foi quando internei,operei as duas pernas entrei com inss mas a pericia ta marcada para 13/08 e os quinze dias venceu dia 06 eu teria q ter voltado dia 07 ou tenho que esperar o resultado da pericia?minha medica disse que só posso voltar a subir escada depois de dois meses de cirurgia e no meu trabalho tem escada de 14 degrais me esclareça por favor!desde já obrigada.

    • voltar…o INSS pode negar a licença…se vc ler os comentários aqui..vai ver que uma pessoa perdeu o emprego nessas mesmas condições..não voltou ao trabalho.

  180. ola voltei das férias quarta passada e fui demirtido hoje, queria saber se tenho direito a estabilidade ou algo fora a rescissão e ta..? Grato

  181. estou com um atestado de 2 meses, os meus vencimentos vem o mesmo valores com se estivesse trabalhando.

  182. oi, gostaria de saber qual providencia devo tomar. quebrei meu dedo do pé, dentro do ambiente de trabalho.
    fui ao medico e ele me deu 15 dias de atestado. porem ele falo que devo pegar mais 15, pois trabalho como personal em uma academia, e nao devo ficar andando. nao sei se devo entra no inss por isso.

    • se o medico disse para vc entrar…mas eu pessoalmente não acredito muito que o INSS vá conceder essa licença.

  183. oi fique afastada desde 20/09/2012 a 25/07/2013 retornei e queria saber se tenho direito a vale refeiçao no mes 8 e se devem pagar antes meu pagamento esta para sair dia 29/08/2013 so que o rh da prefeitura diz que so receberei no dia do pagamento queria saber como fica ja que passe vao me dar estranho obrigado

  184. Boa noite!
    Tenho um desvio na coluna,o medico mim deu um relatorio medico mim afastando das atividade com peso,
    posso dar entrada no inss?

  185. OBS: após a minha demissão, a perícia do INSS constatou que não estou apta a voltar a trabalhar e me deu mais 30 dias de afastamento.

  186. Sofri um acidente automobilistico e fiquei 30dias afastada (recebi 15 dias pela empresa e vou receber os outros 15 pelo INSS) e quando voltei a trabalhar, 2 dias depois eu fui demitida. Pode?

  187. Boa noite tenho 7 anos de empresa e Há quatro anos atrás descobri que tenho Espondelite anquilosante consegui ate o cartão de vaga de deficiente no caso de ser demitido tenho algum direito uma estabilidade nunca me afastei
    sempre tentando trabalhar direitinho obrigado

  188. Bom dia Cilene. Estou afastado do trabalho por motivo de doença a 5 meses, tenho nova pericia dia 20/08. caso o perito me libere para retornar ao trabalho e eu me sentindo ainda sem condições de trabalhar e ao retornar a empresa ela efetue minha demissão, o que posso fazer a partir da demissão? Solicitar nova pericia? O período em que estou afastado conta tempo para calculo de indenização? Ex: Fechei 1 ano em janeiro, entrei no INSS em março, que direitos tenho em termos de demissão? Abraços e muito grato.

  189. Indiamara da costa

    entrei na empresa a cinco meses e passei a sentir dor nas costa fiz uns isames e constou que tenho hernias de disco a longo prazo e eu ñ sabia fui para o encosto e agora estou voltando posso ser demitida?

  190. Olá, boa noite.

    Quebrei o pé dentro do meu trabalho, porém, não peguei atestado pois eles sempre foram flexíveis com relação a isso. Mesmo assim, de gesso e muletas, fiquei afastada apenas dois dias e continuei indo trabalhar normalmente (mesmo que com bastante dificuldade de locomoção) pois tinha medo de perder o emprego.
    Já tirei a tala, e depois de dois meses fui demitida da empresa.
    Somente agora pesquisando na internet que vi os meus direitos de estabilidade e perícia. Como devo proceder agora que fui demitida?
    Era funcionária da empresa com carteira assinada, e meu salário era metade por dentro e metade por fora da carteira, além de tudo eles não querem pagar todos os meus direitos.
    O que faço?
    Obrigada

    abs

  191. MEU MEDICO ME DEU ATESTADO DE 60 DIAS, O INSS DEU INDEFERIDO, TENHO FERIAS PRA VENCER COMO FICA A SITUAÇÃO ?

  192. ola no ano passado fis uma cirurgia de ernia inguinal direita e me ernei na empresa so que optei por pegar 15 dias de atestado e 20 dias de ferias depois de uma semana que voltei fui demitido

    • Foi triste Rafael…eles deveriam ter tido respeito..em última
      analise vc pode entrar na justiça.

  193. QUANTAS VEZEZ EM UM ANO POSSO TIRAR LICENÇA, POIS JÁ TIREI DUAS VEZES, DADA PELO MEU MÉDICO – 15 DIAS CADA UMA – TIREI 15 DIAS, TRABALHEI DOIS DIAS E DEPOIS TIREI MAIS QUINZE DIAS.

    MUITO GRATA

  194. Fiquei em licença médica do dia 6/2 a dia 24/6, então a dúvida: tenho direito a férias?

    • obs.
      ainda no ano de 2013.

    • Já se você não tem férias vencidas e ficou afastado do trabalho por auxílio-doença por mais de 6 meses é claro que você não tem direito a férias quando voltar ao trabalho. Ou seja, se num período de 12 meses, o empregado fica mais de seis meses afastado por auxílio-doença, nem chegou a adquirir o direito a férias. Ou seja não é perda, o empregado simplesmente não adquiriu esse direito.

  195. Olá, sofri um acidente fora do meu horário de trabalho, vou ter que ficar mais de 90 dias afastada, já fiz o requerimento do benefício de incapacidade no INSS. Gostaria de saber se quando eu retornar terei direito a estabilidade de 1 ano.

    • Nao…somente acidente trabalhista tem estabilidade.

    • Jânio Guimarães

      Dependendo do acidente pode ser considerado Acidente de Trajeto que na lei se equipara ao acidente de trabalho. O acidente ocorrido pelo empregado no trajeto da residência para o trabalho ou deste para aquela, independente do modo de locomoção. No entanto, é necessário observar algumas regras conforme os termos dos artigos 138 a 177 do Regulamento dos Benefícios que a Previdência Social definiu para caracterizar o acidente de trajeto.

      Para ser considerado acidente de trajeto o trabalhador deverá estar no trajeto normal, isto é, o caminho percorrido pelo empregado diariamente, não necessariamente o mais curto, mas o obrigatório.

      A empresa deve informar a CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho).

  196. meu médico me deu um laudo onde consta que devo ficar afastada de minhas atividades de trabalho e também descreve o que tenho porem não colocou um tempo específico tenho hernia de disco o dificuldade para andar por causa do nervo ciático inflamado. posso colocar esse laudo em meu requerimento de licença para tratamento de saude, já que também estou fazendo fisioterapia. sou funcionária pública. por favor me oriente . Abraços. e obrigada.

  197. meu médico me deu um laudo onde consta que devo ficar afastada de minhas atividades de trabalho e também descreve o que tenho porem não colocou um tempo específico tenho hernia de disco o dificuldade para andar por causa do nervo ciático inflamado. posso colocar esse laudo em meu requerimento de licença para tratamento de saude, já que também estou fazendo fisioterapia. sou funcionária pública. por favor me oriente . Abraços. e obrigada.

  198. Eu me afastei do trabalho por motivo de doença e antes de entrar pelo inss já tinha uma férias vencida eu fiquei mais de 6 meses afastado sendo assim eu perdi o direito de tirar minhas férias?

  199. Sou aposentado por tempo de serviço, mas trabalho na portaria de um condominio,e tenho 1 ano e6 meses de carteira assinada, pedi demisao,e apos 1 semana de aviso previo passei mal com calculo renal e fiquei enternado por dez dias como consta o atestado medico. O que acontece com a minha saida da empresa? ainda continua valendo o meu aviso previo?

  200. boa noite , meu nome é eduardo tenho algumas duvidas , fui contratado dia 17/06/2013 e meu contrato é de 30 dias sendo assim prorrogavel por mais 30 dias.
    dia 04/07/2013 40 minutos depois do expedientre de trabalho quebrei o dedão do pé direito e fui afastado por 15 dias atestado cid 5531 , sendo assim o atestado termina dia 19/07/2013 mas o contrato termina dia 16/07/2013 e não quero mais trabalhar com eles não quero renovar o contrato de trabalho .
    oque devo fazer , quais meus direitos , e se a empresa tem que me pagar esses dias que fiquei afastado ? com os prós e os contra a meu favor ?? meu email edusp22@hotmail.com

  201. olá, gostaria de saber se tenho direito a ser afastado do trabalho para fazer fisioterapia, o médico pode me dá um atestado atá que as sessões acabem.

  202. Bom dia?
    fui afastada da empresa por problema psicologico e ja marquei minha pericia mas quero se a emprega só vai me pagar os primeiros 15 dias de afastamento depois da pericia ou tem que me pagar antes no proximo salario?
    grata erica

    • paga no dia que são os pagamentos na empresa…ninguém paga nada adiantado.

      • ola , eu tenho umas duvidas eu me maguei numa perna no trabalho , estou de atestado medico por 10 dias , quem me vai pagar no final do mes ? e a outra duvida eu tenho que fazer tratamento (fisiotarapia ) mas vou ter de pagar do meu bolso ,todo o tratamento, ou a enpresa tera de me pagar pelo tratamento , obrigado aguardo sua resposta .

        • 10 dias …a empresa continua pagando seu salario sem problemas…depois de 15 dias..tem que ir para o INSS. vc tem plano de saúde?

          • ola , boa noite desculpe so responder agora , sim eu tenho pelano de saude , mas vai vir mais caro por causa das secoes de fisioterapia que tive de fazer , pois o pelano so cobre metade do tratamento , e ainda tive de comprar a medicasao , ,, agora a minha duvida e essa sou eu que vou ter de pagar por tudo o que gastei , mesmo me maguando no servico ? muito obrigado .

          • provavelmente vc tem que pagar…se fosse acidente de trabalho…vc poderia ate exigir da empresa, mesmo que judicialmente.

  203. olá, sou funcionária publica concursada, descobrir que tenho hernia de disco, fiquei internada, e tenho 17 dias de atestado médico, fui encaminhada pra fazer fisioterapia, como faço pra fazer pericia médica e ter direito a um tempo a mais pra fisioterapia, por favor me oriente Obrigada.

    • Seu medico tem que mandar vc para pericia do INSS.

      • está certo o médico me dá 05 dias o que completou os 17 dias e disse que não poderia dá mais pois ele é funcionári o da prefeitura e estava com medo de sair agora fiquei confussa ele me encaminhou pra fazer fisioterapia e não me deu o tempo suficiente. me explique o que pode está acontecendo.

  204. Andréia Ramalho

    Quebrei o nariz num acidente de ônibus a caminho do trabalho.
    Provavelmente terei que operar o nariz para corrigir a quebradura.
    Meu salario terá alteração se eu entrar pelo INSS?

  205. bom dia dia 01/09,vence minha segunda ferias na empresa,so que fiz uma cirugia de hernia pela 3ºvez,quando passei no medico admissional,não tinha a hernia,no decorrer do trabalho que voltou,o inss me deu 1 mes,fora os 15 dias da empresa,isso interfere no vencimento da 3ºferias,e tenho estabilidade,quando voltar?

    • sim…vc so não perde suas ferias vencidas..estabilidade apenas se vc provocar que a doença foi provocada pelo trabalho.

  206. Olá Cilene, estou trabalhando num escritório desde fevereiro e agora preciso me afastar do trabalho por 30 dias para fazer uma cirurgia no tornozelo, nada relacionado ao trabalho, podem ser considerados 15 dias de “atestado” e mais 15 como férias antecipadas? O patrão não quer me despedir para não ter as despesas e nem pagar os 30 dias. Ele quer que eu peça para sair. Qual o melhor caminho?

    • vc ainda nao tem direito a ferias..mas vc tem direito de voltar ao trabalho depois dos 30 dias.

  207. olá, preciso de orientação, descobri que tenho hernia de disco, e osteofitose oque me leva a sentir dores fortíssimas na coluna e prende a minha perna esquerda e no período onde as dores ficam muito fortes fico totalmente curvada e impossibilitada de anda. fiquei 7 dias internada para sair da crise e procurei o ortopedista que me deu mais 5 dias no total já estou afastada 12 dias de minhas funções retornarei com o médico no final dos 5 dias. gostaria de saber quanto tempo posso ficar afastada do trabalho para me tratar com fisioterapia. sou funcionária pública trabalho como agente de endemias. ando muito , carrego a bolsa de trabalho eé um poco pesada, as vezes preciso subir escada para olhar caixas de água ect… me responda por favor.

  208. Fiz uma cirurgia para retirada de miomas. Fiquei 15 dias de atestado O medico me deu atestado de mais 45 para ir para INSS. Tenho alguma estabilidade quando voltar?

  209. Estava de licença médica por 60 dias. Após fazer a perícia no INSS retornei ao trabalho normalmente, ao término do mês não recebi o meu pagamento. Fui saber no RH. O motivo alegado por eles é que eu só poderia voltar a trabalhar depois da autorização do médico.
    Pergunto: Isso procede? Se o médico me deu 60 dias para recuperação e não pediu para eu retornar, mesmo assim preciso voltar até ele pra me liberar? E depois fazer nova consulta no médico do trabalho para retorno? Obrigado.

  210. Olá Boa Tarde

    Eu Tive uma Lesão no joelho enquanto trabalhava, fui ao médico e ele disse que tenho que fazer uma cirurgia do menisco,e me afastou por 90 dias, mas o inss me deu alta após 30 dias por não ter conseguido fazer a cirurgia, a empresa também não me deu a carta de acidente de trabalho para apresentar no inss e minhas férias vencem em 02/8/13. tenho direito a receber o valor da férias ?

    Obrigado

  211. Marcos martins

    Olá bom Sofri um LCA e Dois minisculo no meu joelho em 2010, e fui convivendo com esse lance no joelho, espero uma cirurgia a mais de tres anos , tive uma nova torção e estou afastado do trabalho a 17 dias, estou entrando com o pedido no inss, mais gostaria de saber se por esse motivo se na pericia me afastarem por algum tempo, na volta ao trabalho eles podem me mandar embora? quais os direitos que eu tenho? ( Não torci o joelho em horario de serviço ). Grato..

  212. Olá,

    Depois de um afastamento por doença de quase dois anos (INSS), ao voltar ao trabalho meu salário será corrigido como foram corrigidos os salários dos demais funcionários que exerciam o mesmo cargo que eu na empresa?
    Caso eu seja demitido, as verbas rescisórias serão calculadas com base nesse ‘provável’ novo salário?

    Muito obrigado.

    • Melhor vc esperar para ver o que acontece…se o salario foi definido por data base sim..

  213. obrigada!

  214. ola boa noite gostaria de tirar uma duvida pois nunca fui registrada, tenho meu 1° trabalho com registro ja estou a 10 meses na empresa, estou com burcite no quadril onde o medico não me deixou trabalha por trabalhar sentada, vou ficar afastada no periodo de 25/06 a 11/07 total de 17 dias no caso eu teria que entrar pelo inss para receber os 2 dias a mais? estes 2 dias prejudica no eu receber minhas ferias? obrigada e aguardo seu esclarecimento grata.

    • sim , prejudica suas ferias…sim vc tem que ir para o INSS…melhor vc falar com o medico para dar apenas 15 dias..

  215. Estava trabalhando,quando torci meu joelho e fui subimetido a uma cirurgia.
    Estou a 6 mesês resebendo pelo inss,volto agora em setembro para a empresa.

    Posso ser demitido?

    Grato.

  216. trabalho há 8 meses numa rede de supermercados,há 3 meses comecei a ter fortes dores nas costas, dormência e formigamento nas pernas,os exames indicam muitos problemas na coluna inclusive hérnia de disco estou afastada do trabalho com pericia marcada p dia 10.gostaria de saber se tenho direito de continuar usando o convênio da empresa pois estou em tratamento e talvez farei cirurgia. grata

  217. boa tarde. Trabalhei numa empresa dentro da minha profissão dois anos. Quando fui demitido fiz exames e vi que tinha muitos bicos de papagaio e 5 pequenas hérnias de disco. O trabalho exigia que eu pegasse muito peso, além do permitido. Não consigo entrar em outra empresa porque não passo no exame da coluna para atuar na minha profissão. Sinto dores fortes nas costas e vivo tomando remédios para aliviar. Tenho direito de recorrer a empresa antiga? O que fazer ? obrigado

  218. Sou portadora de uma doenca auto imune (lupus) fiquei afastada por 1 ano e dez meses. Qual minha estabilidade, uma vez que voltei ao trabalho em 01/07/2012?

    • nenhuma…só tem estabilidade quem tem doença do trabalho. Vc pode ser demitida, mas se vc achar que eles cometeram uma injustiça, vc pode entrar na justiça.

  219. ola, boa noite, presto serviço temporário em uma empresa, e tive q afastar pra retirar um nódulo da axila. Fiquei afastada por 2 semana Minha cirurgia deu um probleminha e a medica resolveu me afastar por no minimo mais duas porque não posso mexer o braço, ou seja, terei que afastar pelo INSS. Gostaria de saber se tenho algum direito relacionado a instabilidade no trabalho, pelo fato de ser temporário.?

    Grata.

  220. Bom dia,minha dúvida é a seguinte,em janeiro de 2013 fiz uma cirurgia de um tumor na tireoide e fui afastada da empresa pelo beneficio doença,em março precisei fazer outra cirurgia na tireoide novamente e estou fazendo tratamento referente ao câncer retirado,minhas férias estavam profanadas para Maio de2013 ainda estou afastada e retorno na próxima semana,a próxima férias vencem em outubro eu voltando ao trabalho eu posso solicitar minhas férias vencidas? posso vender p empresa? Obrigada.

    • vc não tem direito a próxima ferias…por que não existe..vc so tem direito a ferias se ja estavam vencidas.

  221. Bom Dia,
    sai do meu antigo emprego no dia 28/02/12 e comecei a trabalhar em uma outra empresa no dia 25/06/12, e no dia 05/09/12 me trocaram de CNPJ na empresa, sendo assim recebi todos os direitos e tive uma nova assinatura na carteira.
    No dia 24/05 passei mal e fui ao hospital, onde recebi um atestado por aquele dia de ausencia no trabalho, e depois passei por um médico e ele me deu 15 dias de atestado, pois estou tomando medicação controlada, e não tenho consições de voltar a trabalhar.
    Gostaria de saber se já constam 16 dias de afastamento pela empresa, se eu voltando após este periodo eu tenho o direito a seguro desemprego caso eu seja mandada embora e caso eu precise ficar afastada por mais alguns dias se eu me afasto pelo INSS e quais os direitos vou perder?

    Obrigada!

  222. AEstou de licença médica com pedido de aposentadoria que em julho farcá dois anos. O INSS não me chamou p perícia o pedido foi judicial.Tenho uma cirurgia de artrodese lombosacra em 2009 e varias cirurgias de ca de ovário..e no ano passado fiz uma de joelho condromalacia.Pergunta: se desistir da aposentadoria por invalidez posso ser mandada embora. Já perdi meu conv médico

    .

    • Provavelmente se vc voltar para empresa depois de 2 anos afastada, tem grandes chances de demissão.

  223. Quanto tempo apos uma licença de 40 dias um trabalhador pode ser demitido??????

  224. Tava Esperando neném e com dores entrei noINSdêem 31/08/12, meu nenem nasceu em 15/01/13, voltei pro servico em 15/5/2013.
    Se fiquei 4 meses e meio de licenca saude e 4 meses de licenca maternidade tenho direito a ferias?

  225. Estou com epicondilite lateral, e tirei licença por 05 dias. So que ainda estou com muita dor e provavelmente o médico me dará 15 dias de licença.
    Com isso eu posso ser encaminhada para o INSS???

  226. meu nome é tatiana vou me afastar do serviço stou com bico e papagaio e ernia de disco quanto tempo eu demoro para receber depois da pericia

  227. elena maria da silva

    quero saber fui demitida no mesmo dia dia 01 03 2013 que voltei do medico com risco cirúrgico em maõs tenho uma cirurgia que foi agêndada dia 06 03 2013 minha cirúrgia sera dia 22 0302013 estou com as veias artérias entupidas , passei pela perícia da clinica onde trabalho a médica alegou que isso não é doença, então, terei auxilio doença depois da cirurgia, mesmo recebendo , seguro? QUE FAZER.OBRIGADA

  228. Eu fiquei afastada do serviso por 9 meses por que tiver gravidez de risco e depois peguei licença maternidade por 6 meses quando eu voltar eu tenho direito a ferias????

  229. oi eu estou com um grande problema sou funcionaria publica, e devido a muitas dores fui ao medico e descobri que eu estou com hernia de disco,adquiri do trabalho pois vai fazer 7 anos que trabalho e a 5 anos atraz eu fiz resonancia e tumografia e não tinha nada e agora tenho, e a 2 anos atraz cai de lado e depois disso tenho dores orriveis na perna esquerda,entaõ fui ao ortopedista ele me afastou do trabalho por30 dias, onde fiz resonancia e deu hernia de disco e luxação na perna esquerda,e lombalgia e escloriose lombar, tenho muita dor a cada um dia de trabalho 2 e de ingeção para dor marqui um especialista um neurocirurgião, mais devido a tudo eu entrei num quadro dificil depresão profunda e sindrome do panico então o medico me deu 60 dias e me deu ante deprecivo,calmante para dormir,remedio para dor e outro como tratamento de hernia de disco, passei pela pericia e ela me cortou me deu 7 dias e não consegui nem como passar pelo psiquiatra eu não consigo pegar onibus e nem ficar perto de gente conversando, estou em desespero sera que eu tenho recurso no afastamento como direitos humanos ou algo parecido por favor se puderem me ajudar agradesso

  230. isaias dos santos ramos

    como faço para saber se a empresa está paagando meu inss, e como ver meu extrato de conta…

  231. Rosangela Pereira Alves

    Eu trabalbo em uma rede de supermecado sofri um acidente , e estou afastada pelo INSS meu contrado de trabalho foi recendito antes mesmo de terminar minha licença médica que termina no dia 30/01/2013 como devo prosseguir

  232. Fiquei de licença medica 2 meses esse ano e agora com chegada do decimo a empresa em que eu trabalho veio a me pagar menos do meu decimo e me informaram q os dois mese q eu fiquei de licença eu nao recebo , entao eu gostaria de saber se a firma tem me pagar por completo ou e o inss q deve pagar essesdois mese ?????????????

  233. acidente fora da empresa.
    tirei lincença do dia 19/11/2012 até 21/11/2012 pelo UPA e do dia 22/11/2012 até 23/11/2012 medico particular e agora estou de licença do dia 26/11/2012 até 10/12/2012. pergunto: vou ter que entrar pelo INSS ? como proceder ?
    desde de já sou grato.

  234. trabalhei em uma empresa 3 anos. venceu uma feria. não recebi o ultimo ano que trabalhei. por motivo de uma cirugia. antes da cirugia fiquei afastado pelo INSS. e por fim aposentei. por invalidez por doenças. a pergunta é eu terei os direito de receber o que da empresa….Atenciosamente Obrigado…

  235. meu marido foi afastado por 15 dias do trabalho ,por presão alta ,devido ao estrès .os esames deu alteração nos nervos.ele foi hoje ao mèdico e ele deu mai 30 dias .ele foi afastado 29/19/2012 e hoje 12/11/2012 o médico deu 30 dias quem paga a empresa ou inss. obrigada

  236. Olá eu estou saindo da empresa onde trabalho, fiquei 8 meses encostado pelo inss,queria sabe se o empregador tem que paga as ferias referente a esses 8 meses.
    Eu também queria sabe se ele tem que paga as minhas ferias vencidas pois já faz mas de um ano que eu trabalho para ele e não tive ferias OBRIGADO

  237. Gostaria de saber se tenho direito a receber o reajuste salarial e incluso na FOLHA DE PAGAMENTO ATUAL, do período em que estava trabalhando, antes da minha licença médica, e que somente agora houve o acordo com o sindicado no qual ficou acertado o pagamento em três vezes, nos meses de setembro, outubro e novembro/2012 para todos os empregados. Lembro ainda que permaneço de licença médica e recebendo pelo INSS. Sou portadora de mieloma múltiplo (câncer) e em tratamento permanente por se tratar de uma doênça sem cura até o momento. outra coisa: o mesmo posso aplicar no caso do pagamento de décimo terceiro salário?

  238. alessandro aparecido albanez

    boa tarde fui anputado do reto cançer queria saber se tenho direito a aposentadoria por invalidez porque hj sou deficiente fisico n tenho mais condiçãoes de trabalhar no meu serviço sou pintor predial

  239. Sou empregada domestica, estou de licença pelo INSS desde 23/07/12. Minha patroa irá morar nos EUA em novembro, gostaria de saber como fica meu caso, pois ainda estou registrada e fazendo tratamento. Ela pode me demitir? eu perco o beneficio do INSS? Tenho uma pericia em 29/10/12 meu neurocirurgião quer que eu continue o tratamento. Obrigada.

  240. Boa Noite.
    Tenho uma filha de 2 anos ela sofreu um acidente serio, uma moto caiu na perna dela, entao ela quebrou a Tibia e o outro osso entortou, vai passar uns 2 ou 3 meses sem andar .. ela ficava de dia na escola pois nao tenho ninguem que me ajude, trabalho mais tenho q me afastar p ficar com ela. O medico me deu 15 dias, nesse caso como é feito, o inss cobre o restante para a recuperaçao da minha filha, o medico disse q tenho que ficar com ela o tempo inteiro.. To perdida, me ajudem !!!

    • Ligue para o INSS 135…mas provavelmente o INSS não vai assumir nada, mas vc pode tentar, inclusive busca ajuda da Defensoria Publica.

  241. Olá! trabalho a dez anos para um firma de segurança e a quatro anos venho sendo perseguido pelo meu inspetor esta cituação me deixou doente hoje sefro de esqrizofrenia e estou afastado do serviço por tres meses se eu não conseguir voltar mais ao normal posso entra com um pedido de aposentadoria junto ao inss pois pois trabalhei no estado por 16 anos na prefeitura local por 10 anos e mais em uma firma de sagurança 10 anos obrigado aguardo resposta.

    • se a pericia apontar que vc nao tem mais condições de trabalhar, então vc pode ser aposentar por doença. Ligue para 135 para se informar melhor.

  242. Olá! Trinquei o osso da mão em uma colisão indo para o trabalho, estou afastada por 15 dias, sendo que estes vencem dia 19/10. Tenho retorno ao medico no dia 22/10 para um novo Raio x. Caso me afastem novamente, vou para INSS?

  243. Estou com problemas de epicondilite lateral, estou afastada por 2 meses pelo inss, dei entrada dia 09/10,dores terríveis, quando vou receber o salário e se vai ser o mesmo valor q recebia na empresa,vai ter descontos?

  244. Olá! Trinquei o osso da mão em uma colisão indo para o trabalho, estou afastada por 15 dias, sendo que estes vencem dia 19/10. Tenho retorno ao medico no dia 22/10 para um novo Raio x. Caso me afastem novamente, entro para caixa?

  245. Estou em processo de Recrutamento Interno na ECT, fraturei o punho e estou de licença pelo INSS por 45 dias. A 3ªfase(Análise de Perfil) será em novembro: Posso participar do processo normalmente ou há algum impedimento por motivo da licença?

  246. Oi meu nome é Aparecida estou afastada desde 05/04/2012,por motivo acidente de trabalho o laudo do nnss diz que foi serviços repetitivos pois trabalho numa empreza de limpezaminha pericia foi marcada para 09/11/2012.Estou operada a 5 meses tive que fazer uma cirurgia no ombro pois tive duas roputura, depois de 15 dias comecei a fazer fisioterapia e continuo a fazer dis a fiseterapeuta que ainda vai demorar mais para que tenho o movimento do meu braço pois ele não levanta e tenho muitas dores se levar o laudo dela no dia da pericia vaiu valer. Gostaria de saber se tenho direito ao pecule ,na verdade nem sei direito o que é mas me falaram que tenho pois não terei a mesma abilidade como antes ,eu operei o ombro esquerdo mas fui operar estava ciente que o outro teria que ser operado tambem,no ombro esquerdo foi colocado 2 pinos e 2 ganchos .Quado for liberada a retornar ao trabalho eles podem me mandar embora .Sera que tenho direito a me aposentar poi meu braço não sera o mesmo não consigo fazer os mesmo movimento desde de ja agradeço a atenção obrigado.

    Eu não sei se entendi bem seu problema. Vc vai voltar ao trabalho, certo? ou se aposentou por invalidez? O pecúlio, foi extinto pela Lei nº 8.870, de 15 de abril de 1994 e era (é) destinado aposentados que contribuíram depois da aposentadora.

  247. Boa Noite,

    Estou com uma cirurgia marcada um mês antes das minhas férias e o médico disse que ficarei 15 dias de licença, isso implica nas minhas férias; uma vez que a mesma venceu a 3 meses?

    Att,

  248. Ola tenho uma grade duvida…eu entrei em uma empresa em 22/10/11, e tive uma lesão grave no joelho em 111/12/11, sendo que passei por procedimento cirurgico, tendo que ficar de licença medica ate agosto desse ano, eu trabalhei 1 mes, e fui demitido, a minha duvida é, se a empresa e obrigada a me pagar, todo o tempo que eu tenho de registro ou não, sendo que tecnicamente, trabalhado, eu tenho apenas 4 meses, o restante fiquei de licença, irei ter direito a seguro desemprego, indenização?…de aviso previo, FGTS??

  249. eu quebrei o meu nariz o medico me afasto por 10 dias mais hoje quando fui trabalha normalmente me mandaram embora sendo que antes de eu faze eles tinham me falado que não iam me manda embora tenho algun direito pq achei uma pura sacanagem

  250. Sou empregada pública, regida pela CLT, posso ser demitida, por usar licença médica de no mínimo 30 dias, para me recuperar de uma cirurgia estética?

  251. dia 21/08/2012 foi meu ultimo dia de serviço, depois peguei 15 dias de atestado e afastei pelo inss só volto a trabalhar dia 10/04/2013, só que no dia 16/10/2012 vence minha segunda férias, tenho direito de receber ou só quando voltar a trabalhar?

  252. obrigadoo….

  253. oiii…trabalhei de janeiro a agosto de 2011 e fiquei a fastada de setembro2011 a março2012 por auxílio a doença esse tempo q trabalhei eu tenho direito a receber as ferias ?

  254. oiii…trabalhei de janeiro a agosto de 2011 e fiquei a fastada de setembro2011 a março2012 por auxilho a doença esse tempo q trabalhei eu nao tenho direito a receber as ferias ?

  255. Eu começei trabalhar numa empresa e acabei envolvendo com um funcionario, e engravidei antes de terminar a experiencia,fiquei lá até os 9 meses de gestação e depois peguei Licença maternidade, o meu marido pegou Ferias e a Chefe falou q teria q mandar eu ou ele embora porque nao pode ter casal na empresa isso ta certo?? Qual são os meus direitos??

  256. tenho que fazer uma histerectomia,estou registrada a nove meses,quanto tempo fico afastada?perco o vale-alimentaçao?quanto tempo a lei me assegura,apos a volta caso queiram me mandar embora?o q perco?

    • O medico e o INSS é que determinam o período de licença.Vale alimentação, vale transporte, é para o trabalhador usar no trabalho, quem está de licença não tem direito

  257. Tinha 6 meses de trabalho quando sobri um acidente de moto fiquei afastada pelo INSS agora já se passaram 4 anos fui liberada para retornar ao trabalho, sei que não tenho mais chance no trabalho, meu patrão vai mim demitir. N +++..ão tenho direito as férias na rescisão. quais são meus reais rideitos? por favor preciso saber.

  258. para afastar pelo inss é preciso a medica q eu passei dar um encaminhamento para mim passar pelo medico do inss.obg

  259. Ola, etou de atestado 15 dias corridos. A empresa esta exigindo de mim um papel da media dizendo que estou apta ao serviço, mesmo que ela ja tenha me liberado apos terminar os 15 dias. isso é nessesario? e se eu prescisar de un novo atestado eles poderao usar essa liberaçao da medica contra mim? Obriagada!

  260. Olá, fiz uma cirurgia e meu médico me deu 15 dias, mas devido a minha função não vou ter condições de voltar a trabalhar e vou ter que entrar pelo inss, o que eu preciso fazer para dar entrada e gostaria de saber se posso marcar já a perícia, e depois de quanto tempo apos a perícia vc passa a receber o salário.

  261. ura e retirada de duas ernis umbilical tenho 10 mes de carteira assinada posso ser demitida com quanto tempo

  262. Sandro Eusébio de Lima

    gostaria de saber por gentileza: fiz uma cirurgia e o medico mim deu 15, depois mais oito a empresa botou no INSS. E só terá pericia em novembro.
    minha duvida é como faço para voltar já que o medico me reavaliou e disse que estou apitu para trabalhar?, e como fica o meu salario?

  263. aline da silva sousa

    estou de licença dsde janeiro de2012. problema na coluna lombar ,tive que passar por uma cirurgia em junho desse ano . o meu médico me disse que a recuperação é muito demorada e é para eu ter paciência. ele acredita que só daqui aos 6 meses devo estar apta a voltar ao trabalho . gostaria de saber quanto tempo ainda tenho na empresa , ou seja , a empresa pode me mandar embora quando eu voltar ? e qual periodo que a empresa t~em que continuar com o empregado , tenho alguma instabilidade ??

  264. Bom dia. Gostaria de saber qual eh o calculo que eh feito para o trabalhador receber o auxilio doença pelo INSS quando se é comicionado. Trabalho na Itaipava em SP e tenho meu fixo mais minhas comissões, outra coisa coisa qdo me acidentei em casa trabalhei 11 dias de Julho, normal então a empresa teria que me pagar os 15 dias de atestado e consequente com minha comissão também, minha produtividade.. não é?
    Obrigada

  265. Mas o inss paga meu salário integral ou apenas 70% como me disseram?

    • O INSS paga o período que vc ficar de licença; se for menos do que um mês paga menos do que um mês. Vc recebe o mesmo valor registrado na sua carteira proporcionalmente aos dias de licença. Ou seja , o INSS paga o salario que consta na sua carteira de trabalho.

  266. E outra duvida é, depois que eu for encaminhado para o inss o mesmo paga meu salário integral ou apenas uma parte?

  267. Boa Noite

    Vou ter que fazer uma cirurgia de hernia inguinal que adquiri de tanto erguer peso. Minha duvida é, esses 15 dias que a empresa paga é o salário inteiro ou só 15 dias? E outra duvida é, depois que eu for encaminhado para o inss o mesmo paga meu salário integral ou apenas uma parte?

  268. entrei no inss so que tenho pensão da PMMG não sei da poblema

  269. Boa tarde!!!
    Fui afastada pelo meu medico por 30 dias, porem hj é o 16 dia de afastamento, e quando agendei minha perica foi marcada para final do mes de NOVEMBRO. Gostaria de saber se na data da pericia eu ja tiver bem, eles me pagam esses meses que fiquei em casa, pois eu nao tenho culpa que o sistema só tem pericia para Novembro, pois segundo meu medico eu ja poderia voltar a trabalhar no começo de outubro, porem nao tem data para esse periodo.Meu problema foi ortopedico deformidade congenita do pé, aparecido somente depois que tive uma queda no serviço em questao.

  270. Oi ,fiz uma cirurgia no joelho e meu medico deu 90 dias de afastamento eu ja vou ser encaminha automaticamente pela empresa ao nss ou eu vou ter que passar ao medico de novo e pedir a ele um encaminhamento ao nss ,agaradeço a resposta .

  271. OLA ESTOU DESESPERADO O MEU CONTRATO DE EXPERIENCIA ACABOU HOJE MAIS EU ACIDENTEI DE MOTO INDO TRABALHAR ONTEN LEVEI ATESTADO MAIS O MEU PATRAO ME DESPEDIU ISSO E AGORA
    ESTOU SEM TRABALHO NAO POSSO PROUCURAR OUTRO POIS QUEBREI O BRACO . ME DIGA ELA PODE
    ME DISPESAR

  272. Gostaria de saber com agir, no caso de minha empregada domestica; ela foi operada da mão e ficou de junho de 2009 ate outubto de 2010 afastada ~e recebendo axilio doença, em novembro de 2010 requereu aposentadoria por invalidez, o qual foi negada, sendo que o perito diz que ela tem condições de trabalhar e ela afirma que não tem condições. Como devo dar baixa na carteira de trabalho dela e o que devo pagar? Qual data devo colocar na baixa?

  273. eu trabalhei em um escritório por 3 meses com carteira assinada , mas nesse periodo me machuquei e estou pelo inss , e agora ganhei a conta antes de retornar ao trabalho , pois tenho nova pericia agendada , gostaria de saber se eles podião ter me dado a conta

  274. Olá Cilene. trabalho como prof. de ed.física em uma prefeitura onde sou efetiva a sete anos, estou com problema na coluna por conta disso meu medico sugerio que eu mudasse minha função laboral ou que organizase atividades alternativas para continuar trabalhando. Meus superiores me chamaram e querem que eu entre de atestado no INSS eles podem pedir isso ? Me senti umilhada com o jeito que estou sendo tratada pois estou cumprindo normalmente minhas funções o que devo fazer?

  275. Sofri um acidente quando voltava da firma onde eu trabalhava, passei por varias cirurgias e estou no inss há 1 ano e meio. Não pretendo mais trabalhar lá porque nesse acidente perdi um irmão e um amigo e não me sinto bem mais naquela empresa. Qual a possibilidade de meu patrão fazer um acordo comigo?

  276. Sofri um acidente fora da empresa. estou ha um ano e 4 meses no auxilio-doença. tenho direito de receber o décimo terceiro salário???

  277. Ola tenho ploblemas dos nervos ! gostaria de saber se a enpresa que trabalha pode me dimiti e tambem qual os direitos que eu tenho !

  278. Não estou conseguindo visualizar sua resposta. mesmo assim obrigado por sua atenção.

  279. Minha noiva pediu, com 1 mês de antecedência, para sair uma hora e meia mais cedo para poder buscar seu vestido de noiva. Ao chegar na data, o patrão barrou sua saída e alegou que não poderia sair em horário comercial. Mas ela justificou a ele que fóra desse horário e aos sábado a loja não abre, e ele disse que “não poderia fazer nada”. Como minha noiva não poderia deixar de buscar seu vestido, pois, nosso casamento estava bem próximo, ela disse que, então faltaría no dia seguinte para buscar sua roupa, e que podia descontar seu dia de trabalho. No dia seguinte a mandaram embora. Isso é correto? Eles tem que ao menos justificar sua demissão, já que isso não o fizeram? Cabe uma ação contra a empresa? Por favor me ajudem com essa questão.
    OBS: Foi a primeira falta dela em 6 anos de empresa

  280. a empresa tem direito a nao querer fazer a cordo mesmo que fucionario perca 40% ,alem da tendinite nao estou mim sentindo mais bem trabalhando lá…mais preciso pelo menos fgts seguro…nao quero ficar pelo inss…mim responda por favor

  281. por Ciline mim responda quais meus direito…obg

  282. o que faço se eles nao quiserem fazer acordo comigo…e quizer peça conta…

  283. preciso de uma informaçao ugente!!!!!!!tenho 1 ano e 6 messes na empressa entrei de ferias 13 .08.2012 volto diA 03.09.2012 so que fui no medico descobri que estou com tendinite,pq sou operadora de caixa,quando voltar quero fazer acordo,a empresa fala que nao manda embora e soube esse dias pelo colega que nao esta fazendo acordo,sò que preciso mim tratar adquiri esse tendinite là pq nao tinha meus dedos sao inchados,quais sao os meus direitos…pq nao quero trabalhar ….o que faço se eles quiserem fazer acordo comigo nao posso sai perdendo pq preciso so quero mim tratar…deste ja agradeço….

  284. Fiz um cirurgia no ombro direito no dia 26/04/12 fiquei 15 dias de licença médica e após 11/05/2012 fiquei pelo o benefício do INSS até 31/08/2012. volta a trabalhar em 03/09/2012. já tinha vencido um férias minha em 01/11/2011 mais gostaria de saber se o tempe que fiquei afastada no benefício auxilio doença conta para vencer outra férias em 01/11/2012 e se conta também neste período o 13º integral do ano 2012. .Como assim começar tudo dinovo? como fica o 13º Sl. e as férias vencida.
    e como fica o perído de afastamento?

  285. Fiz um cirurgia no ombro direito no dia 26/04/12 fiquei 15 dias de licença médica e após 11/05/2012 fiquei pelo o benefício do INSS até 31/08/2012. volta a trabalhar em 03/09/2012. já tinha vencido um férias minha em 01/11/2011 mais gostaria de saber se o tempe que fiquei afastada no benefício auxilio doença conta para vencer outra férias em 01/11/2012 e se conta também neste período o 13º integral do ano 2012.

  286. Mas eu não sou obrigada a fazer tratamento durante o período de férias não é? Eu posso apresentar atestado médico assim que terminar minhas férias.

  287. Boa noite, completei 1 ano de empresa esse mês (Agosto) mas no fim de semana passado sofri um acidente e tive que operar a mão, o médico me disse que tenho que me manter afastado por 30 dias já se passaram 07… Caso eu dê entrada no INSS qual a porcentagem (%) que irei receber (Salário)???????? E eu tiraria férias em Janeiro (2013) perco o direito??? Obrigado

  288. Olá, boa tarde!

    Pedi à empresa que trabalho que adiasse minhas férias 15 do dia que estão querendo me dar, pois a empresa não aceitou. Preciso me ausentar para fazer consultas/exames início de outubro de 2012, e eles vão me dar as férias dia 01/09, para não ter que pegar atestado eu solicitei que me dessem de 15/09 a 15/10, mas não aceitaram. Neste caso quando encerrar minhas férias eu já ireir colocar um atestado, pois não tenho como adiantar essas consultas. Estão querendo que faça meu tratamento no período das férias, mas eu não tenho como, já programei para outubro. Minha pergunta é: Existe alguma lei da qual eu não sou obrigada a fazer esse tratamento no período das minhas férias?

  289. como é possivel se o atestado foi só de 15 dias ainda não o trabalho ainda não tinha conhecimento do outro atestado de 15 dias isso legal, quer dizer eu poderia não querer colocar o outro de 15 dias mais eles ja vinheram me falando que eu a tava afastada com os primeiros 15 dias.

  290. Olá, quebrei o dedo do pé é coloquei atestado de 15 dias por ser fratura quando retornei ao médico o mesmo me informou que iria demorar o processo de reculperação e me deu + 1 atestado de 15dias, porem quando cheguei ao trabalho toda minha doculmentação ja estava pronta para o inss e a pericia ja estava maracada como isso é possivel

  291. Boa noite
    Preciso de ajuda, minha sobrinha tirou 15 dias de licença pois fez uma cirurgia , retornou ao trabalho, mas não está se sentindo muito bem, se ela for no medico e ele der umas uns dias pra ela, ela entra no INSS ,Fico no aguardo ,

  292. eutou dois anos e trez meses afastado pelo inss e ate agora munca recebi ferias alguma que tenho que fazer comunicar a empresa então.

  293. Boa tarde Cilene,

    Ok entendi, desculpe pelo Eduardo, é que fiz a mesma pergunta em outro sitte com medo de vc demorar para responder, no caso espero a empresa dar entrada no INSS, ou sou eu quem faço isso? e quando voltar ao trabalho tenho algum período de estabilidade ou eles podem me demitir no primeiro dia de retorno?

    Grata!

  294. Eduardo Bom dia,

    No mês passado descobri que estava com gota no joelho e iniciei tratamento, o médico me deu 14 dias de atestado,voltei a trabalhar e o joelho voltou a doer, como meu reumatologista estava em um congresso fora do Brasil, passei no PS e me deram um atestado de 01 dia, no outro dia voltei a passar no mesmo PS e me deram atestado de 03 dias, não melhorando tive de voltar e pegar mais um de 02 dias e depois no no retorno ao meu reumatologista peguei 01 de 03 dias somando ao total 09 dias com o mesmo CID,fora o primeiro atestado de 14 dias, minha dúvida é se a empresa irá pagar estes atestados, pois para afastar precisa ser mais de 15 dias consecutivos? ou se de certa forma já estou afastada, e se tem problema de alguns atestados serem de médicos diferentes mas com o mesmo CID.

    Grata!

  295. Meu primeiro emprego com carteira acinada e com 4 meses de trampo eu sofri um grave acidente de moto ,
    ja faz 1 ano e 3 meses que estou afastado pelo INSS eu nao sei nada dos meus direitos como eu diz meu primeiro emprego com carteira assinada .
    queria saber si quando eu voltar e sai da empresa o mandando embora sei la kk si eu pego o acerto desses tempo que eu estava afastado o so os 4 meses trabalhados

  296. EMILIANE DA SILVA

    passei mal no serviço e fui na medica ela me deu 7 dias d atestado,por causa do meu ovario, quando deu dia deu voltar retornei nela 1 dia antes fiz os exames que ela pediu e axa que nao estou apita a voltar a trabalhar me deu mais 7 dias eles podem me mandar embora

  297. estava no contrato de experiencia, descobri q estava gravida. 3 semanas depois tive um aborto espontaneo, meu medico me deu 15 dias de atestado mas com 5 dias de atestado venceu minha experiencia e meu gerente foi na minha casa me demitir. isso foi no dia 04 no dia 06 precisei fazer uma coletagem pois me deu emorragia, meu medico me deu mas 45 dias mas ja tinha sido mandada embora tenho direitos de processar a empressa pois ainda estou fazendo tratamentos pois me deu infecçao OBRIGADA……………..

  298. estou uma firma a 1 com carteira, 2 meses sem carteira;estou de 8 meses de gestaçao queria saber,minhas ferias venceu agora dia 1 de agosto mas dia 17 de agosto entro de lincença,antes de eu dar entra na minha lincença quem paga? esses 17 dias trabalhado ea firma e depois e o inss, e relaçao as minha ferias, posso tirar as ferias depois da lincença, preciso que me ajude grata…………

  299. Não é via inss, passamos pela perícia com um médico da prefeitura e o mesmo “troca” o atestado para que a prefeitura o aceite.
    Muito obrigada pela ajuda.

  300. OLá, tive uma crise de pânico ontem e hoje passei com um psiquiatra que me deu 45 dias de licença e receitou vários remédios. Sou professora contratada e tenho medo de ser mandada embora por causa disso, porém o médico disse que este afastamento é necessário. De certa forma sofremos ameaças em relação a isso ( se faltar mais de 3 dias perde a sala) Gostaria cde saber se podem fazer isso , meu contrato é até 21/12/12. Trabalho pela prefeitura. Grata

  301. eu me afastei em dezembro pelo auxilio doença por quatro meses e em abril dei entrada na minha licença maternidade. minhas férias venceram em fevereiro desse ano e faziam dois meses que eu estava afastada, eu já tenho direito a tirar ferias já que minha licença conta com o FGTS??? eu postei novamente pois vi varias resposta parecidas na mesma sequencia, responda novamente por favor….

  302. entrei como zeladora em um condominio meio periodo (ganhando 450,00) ou seja 4 hs por dia somente para cobrir uma outra pessoa que estava afastada por motivo de doença éra p/ ser só 3 meses isso ja faz 1 ano e 1 mes mas dia 02/08/12 tive de fazer uma cirurgia de laqueadura e estou de atestado até o dia 16/08/12 e teria de retornar p/ trabalhar mas nesse meio tempo a outra zeladora vai retornar pois ja não esta mais encostada o inss mandou q ela retornasse ao trabalho quero saber se o condominio me mandar embora se eu vou ter direito ao seguro desemprego uma vez que ainda não estou bem recuperada da cirurgia que foi c/ corte de 7 pontos!!!!!!!!!!!!!

  303. Trabalho como açougueiro e uso botas (tipo galocha), e obtive unha encravada, esperei pra me cuidar em minhas férias, quando retornei passei entre 8 à 10 meses trabalhando com a tal bota e encravou denovo. Hoje estou no auxílio doença e a pergunta é: Meu caso é considerado acidente de trabalho? O que me assegura continuar no trabalho?

  304. eu me afastei em dezembro pelo auxilio doença por quatro meses e em abril dei entrada na minha licença maternidade. minhas férias venceram em fevereiro desse ano e faziam dois meses que eu estava afastada, eu já tenho direito a tirar ferias já que minha licença conta com o FGTS???

  305. ola estou gravida e tive descolamento de placenta no dia 01/06 so q minha pericia so foi marcada para 23/08 durante esse periodo nao estou recebendo qdo fizer a pericia receberei retroativo a esses meses q estou aguardando a pericia ?
    e se nao passar na pericia e tiver q retornar ao trabalho esses meses q fiquei em casa eu recebo? de quem?

  306. quando uma pessoa se afasta do trabalho e fica encostada pelo inss e por algum 1 ano + ou- e retorna para a empresa pois o inss não ha concedeu + o beneficio ela tem direito a estabilidade no emprego? detalhe essa pessoa tem só 14 anos de empresa !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    DEUS ABENÇOE!

  307. oi Cilene, gostaria de tirar uma duvida, eu entrei de licença ( auxilo-doença) coluna, em junho de 2006, problema este que eu não tinha quando entrei, pois meu serviço é muito pesado e varios colegas também já tiveram o mesmo problema, voltei agora em maio de 2012 e continuo com problema e meu medico informou que eu yenho que fazer RPG por tempo indeterminado.
    Gostaria de saber si tenho alguma establilidade ?
    agradeço

  308. Olá, minha irmã terá que fazer quimioterapia, e obviamente sairá de licença. Ela recebe o seu salário conforme suas vendas….nesse caso, como é feito?…ela passa a receber o fixo sem comissoes ou eles calculam uma média dos ultimos 3 meses de vendas??? Qdo ele sai de férias o calculo é feito pela média de venda nos ultimos 3 meses. Aguardo.

  309. Fiz pedido de reconsideração e marcaram nova perícia para 22/08
    Caso esta também seja negada, o que poderá acontecer?
    Terei meus dias descontados?
    Posso ser demitido?
    Posso me apresentar na empresa enquanto aguardo a reconsideração?

  310. Tive um acidente de percurso(retorno para casa) no dia 20 de julho, e minha pericia esta marcada para 12 de setembro. Caso no dia da proxima consulta seja avaliado pelo medico a retirada do gesso posso trabalhar antes da pericia?proxima consulta é 18 de agosto.se posso trabalhar apartir do dia 18 eu poderei passar pela pericia para receber os dias parados? trabalho de carteira assinada neste emprego ha mais de 2 anos

  311. Meu marido trabalha há 23 anos numa empresa como operador de maquinas há 2 anos descobriu que esta com artrose no joelho direito que direitos ele tem pra que a empresa não o mande embora?

  312. ROSIELE SOARES QUEIROZ

    ESTOU COM UM ATESTADO DE 15 DIAS,POIS TIVE QUE FAZER UMA CIRURGIA DE VISICULA,EU QUERO SABER SE EU TENHO DIREITO A ALIMENTAÇÃO NESSES DIAS DE ATESTADO?

  313. Tinha muita dor no pé e fiz uma cirurgia, tinha pé cavo, mas fui fazer perícia no inss e foi indefirido, pois trabalho só há 4 meses.Como faço agora?.A empresa é obrigada a me pagar?O que eles poderam fazer? Obrigada.

    • Se o INSS não deu licença, vc tem que voltar ao trabalho; não, a empresa não é obrigada a pagar nada a vc; apenas 15 dias de licença se o medico tiver dar essa licença.

  314. Fiquei afastada pelo INSS até o dia 19/07 reamrquei pericia para 07/08 mas fui a emporesa neste periodo e a mesma me demetiu pois só estava lã trabalhando por 06 dias quando tive um uma crise de panico, fiquei afastada pelo inss e agora descobri que estou gravida e tenho 40 anos, estou desesperada pois não sei o que fazer, desempregada, gravida e doente, sera que o INSS vai me dar afastamento ainda?

  315. trabalhei registrado 1 ano em um empresa de moto boy sofri um acidente e fiquei afastado por 3 anos voutei a trabalhar internamente por 1 ano por causa da estabilidade agora eles querem descontar os anos de convenio que eles pagaram no período q eu estava afastado procede eles podem fazer isso ou não des de ja estou grato pela atenção.

  316. estou com uma ernia no tendão da mão e o medico falou que terei que ficar afastada por 30 dias, se que 15 e pela empresa e os outros 15 com é que fica e quando eu voltar trabalhar eles pode me demitir sendo que eu trabalho com as mãos.

  317. Ola Cilene boa noite
    Trabalho em uma fabrica ha 1 ano e 2 meses, porem fiquei 2 meses afastada e retornei ha 2 dias, a empresa pode me demitir?
    E quando fui fazer a minha pericia foi indeferida porque so tinha 11 meses e 14 dias de contribuição e o prazo minimo e de 12 meses, posso recorer pelo fato de faltar so 16 dias?
    Aguardo sua resposta

  318. meu esposo trabalha em uma empresa de vigilancia ha 10 meses e ele precisa fazer uma cirurgia de hernia de disco na coluna com urgencia só que ele esta com medo de ser mandado embora no termino da licença médica isto pode ocorrer ?E se ocorrer ele pode recorrer na justiça já que lá é um posto de vigilancia e provavalmente ele sera substituido por outro?O que a empresa pode alegar judicialmente neste caso? não ha lei que garanta o funcionario num tratamento de saude?

  319. quantos meses tem estabilidade a mulher depois de voltar da licença a maternidade?

  320. trabalho contando certo a quase 8 anos em umna empresa, mas em 2010 tive um problema linfático ou seja estava com linfoma não holdkin positivo(cancer)fiquei 9 meses de licença medica devido o ciclo quimioterápico, logo voltando eu tinha uma féria para tirar, que antes eles me deviam, ok mas entrei como se fosse um funcionário novo na empresa, quer dizer contando tudo outra vez, quero saber se isto é certo, pois qdo voltei eles começaram a contar na época que voltei, isso quer dizer, fiquei entre 2010 de fev a out 2010 em casa, como falei tiver que tirar ferias logo após quinze dias trabalhado, férias antiga, então começaram a contar outra a partir de outubro de 2010, então em 2011 em novembro tirei ferias relativas a 2010 mas em 2012 eles não querem me dar férias que é relativa a 2011, eles podem fazer isso, pois a ferias que tirei foi férias passadas de 2008 e a outra que tirei foi em 2011 relativa a 2010 estou certo , ou entro na justiça sobre este assunto. desculpe mas escrevi muito, mas me respondam por favor.

  321. Tenho que operar o joelho ligamento cruzado, estou agendando a cirurgia no periodo das minhas ferias 15 dias, gostaria de saber se apos este 15 dias, o medico me afastar por mais 15 dias pode?
    No periodo da ferias pode operar?

  322. minha filha ta gravida e quebrou o pé,o médico deu 15 dias voltou ao médico e ele deu mais 30 dias, ligou pro 135 e eles disseram q a pericia só no mês 12,mais agora q estamos no mês 07, até la como fica? pois ela ja estara de licença maternidade.

  323. Estou com crise depressiva e fui afastada pelo mèdico por 30 dias. Antes da perícia retornei ao médico e ele deu outro de mais 30 dias…o que vai acontecer?a perícia esta marcada para dia 06/08/2012. Só que no retorno hj recebi outro atestado dizendo q estou impossibilitada de trabalhar por mais 30. O primeiro atestado vence dia 02/08/2012.

  324. sofri um acidente no trabalho fique afastado por um ano (de lincença pela previdencia) voltei a trabalhar e nao consegui fazer minhas funçoes voltei a medico e foi diagnosticado que eu estou incapacitado de realizar minhas funçoes,estou de linçença de novo pela previdencia ,so que estou com um problema fuii registrado com um salario minimo sendo que recebo dois salarios ,gostaria de saber se e de meu direito que a empresa emtere o restante do meu pagamento (sendo que ficou comprovado que o acidente me deixou incapacitado de realizar minhas funçoes).

  325. trabalho numa empresa a 10 meses ha 05 meses descobrir que estou com sintrome tunel do carpo trabalho de camareira, antes eu ja trabalhava nesta mesma funçao em uma outra empresa durante 3 anos e 8 meses mais so agora vir sentir os sintomas o medico do inss mim afastou do trablho como doença do trabalho especie 91 mesmo com pouco tempo nesta emprea eles podem mim mandar embora pois eles estao dizendo que ja vim doente da outra empresa. por favor mim ajuda

  326. minhas ferias iria vencer em outubro de 2011 mas em julho de 2011 quebrei o tornozelo e fiquei afastado 5 meses voltei em janeiro de 2012 em fevereiro tive que fazer uma nova cirirgia e me afastei dinovo voltei em junho . Eu quero saber quando vou ter direito a ferias ?

  327. Mara Camila Monteiro de Araujo

    Tive que fazer uma cirurgia no olho por um ploblema que ja tinha e depois de 30 dias afastada volto a trabalahar queria saber se posso ser mandandada em bora quando volta ( a mas o problema que tenho no olho na foi por causa do seviço)

  328. Eu passei por uma cirurgia bariátrica ha 20 dias e estou com atestado por 30 dias. Mas como ainda nao me recuperei, provavelmente o médico irá me dar mais atestado. A empresa aonde trabalho esta mandando todos embora, eles podem me mandar embora? Por conta da cirurgia, por quanto tempo eles nao podem me mandar embora? Obrigada e parabéns pelo excelente trabalho!

  329. marcelo araujo dos santos

    ola tudo bem, eu gostaria de saber se um funcionário que sofre um acidente fora do trabalho (de automóvel no caso) e fica com uma certa dificuldade de mobilidade ele pode ser mandado embora.

  330. Boa tarde,voltei de uma licença médica dia 12/07/2012 eu queria saber depois de quanto tempo a empresa pode me demitir?

  331. ola boa noite
    estava afastada pelo inss com o cid 73 , fiquei 9 meses , agora recebi alta , tenho reconsideração mais agora tenho tbém o cid f 41 e 42 sera que consigo mais alguns meses

  332. Estou afastada desde 01 de fevereiro de 2010com depressao e o inss me deu afastamento por acidente de trabalho, em 12 de abril de 2012 o inss me deu alta, mas como não consigo ainda andar sózinha e entrar dentro da empresa que me dá panico o meu médico não me deu alta, fui novamente a uma pericia e novamente o inss me deu alta o médico que me atendeu disse que o inss tem um tempo para o paciente ficar curado e sendo assim me deu alta, fui a empresa e esta me encaminhou ao médico do trabalho que me deu como inapto, a minha nova pericia é dia 31 de julho, o que pode me acontecer pois tomo remédios tarja preta e não estou recebendo, além de tudo isso o meu irmão esta com câncer e por esse motivo também fiquei mais ainda depressiva e temerosa, não consigo dormir a noite só a base de remédios. por favor me ajudem

  333. Fiquei 14 dias em casa afastada voltei a trabalhar é quanto cheguei na empresa ele me mandaram no medico da empresa,minha duvida é tem direito a mas 14 dias pois bati ponto na empresa.

  334. Boa tarde! Eu entrei no auxilio doença por causa de um cisto na minha mão, meu pedido foi requerido em 29/11/2011 até 31/06/12 já fiz a minha cirurgia, mas nao fiz a fisioterapia por conta do corte do meu plano de saude da empresa , e não estou apto a trabalhaR pois minha mão doe , estou na espera pelo o SUS! entao eu liguei faltando 15 dias para o vencimento que no caso seria 16/06 e o inss remarcou minha pericia para o dia 9/10/12 eu QUERIA SABER SE ATE 9/10/12 EU VOU CONTINUAR RECEBENDO!
    att: Gilsimar“

  335. gostaria de saber se eu posso ser demitido por abandono por estar aguardando o resultado da junta de recurso tendo em vista que ainda estou inapto pra minhas funcões comprovada em exame laborais . des de jé agradeço

  336. bianca barbosa

    fiquei afastada pelo inss por 3 meses, agora tenho q voltar a trabalhar, mas meu patrão dis q tenho q trabalhar de dia, antes eu trabalhava , a noite, eles não me discerão nada antes para mim, e ja tinha feito compromiço durante o dia! sou obrigada a trabalhar para ele durante o dia? se eu não eceitar ele tem q me mandar embora certo?

    • O horário de trabalho é definido pela empresa, cabe a vc aceitar e conversar com seus chefes se quer continuar trabalhando a noite.

  337. Entrei de licença médica devido uma depressão. Fiquei pelo INSS 3 meses e meu pedido de prorrogação foi negado. Voltei ao trabalho e lá permaneci por 1 mês e voltei a ter problemas. Dei uma nova entrada e a perícia só foi marcada 3 meses depois. Nesse período passei muito mal fui parar no pronto socorro, lá descobri que estava com um cálculo na vesícula e que preciso operar logo. Na pericia meu pedido foi negado novamente, agora pela alegação de novos fatos, que se eu quisesse entrasse com recurso. Cheguei a dar entada, e a mesma foi marcada para daqui 60 dias depois. Liguei para a empresa e expliquei a situação e fui orientada a retornar. Acreditei que receberia ajuda da empresa uma vez que trabalho a muitos anos com eles. Voltando mostrei todos os exames já realizados e os que já tinha agendado para realizar e simplesmente fui demitida. O fato do INSS ter me liberado e eu não ter dado andamento ao recurso dá o direito a empresa me demitir ? Que medidas devo tomar agora ?

  338. Gostaria de saber se posso ser mandada embora por justa causa ,esperando o processo que estou movendo contra a empresa que trabalho ,ja não vou trabalhar a uns 30 dias ,mas entrei com o processo antes,e nos documentos enviados a juiza , consta que esperaria o final do processo em casa .A empresa me enviou uma carta vou la e esclareço ou espero meu advogado resolver isso ,o que faço???

  339. Fiquei afastada do emprego apos descobrir que estava gravida=2C com muitas =
    dores e apos uma semana foi detectado que meu bebe estava na trompa e que e=
    u seria submetida a uma cirurgia de emergencia=2C apos a cezariana fiquei a=
    fastada o total de 55 dias=2C quando voltei trabalhei 5 dias e fui demitida=
    . Gostaria de saber se tenho direito a alguma estabilidade.

  340. estou afastada pelo inss desde de 18 de abril de 2012 por depressao grave e sindrome do panico tenho crises de desmaio fobia medo das pessoas tive depressao pos parto tomo 11 remedio tarja preta por dia naum tenhu familia so meu filho ja tentei o suicidio se um dia eu voltar a melhorar qnto tempo tenho de carencia na empresa q trabalho? naum qro ficar la eles maltratam os funcionarios se eu ficar so vou piorar mais obg.

  341. bom dia gostaria de saber como devo fazer p /receber o tempo que fiquei sem receber se e o meu patrao ou inss
    o medico me deu atestado de 16 dias p/ empreza e uma carta ao inss 1 pericia me deu alta fiz pedido de reconcideraçao e + uma alta remarquei a pericia em outro inss e me concedeu 4 meses estou afastada da empresa desde 31/03 e so consegui o beneficio na data 15/05
    ja agradeço pela resposta

    att ADRIANA SILVA

  342. olá gostaria muito q vc me respondese esse himail obrigada! eu estava afastada da empresa desde o dia 24 de fevereiro! motivo Cirurgia Histerectomia resebir 15 dias da firma e 45 do inss q me mandou voltar au trabalho no dia 20 de abril eu pedi a reconsideração do proceso e fui reprovada no dia 14 /06 por uma medica muito estupida do inss com minha reprovação teria ,q voltar au trabalho do dia seguinte dia 15/06 eu pedi minhas ferias por motivos de saude do meu pai no estado da bahia ela falou q nao podia da as feria quando volta de liçensa medica. foi entao q eu falei nao me resta outra alternativa e tenho q pedi minha demissão fiz a carta de demissao q direits eu tenho sem cumprir o o aviso prévio? e quanto tempo demora pra sair tudo isso? grata patricia

  343. Cilene, bom dia.

    Tenho férias marcadas para semana de 09 (2ª) a 13 (6ª) julho/12.
    Porém na sexta, 06 de julho/12 tenho uma cirurgia marcada e não sei o tempo de licença que me darão, pelos comentários de internet, quem fez esta cirurgia no nariz precisou em média de 15 dias licenciado.

    Quando estou de licença, posso requerer novamente estes dias que perderei de férias p/ tirar em outro período?

    Obrigado desde já pela ajuda, abraços.

  344. Fiz uma operação inicialmente o médico deu 15 dias e depois quando fui tirar os pontos foi necessário mais 15 dias pelo INSS, fiz a pericia e teria que retornar a empresa, aí para minha surpresa a papelada para a demissão foi pronta, neste caso tenho alguma garantia, quais são os meus direitos nesta situação, tenho 09 meses de empregado e sou contratado por essa e presto serviço a uma multinacional que me dispensou e agora estou sem posto de trabalho, posso ser dispensado pela empresa que sou empregado?

  345. passei pela medica e ela me deu 15 dias de atestado e precheu o cat agora fui na pericia dia 12/06 eo perito deu o beneficio ate dia 12/06 agora eu vou recorrer mais gostaria de saber se agora eu volta a trabalhar ou espero a resposta do recurço devo comunicar ao meu patrao ou nao por que meu patrao numca ligou ele men quer saber de nada

  346. adriana monteiro

    No dia 07/abril fiquei de licença médica por 10 dias por hernia de disco na lombar e 09 dias por tendinite em 08/junho. Corro risco de ser encaminhada ao INSS? Se sim, fiquei pelo INSS de dezembro a fevereiro, ou seja, tenho 4 meses trabalhados, poderei retornar ao INSS?
    Obs: No período entre abril e junho tive outros atestados de ginecologia, otorrinolaringologia e dentista, isso agrava a situação?

  347. Boa noite.

    Por favor, preciso saber se tenho direito ao auxílio doença.
    Comecei a trabalhar em uma empresa dia 13/02/2012,
    minha carteira foi assinada dia 01/03/2012. Em 19/04/2012 senti fortes dores tipo abdominal e fui parar no hospital. Fiz alguns exames, os médicos me falaram que eu estava com um enorme mioma e que talvez não tivesse tratamento a fazer, a não ser a cirurgia. Tentei adiar o problema, pois depois de tanto tempo, tinha acabado de arranjar um emprego de carteira assinada, mas infelizmente no dia 15/05 senti fortes dores e fui parar no hospital novamente, tendo que me submeter a cirurgia no dia seguinte 16/05. Preciso saber se tenho direito ao auxílio doença. A última vez que trabalhei de carteira assinada, foi em 27/01/2007, o seguinte foi agora dia 01/03/2012, além de não ter cumprido meu prazo de experiência, fiquei muito tempo sem trabalhar de carteira assinada. Estou desesperada pra saber se tenho esse direito, minha perícia está marcada para final de junho, por favor me ajude.
    Desde já obrigada.

    • somente o medico pode dizer isso; se sua licença for de apenas 15 dias, a empresa paga; se for mais de 15 dias, então é o INSS que paga.

  348. Estou para fazer uma cirurgia do tendão de Aquiles e o médico disse como a operação vai ser feita 45 dias após a lesão terei que ficar de 45 a 60 dias em casa se que o afastamento só pode ser por 15 dias, como funciona os outros dias pelo INSS eu vou receber o mesmo salário da carteira? Vou ter que fazer pericia ?

  349. Maria de Lourdes Maldonado Brito

    Cilene, agradeço se você puder me tirar essa dúvida! Agradeço desde já.
    Tenho esquizofrenia, mas parei o tratamento por conta própria há alguns anos, porém, fiquei internada algumas vezes em alguns períodos dos anos em que parei o tratamento. Acreditei que estava curada, mas tomava remédio sempre que tinha uma crise. Passei um tempo estável, me formei bibliotecária mesmo com as internações e agora arrumei um bom emprego. Acontece que trabalho com crianças e adoro meu emprego, entretanto, tenho me sentido instável e senti a necessidade de voltar a fazer o tratamento. O hospital das Clinicas não tem mais vaga para mim, uma vez que abandonei o tratamento desde 2000, mas eles me deram uma carta de encaminhamento para começar o tratamento pelo psiquiatra do meu plano de saúde.
    A empresa pode me mandar embora se souber que tenho esquizofrenia, mesmo que eu não esteja oferecendo risco para os outros? Se eu tiver uma crise eles podem me mandar embora?
    Obrigada!
    Estou preocupada, porque quero levar uma vida normal e, me formei para isso, mas não posso me livrar dessa doença e nem desistir por causa dela. Também não quero ser excluída por causa dela. Mas se eu tiver uma crise, mesmo em tratamento e tiver tomando remédio, eles podem me mandar embora? E se o médico me der licença, ou atestado, o que quer que seja e eles verem que é da psiquiatria, posso perder meu emprego, por trabalhar em biblioteca, cujo público é constituído basicamente por crianças, jovens e adolescentes? Me ajude, por favor!

    • E uma questão bem complicada por que você trabalha com crianças. O bem-estar e a segurança das crianças vem em primeiro lugar; vc não deve ter estabilidade se ja tinha a doença antes de ser contratada. Mas vc deve fazer seu tratamento e tentar levar uma vida normal, se não for possível, converse com seu medido; talvez vc possa ser aposentada pelo INSS.

  350. sou aposentada e estou afastada por ordem medica por que quebrei braço, ao retornar ao trabalho posso ser demitida apos quanto tempo ou melhor tenho estabilidade.

  351. ola Cilene fiquei 1 ano e 9 meses de licença medica devido a um acidente de moto . no minhas ferias venceria em julho e voltei a trabalhar em abril . quando terei direitos a ferias

  352. Tenho laudo medico do dia 14.05.2012, nesta mesma data, eu liguei para o INSS para agendar e foi agendado para o dia 28.06.2012, pois o medico nao me deu atestado,a ‘empresa quer me dar abandono pode?

  353. Minha mãe é aposentada por idade, mas trabalhava como acompanhante de uma senhora doente, no período noturno (noite sim, noite não); o filho dessa senhora é empresário e, foi ele quem contratou minha mãe para cuidar da mãe dele em noites alternadas, pois já havia duas pessoas cuidando dela nas outras noites e durante o dia. Todas foram contratadas pela empresa como acompanhantes (com assinatura em carteira). Minha mãe foi demitida depois de quase dois anos de trabalho. Como aposentada, ela tem direito a receber por 2 avisos prévios? Quais são os direitos dela de férias, décimo terceiro e aviso prévio? Ela fazia o horário das 19has às 7hs e nos finais de semana e feriados. Quando alguém ficava doente ela tinha que ficar durante o dia, ou seja, virar noite e dia sem pagamento de hora extra, sem contar que ela nunca saía às 7hs, era sempre às 10hs, 11hs, 12hs… dependia da hora que a moça do período diurno chegava, pois ela começou a fazer um tratamento e nunca chegava no horário, mas minha mãe não ganhava por essas horas a mais. Isso está certo, uma vez que ela era cuidadora? Ou a empresa está em colocar uma pessoa para fazer mais de 12hs de trabalho sem horário de descanso?
    Desde já, agradeço!

  354. Sou registrados pela CLT, Minha empresa não esta depositando o FGTS, estou querendo pedir as contas, oque fazer?

  355. Maria de Lourdes Maltonado Brito

    Bom dia,
    Tenho esquizofrenia, mas parei o tratamento por conta própria há alguns anos, porém, fiquei internada algumas vezes em alguns períodos dos anos em que parei o tratamento. Acreditei que estava curada, mas tomava remédio sempre que tinha uma crise. Passei um tempo estável, me formei bibliotecária mesmo com as internações e agora arrumei um bom emprego. Acontece que trabalho com crianças e adoro meu emprego, entretanto, tenho me sentido instável e senti a necessidade de voltar a fazer o tratamento. O hospital das Clinicas não tem mais vaga para mim, uma vez que abandonei o tratamento desde 2000, mas eles me deram uma carta de encaminhamento para começar o tratamento pelo psiquiatra do meu plano de saúde.
    A empresa pode me mandar embora se souber que tenho esquizofrenia, mesmo que eu não esteja oferecendo risco para os outros? Se eu tiver uma crise eles podem me mandar embora?
    Obrigada!
    Estou preocupada, porque quero levar uma vida normal e, me formei para isso, mas não posso me livrar dessa doença e nem desistir por causa dela. Também não quero ser excluída por causa dela. Mas se eu tiver uma crise, mesmo em tratamento e tiver tomando remédio, eles podem me mandar embora? E se o médico me der licença, ou atestado, o que quer que seja e eles verem que é da psiquiatria, posso perder meu emprego, por trabalhar em biblioteca, cujo público é constituído basicamente por crianças, jovens e adolescentes? Me ajude, por favor!

  356. clarice dos santos

    Se eu ficar de licença por motivo de doença por mais de 30 dias, eu perco o meu plano de saúde?

  357. machuquei a mao o medico me deu 16 dias mas o tempo de recuperaçao e de 30 dias e a minha pericia e 17/07/2012 gostaria de saber se eu me recuperar ate 15/06/2012 que e a previsao do medico posso voltar a trabalhar se quiser ou so depois da pericia.

  358. Senti dores nas mãos fui ao meu médico(particular),ele disse que tenho Dedo em Gatilho,e que preciso fazer uma cirurgia,que segundo ele é simples e não preciso mais que 15 dias afastado do trabalho para me recuperar,porem meu patrão disse que não aceita encaminhamento nem atestado particular e me mandou dar entrada no SUS-INSS,inclusive me dispensou por uma semana para resolver isso .
    Pergunta? posso fazer a cirurgia pela clinica particular? ele é ovbrigado a aceitar meu atestado médico pós operatório desde que não superior a 15 das? ele pode me dispensar por uma semana e me obrigar a conseguir um atestado de stes dias.

  359. estou de licença desde o dia 22.05, e dia 04.06 faz 15 dias. Eu retorno al trabalho dia 04.06 ou 05.06?

  360. Olá, Preciso fazer uma cirurgia para retirada dos dentes do siso e a empresa alega que perderei o beneficio de trabalhar sábados alternados com o outro turno que também trabalha na mesma empresa com o atestado realmente perco esse benefício?

    • Se vc tiver de licença medica, perde, vale transporte, refeição e outros benefícios. E melhor vc procurar o sindicato da sua categoria para discutir exatamente o caso dos sábados alternados.

  361. Estou na empresa há quase três meses, mas desenvolvi uma dor nas costas muito forte por conta da cadeira que uso. Fui ao médico e ele quis me dar licença, mas não aceitei porque gosto do meu emprego e também porque tenho medo de ser mandada embora antes de completar a experiência e porque não quero mesmo perder meu emprego, mas e se eu não conseguir evitar o atestado?

  362. tive um acidente em casano dia 22/04 machuquei o pé ,levei pontos e ranquei a unha ,mas trabalho com a bota com bico de aço ,então o médico me deu laudo de 1 mes (15 pela empresa e 16em diante inss) minha pericia é dia 30/05 então então não pude voltar até fazer a pericia ,tenho alguma estabilidade assim que eu voltar? tenho 9 meses de empresa

  363. Adriana Ponciano

    Fui afastada do trabalho por depressão ainda na experiencia, me foi concedido 15 dias pela empresa mais 60 pelo INSS, na semana que vem já tenho que voltar, tenho algum prazo de estabilidade?

  364. pedi a conta e agora descobri q estou com depressao ele naum querem cancelar meu aviso o q fazer?

  365. fiz uma cirurgia da mão, por ler (LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO) tive 15 dias de atestado, voltei trabalhei por 14 dias, minha cirurgia não melhorou devido ao tabalho que faço, então o médico me deu mais 15 dias e a empresa quer que eu vá para o inss, ISSO É CERTO?

  366. Fiquei afastado pos 3 anos ascidente do trabalho voutei a trabalhar fiquei 8 meses o medico quer me operar o braço´mas estou endeciso pois posso ficar co cequelas. Ele me deu 15 dias voutei a trabalhar na sexta sai do meu serviço e fui ao medico e ele me afastou novamente apartir da segunda feira tem algum poblema com a empresa e a previdencia e o funcionario obrigado marcelo

  367. Mas assim, tive duas convulsões recentes no trabalho oque ocorre neste caso?

  368. Bruna Ferreira

    Estou fastada desde o dia 12/05 peguei quinze dias que acabam no sabado dia 26, o medico me deu mais 60 dias segunda dia 28 tenho que marcar a pericia, so que estou gravida de 2 semanas apenas, a minha empresa da 6 meses de liçença a maternidade para as meninas, eu tembem vou ter esse direito, alguem vai me pagar a liçença ? quem?pois ainda não estou pelo inss, me ajude!eu tenho 1 ano e 5 meses na empresa , ainda não peguei ferias so vou pegar em dezembro segundo a empresas, será que eles ainda vao me dar as ferias ou eu perdi ela tambem?

  369. Olá, estou com atestado medico de 14 dias por acidente de trabalho e o medico ja me informou que nao volto antes de 30 dias, porém, estou conseguindo uma vaga de emprego em outra empresa e fatalmente sairá antes que eu volte do afastamento. Isso vai me trazer algum transtorno? Obrigada.

  370. boa tarde.
    entrei de licença maternidade, gostaria de saber se vai ser descontado da licença maternidade o plano de saude, pois ate então é descontado no meu contra cheque a metade do valor do plano , pois me informaram que por ser um beneficio a empresa não pode descontar…por favor me reponda

  371. Fiz uma cirurgia para remoção de um tumor do cerebro em Setembro de 2011, me afastei do trabalho até o dia 04 de janeio de 2012, fui para pericia no dia 07 de janeiro. Estou no mesmo emprego até agora 23/05/2012, eles podem me mandar embora neste caso?

  372. depois que derem baixa na minha carteira posso recorrer novamente ao inss ??

  373. Ola
    Tenho uma pergunta a respeito de transporte.

    Se o o funcionário tem uma doença no trabalho, exp:(dor de dente dor no corpo ou outra do tupo )
    A empresa é ou não é obrigada a dar o transporte ate o hospital?
    obrigado

    Se poder me responda no email

  374. Estava trabalhando numa empresa em 2010, apos dois meses e meio acidentei em trabalho.
    Me afastei pelo INSS e voltei a trabalhar.
    Passados 2 meses acidentei novamente, mas não foi acidente de trabalho e voltei a trabalhar somente em janeiro de 2012, só que no dia 14 de maio fui dispensado da empresa.
    Tempo trabalhado total é de 7 meses e tempo de afastamento total pelo INSS 20 meses.

    Antes de ser dispensado da empresa passei por outra cirurgia e recebi 15 dias de atestado mas cumpri somente 14 pq a empresa pediu pra eu nao entrar no INSS. Fiz isso mas continuo com o problema que adquiri do acidente de trabalho, mesmo dpois dessa ultima cirurgia nada voltou ao normal, so piorou mais. e nao estando na empresa nao tenho como continuar meu tratamento pois é particular e nao tenho condiçoes de pagar.
    Gostaria de saber exatamente todos os direitos que tenho pra receber da empresa.

  375. Olá Boa tarde estava trabalhando durante 11 meses adoeci e fiquei 7 anos com auxilio doença na ultima pericia meu pedido foi negado se eu for dar baixa na carteira quais serão os meus direitos ? Estes sete anos não recebo nem o tempo de carteira assinada ? Afinal agora que eles vão dar baixa.
    Muito Obrigado!!!

    se apresente na empresa e converse com eles.

  376. Peguei uma licença medica de 30 dias, mas devido a sindrome do panico nao consegui sair de casa nas datas das pericias. Ainda nao me recuperei e estou iniciando um tratamento psicologico porem ja se faz 7 meses que deveria voltar ao trabalho e nao voltei, simplesmente abandonei a vida e fiquei isolada do mundo pela doença. Neste periodo ate tentei entrar em contato com a empresa no atendimento a funcionarios que eles disponibilizam porem nunca obtive resposta e nao tenho como ir ate la… Agora quero tentar retornar a minha vida e nao por onde começar. O que devo fazer?

    • Vai ser complicado, por que vc abandonou o emprego. Vc tem que ir conversar com eles para saber se eles demitiram vc por abandono de emprego?

  377. fiquei afastada durante 2 anos e recebi alta e retornei ao trabalho quando voltei devia para empresa o desconto em folha do plano de saúde ,então procurei o Rh da empresa pra eles parcelarem essa divida ,a empresa não parcelou e fiquei sem receber 5 meses .Isso caracteriza trabalho escravo ?…continuo indo trabalhar mas meu emocional esta abalado pois adquiri muitas dividas …o que devo fazer???

    Isso deve caracterizar alguma ilegalidade. Procure a DRT – Delegacia do Trabalho ou a Defensoria Publica.

  378. Boa tarde,estava trabalhando ha serca de 40 dias e sofri um acidente e fiquei encostada pelo inss durante 3 meses e devia ter retornado al emprego e não voltei ate agora e nem ha impreça procurou saber se eu etava bem ou liberada pelo inss,bom mais não voltei ate agora ha trabalha e nem foi dado baixa na minha carteira de trabalho e agora estou gravida o que eu faço.
    Quero saber se tenho direito e quai são;principalmente se tenho direito ha licença maternidade ou não .Obrigada

    • primeiro, foi acidente de trabalho? se foi a empresa nao pode demitir vc. se terminou sua licença medica, se apresente na empresa.

  379. gislaine p c oehlmeyer

    fiquei afastada 10 meses motivos medicos , fiz cirurgia, com convenio da empresa agora que voltei,a moça do rh disse que mes que vem eles vão descontar de uma vez só o o dinheiro que a empresa pagou para convenio, é certo isso? mesmo afastada eu tenho que pagar o convenio ?

  380. me afastei omes de abril por depressão oito dias retornei a medica no mes de maio e ela me deu mais doze dias sou obrigada entrar pelo insss por ser o mesmo cid

  381. ESTOU DE ATESTADO MÉDICO 30 DIAS E DEPOIS O MEDICO MIM DEU MAIS 90 DIAS POSSO VOLTAR A TRABALHAR ANTES DA PERICIA DO INSS?EU SO HOMLOGEI 15 DIAS NA EMPRESA,EU FIZ UMA CIRUGIA E AINDA Ñ ESTOU RECUPERADA.DESEDE JA AGRADEÇO ATENÇÃO.
    GERALDA

  382. A minha dúvida é ;;; ESTOU CALCULANDO O TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO PARA APOSENTADORIA , MAS EM UMA EMPRESA , FIQUIE QUASE 01 ANO DE AUXILIO DOENÇA…..ESSE PERIODO AFASTAA….É CONTADO COM CONBRIBUIÇÃO PREVIDENCIARIA???

  383. Meu pai está de licença médica devido a uma cirurgia na coluna, o médico não deu alta no prazo de 90 dias pois ele trabalha dirigindo. É concusado pelo banco do Brasil, porém é comissionado. Ele pode perder a comissão em função deste afastamente? E como fica o auxílio refeição?

  384. Sai de ferias em maio de 2011, dia 23/07/2011, fiquei afastada por 16 dias oque gerou licença médica , marquei pericia porem o INSS cancelou as mesmas por 3 vezes e fui fazer somente no começo de setembro 2011, como operei o joelho fiquei de licença até 17/12/2011 , passei em nova pericia pois não tinha alta e fiquei até 29/12/2011, solicitei nova solicitação com pericia marcada para 24/01 que foi indeferida, consegui somente em 01/02 alta do meu medico e do medico do trabalho estou trabalhando desde 02/02 solicitei ferias e me informaram que não tenho direito, pois fiquei mais de 6 meses de licença, pelo INSS fiquei somente desde 15/08 até 29/12, como devo proceder e marcaram ferias somente para 02/02/2013, solicitei ferias para pagar dividas pois voltei a trabalhar devendo para a empresa vou pagar em 10 vezes ate novembro recebo somente adiantamento, o restante e divida, e não estou conseguindo pagar minhas dividas, solicitei ferias para junho de 20 dias somente.

  385. Fiquei de licença por + ou – 55 dias voltei e fui demitida, tenho alguma estabilidade? Adquiri o problema durante o trabalho e tenho laudo médico.

    • se a doença for causada pelo trabalho, sim tem estabilidade. Vc deve ir a DRT – Delegacia do Trabalho da sua cidade

  386. Flávia patricia de Almeida Vieira Silva

    Estou afastada por depressão,quando voltar ao trabalho,eles podem me mandar embora ou tenho estabilidade.

  387. OLA BOM DIA ESTOU COM 27 DIAS DE ATESTADO MEDICO, O MÉDICO DO TRABALHO DA EMPRESA SE RECUSOU A ME ENCAMNHAR PARA PERICIA MÉDICA, EU DEI ENTRADA NA PERICI MEDICA E A EMPRESA PREENCHEU, O REQUIRIMENTO CERTINHO MAS 10 DIAS APOS TER PREENCHIDO O REQUERIMNTO ME EMBORA, E AINDA NEM PASSEI NA PERICIA MÉDICA MAS ESTOU NO PRAZO DE EXPÊRIENCIA ELES ESTÃO CORRETOS? OQUE DEVO FAZER ?

  388. boa noite gostaria de saber fiquei afastado 6 meses retornei ao trabalho e trabalhei 10 dias e mais os 15 dias da empresa me afastei de novo por 40dias tenho direito a ferias referente a este ano..

  389. ola boa noite gostaria de saber com quantos meses de registro pode dar entrada oa inss

  390. Trabalho em uma empresa a 3 anos fiz uma cirurgia e estou de licença medica recebendo pelo inss, meu vale alimentação foi bloqueado gostaria de saber se eu tenho direito de ficar recebendo ou não.

    • Vale transporte; vale refeição são para o trabalhador ir para o trabalho e se alimentar; se está de licença, não tem direito.

  391. Minha perícia médica foi agendada após o término da licença médica, e agora foi negada , o que posso fazer?

  392. emgavidei com 5 meses de trabalho com 2 meses tive descolamento de placenta fiquei a gravidez toda em casa pelo inss em seguida depois que o bb nasceu tirei licença maternidade depois férias voltei ao trabalho trabalhei 3 meses e voltei pro inss com a sindrome do túnel do carpo {tendinite} fiquei mas 5 meses retornei ao trabalho me deram férias séra que eles podem me mandar embora assim que acabar as minhas férias?

    • vc nem tinha direito a férias. Quem fica de licença medica, não tem direito a ferias; a não ser que vc tivesse férias vencidas; aproveite as férias que eles deram, para procurar um novo emprego.

  393. ola gostaria de saber ,tenho 4 meses de carteira me acidentei no trabalho fui ao medico me deu 7 dias e depois 9 dias e engesei a perna agora entro no inss apos o retorno de tudo a empresa pode manda embora

  394. tirei ferias em marco e em maio fiz uma operacao,fiquei 9 mese afastada voltei marco do outro ano minhas ferias venceu dezembro do mesmo ano mais so voltei em marco do ano seguinte,ainda tenho direito a ferias e outra vence em dezembro.como saber se tenho direito a ferias ou nao

  395. Walnir M. Padilha

    Fiquei afastado por mais de nove meses do trabalho e fui liberado para retorno ao trabalho pelo INSS e a empresa que trabalho demorou 17 dias para me mandar para o exame medico de retorno ao trabalho e levou mais dez dias para repassarem o resultado que foi a aprovação ao retorno. Pergunto: Quais são meus direitos com relação a salário? Tenho direito aos 30 dias já que me apresentei na data correta para o retorno?

  396. Boa Noite,

    Gostaria de um esclarecimento, estou aprovada no concurso para contrato CLT e aguardando convocação.

    O que ocorre é que estou de licença médica pelo INSS e como não sei qual sera a data da convocação gostaria de saber se poderei tomar posse caso a convocação ocorra antes de minha alta ou data agendada para pericia do INSS.

    Grata pela atenção

  397. Estava cumprindo aviso previo de 30 dias,fiz uma cirurgia e peguei um atestado médico de 30 dias.A empresa pode mandar embora ?
    licensa médica é o mesmo que atestado médico?
    Obrigada

    • vc já estava cumprindo aviso prévio, ou já estava demitida. Mas se seu problema for acidente de trabalho, eles não podem demitir vc.

  398. Levei uma queda com o joelho no chão no dia 09/09/11, fiz os exames em outubro e acusou condromalacia patelar, derrame articular, contusão óssea no côndilo femoral lateral e Tendinose distal no semimenbrano, marquei a pericia médica para 19/12/11 fui aprovada até 28/02, quando foi dia 29/02/12 marquei nova perica para hj 04/04/12 e não fui aprovada por conta que levei os mesmos exames de outubro, e eu marquei em janeiro para outro médico que a consulta será dia 11/06/12. Tenho que me apresentar amanhã na empresa, mas ainda não estou recuperada a patela está solta, e agora o que eu faço ?

  399. oi bom dia fui demitida 2com cinco meses e dose dias fui ao medico e estou com um sisto vou fazer um pequena cirurgia eles podem fazer o exame de demição e dizer que estou apta para trabalhar

  400. HÁ MINHA CARTEIRA ESTAVA ASSINADA.AI TERMINOU OS 3 MESES DE EXPERIÊNCIA DIA 10/03/2012 E FUI DEMITIDA HJ DIA 03/04/2012 ELES FALARAM QUE NÃO QUERIAM RENOVAR DEPOIS DOS 3 MESES DE EXPERIÊNCIA.MAIS EU FUI AFASTADA POR ACIDENTE DE TRABALHO,SOFRI UM ACIDENTE DE MOTO VOLTANDO DO HORÁRIO DE LANCHE,ENTREI DE LICENÇA PELO INSS E VOLTEI A TRABALHAR DIA 26/03/2012 E FUI DEMITIDA HJ.O QUE EU FAÇO?OBRIGADA.

  401. estive 5 meses afastado por acidente de trabalho e o inss so me concedeu o benefício de um mês. o que faço pra receber os meses restantes? OBS:o inss alega que a empresa demorou para entrar com o recurso.

  402. voltei a trabalhar em agosto e fui dispensada agora em março. Perco meu tempo de empresa na minha rescisão? Tenho um total de dois anos este tempo e reduzido por minha licença?

  403. Entrei de licença maternidade. gostaria de saber se perco meu tempo de empresa na minha rescisão neste periodo de licença sendo dispensada pelo empregador.

  404. Olá

    Tenho dois meses de casas (periodo de experiência)por motivo de um cisto de ovario, mioma, tendo o risco de retirar tudo, já que já tive isto em outra situação. Entrei de licença em 27/01/2012 – 15 dias, segundo a médica irei entrar pelo INSS, já que não posso fazer nenhum esforço. Quando retornar da licença ao trabalho, a empresa pode me demitir?

    • vc está no período de experiencia? ou sua carteira foi assinada? A empresa pode sim demitir vc, mas existe um prazo que deve ser cumprido. Nao pode ser no mesmo dia que vc voltar da licença.

  405. Rita de cacia severino de medeiros

    me ajudem por favor a esclarecer uma duvida
    estou afastada do trabalho,,,,ja fiquei os 15 da impresa em casa
    hj liquei pra maracar a pericia medica
    so foi marcada pra daqui a 60 dias
    eu gostaria de saber se nips vai me pagar
    esses 60 dias mesmo que eu tenha alta pelo nips

  406. sofri acidente de moto, fraturei a clavicula e operei fiquei de liçença por 3 mese se qndo me apresentei no trabalho fui demitido. isso pode

  407. estou afastada do inss 4anos sem contar com os 4 anos anterior ,porhernia discal na coluna lombar .esporao calcaneo, artrose na coluna ;agora estou com o nervo ciatico comprimindo minha coxa virilha e joelhos eq e uma dor intensa q nao posso nem sentar pq nao levanto , e estou andando ate de muleta quando fico em pe uns 5 minutos e depois tenho q sentar se nao eu caio e ainda o inss nao quer me dar o meu beneficio, tive q ir para a justiça federalpara ver o q vai resolver me ajude sera q eles vao me aposentar tenho 58anos trabalho de carteira assinada sou cobradorade onibus

  408. fabiola marques santos

    olá gostaria de saber se o medico do inss me de alta eu perco o dia que fiquei aguardando para fazer a pericia portanto ñ irei receber estes dias?

  409. ola me ajude eu etava com 9 meses trabalhando numa empresa ai eu tive um acidente passei 35 dia de atestado medico e depois quando eu voltei a trabalhar trabelhei 15 dias ai me deram uma requisição medica do inss pra fazer a peicie medica ai o medico do inss disse que eu teria que ficar ainda mais trinta dias em casa pq eu ainda tava com a cravicula deslocada ai quando eu voltei 4 dias depois eles me demitiram e agora eu quero sabem se eu tenho direito das minhas ferias e o q eu tenho direito naquela empresa……..

    • vc tem direito a tudo; e vc não poderia ser demitida 4 dias depois de voltar. Tem um prazo; vc tem que ir na delegacia do trabalho ou no sindicato.

  410. Qual o percentual do meu salario me será pago pelo inss em caso de afastamento por problema de saude ???

  411. Wagner Gonçalves Teixeira

    Estou de licença medica por 60 dias pra fazer uma cirurgia , acontece que após 15 dias pela empresa , preciso entrar pelo INSS e a pericia negou o pedido , a cirurgia vai ser daqui a 15 dias… o que faço?

    • Se o INSS negou vc tem que entrar com um recurso. E tem que voltar ao trabalho, ou vai ser caracterizado abandono de emprego.

  412. Olá,
    Estou de licença desde fevereiro do ano passado, fui a uma nova perícia na quinta passada, e o INSS diz que eu devo solicitar a empresa uma consulta com omedico do trabalho pois preciso de um nova cirurgia no ombro e meu medico pediu 90 dias de repouso. Minha empresa não tem sede no RJ so no sul, jáMandei vários e-mails telefonei e ninguém me responde.
    Estou com medo de me mandarem embora pois não voltei a trabalhar e o inss so me deu até o dia 8 deste mes de licença, o que eu faço?

  413. Estou na perícia médica desde 11/2011 sendo q a mesma se encerrou no dia 31/01/2012, solicitei nova perícia q foi agendada para 04/2012, meu afastamento foi constatado como acidente de trabalho (lesão labral no quadril), gostaria de saber q é de direito meu, pois colegas meus já me avissaram q assim q eu retornar irei ser demitido.

    • vc pode ser demitido, mas não assim que voltar; existe um prazo que a empresa precisa cumprir. Se for acidente de trabalho, o prazo é ainda maior. Volte ao trabalho e procure a DRT ou seu sindicato se a empresa fizer alguma coisa ilegal.

  414. UMA PESSOA DA FAMÍLIA ESTÁ COM PROBLEMAS MENTAIS E EM LICENÇA DESDE 2009. NESSE ANO, O INSS TEM NEGADO AS LICENÇAS E ENTRAMOS COM RECURSO QUE AINDA NÃO FOI JULGADO. A EMPRESA PODE DEMITIR FUNCIONÁRIO EM LICENÇA SAÚDE?’

  415. Gente me ajuda,admiti uma funcionária a nível de contrato de experiencia, ela ficou comigo a um mes e foi atropelada,os primeiros 45 dias venceu em 14/01/12 porem o médico agora disse que no caso dela houve um erro médico o que ocasionou perda de movimentos ou seja a recuperação será um processo muito lento sem previsão de alta,ela está pela Caixa,já conseguiu o afastamento em 28/02/2012 agora vence o segundo período do contrato de experiencia,posso demiti-la?sem que tenha algum problema para mim,haja vista que o acidente não foi em horario de serviço,nem no seu itinerario de volta para casa,quero demiti-la pois estou com outra funcionaria no lugar dela e a mesma precisa de uma posição minha se vou ficar com ela ou não,e mais uma funcionaria registrada,a empresa não comporta,por favor me ajude estou desesperada,por que vai correndo férias,13°,tempo de casa!

  416. minha ferias vencia 27/07/2011 e sofri acidente de trabalho fiquei seis meses afastada desde 14/07/11 ,gostaria de saber se tenho direito as minha ferias ,pois cpd falou que perco ,mas antes acidente ja tinha trabalhado quase um ano faltava pouco completa um ano . faltava 13 dias fvr me ajude tou com dúvida.bjs otimo dia fica com Deus…

  417. URGENTE
    Tive afastamento médico por 30 dias 02/01/12 até 02/02/12 e minha perícia foi marcada pro dia 05/03/12.
    O empregador pode me mandar embora antes da perícia médica?
    Obrigada

  418. trabalhei na empresa 6 meses de trabalho engravidei logo depois com 2 meses tive descolamento de placenta fui para inss e fiquei de licença até o nascimento do meu filho em 15/02/2011 entrei de licença maternidade 4 meses depois mas 30 dias de férias, retornei em 30 de julho de 2011 ao trabalho dia 12 de outubro o medico da empresa me afastou 15 dias por causa de uma tendinite emflamação dos tendões da mão direita e retornei de novo para o inss que me deu até 30 de março de 2012 , tenho férias vencida tenho direito de tirar a minha férias ? eles podem me demitir assim que eu retornar ao trabalho ?

  419. Estou de licença médica desde 02/11/2011 e terminará em 28/02/2012. O afastamento é devido a uma forte depressão. Ainda vou passar por uma 2ª perícia para saber haverpa necessidade deste afastamento se estender por mais algum tempo.
    Gostaria de saber se, quando eu retornar, a empresa pode me demitir imediatamente ou se tenho mais algum tempo na empresa.

  420. claudia rosangela simplicio das neves

    13/02/10 fui atropelada mim afastei do trabalho dia 01/03/10 completaria tres ferias vencida tenho direito as tres?

  421. gilberto ferreira

    EM ( DEZEMBRO DE 201O,) ENTREI NO AUXILIO DOENÇA POR 4 MESES NO (INSS) EM (ABRIL 2011) VOLTEI A TRABALHAR, E O RH ME INFORMOU QUE EU TINHA FERIAS A SER TIRADA TRABALHEI POR 5 MESES E (OUTUBRO2011) ENTREI NO AUXILIO DOENÇA NOVAMENTE (POR 3 MESES ) AINDA TENHO DIREITO A RECEBER ESSAS FERIAS ???
    AGRADEÇO A RESPOSTA
    MEU EMAIL dable1520@gmail.com

  422. QYERO SABER ESTOU DE AUXILIO DOENÇA HA 6 MESES TENHO DIREITO A DECIMO 3,EM DEZEMBRO AGUARDO RESPOSTA

  423. O meu caso foi auxilio doença, estou com uma hérnia de disco lombar. Quando voltar a empresa pode me demitir?

  424. Meu cunhado esta doente com Brida e já passou por va´rias cirurgias, quando passa pelo INSS e em várias pericias dizem que ele esta apto ao trabalho porem a médica da empresa diz que não pode aceita-lo no trabalho porque a função exige trabalho de esforço fisico e em espaço confinado ele já esta a mais de dois anos sem receber qualquer auxilio e em tratamento. O que fazer?

  425. Trabalhei numa empresa no periodo de set/1997 a jan/99. Em 1 de janeiro de 1999 sofri acidente de carro e foi constato doença neurologica epilepsia, permaneci AFASTADO 15 DIAS quando retornei ao trabalho 3 dias fui demitido. Desde de então me encontro em tratamento medico.GostariA de saboi justa a demissão uma vez que soube que existe acordo coletivo 1998 que garante estabilidade. Ainda poderei fazer alguma coisa?

  426. Olá!

    A mais ou menos 02 anos fiz uma cirurgia de coluna, coloquei 12 pinos e 02 hastes, só que agora dois pinos se partiram, e terei que operar. A empresa pode me demitir antes mesmo de marcar a cirurgia? Mas eles estão cientes que vou fazer a cirurgia, porém não tem nenhum documento que comprova isso. Provavelmente o médico me dará 01 mês de recesso, o que devo providenciar para ter estabilidade após a cirurgia? Eles podem me demitir após a cirurgia?

  427. Sofri um acidente fora do trabalho e vou ficar 60 dias de licença médica, foi contratado um substituto para a minha vaga, quanto tempo de garantia eu tenho quando eu voltar da licença, e se for demitido o que eu tenho que receber?

  428. me acidentei fora do trabalho no dia 23-10, fui trabalhar no dia 25-10 e a tarde fui ao médico. ele me deu 15 dias de atestado devido uma fratura no pé, e no fim do atestado dia 08-11-2010 ele me deu encaminhamento para o inss pois vou ter que fazer uma cirurgia. minha duvida é a seguinte: eu estava com férias programadas para tirar no dia 08-11, porém eu nem voltei ao trabalho.
    a empresa pode me dar essas férias??? ou retiro quando voltar do afastamento???

  429. tirei 30 dias de licença , e voltei a trabalhar tem 2 dias , mas ainda não estou em condições de trabalhar e o medico que me dar mais 10 dias , se eu tirar esses 10 dias preciso passar por pericia novamente

  430. fiz uma cirugia da hemorroida na terça dia 09 peguei 14 dias tenho 6 tumores a mediaca tirou 3 e vai tirar os outros 3 daqui 3 meses a empresa pode me mandar embora nesse intervalo

  431. tirei 30 dias de licença , posso tirara quanto mais , sem precisar passe por pericia novamente

  432. Olá, sofri um acidente em janeiro desse ano e fiquei afastada por 9 meses dia 5 de outubro a empresa me colocou de férias direto e dia 07/11 eles me demitiram, ainda estou em tratamento de fisioterapia e utilizo o plano da empresa desde o início, gostaria de saber se eles poderiam me demitir e se tenho direito a continuar com o plano até o fim do meu tratamento pois o mesmo já foi cancelado!
    Grata.

  433. sou trabalhadora temporaria meu contrato vai vencer dia 20 desse mes sofri um acidente de trabalho e estou afastada devo voutar dia 15 posso ser demitida ou eles são obrigados a renovar por mais um ano?

  434. Uum colaborador se acidenta dentro da empresa o mesmo se afasta por quatro meses (retornou no mês de março), e este teria de tirar férias em maio mas não tirou, quias os direito deste funcionário? ele perde as férias?

    • Benefício concedido ao segurado impedido de trabalhar por doença ou acidente por mais de 15 dias consecutivos. No caso dos trabalhadores com carteira assinada, os primeiros 15 dias são pagos pelo empregador, e a Previdência Social paga a partir do 16º dia de afastamento do trabalho. No caso do contribuinte individual (empresário, profissionais liberais, trabalhadores por conta própria, entre outros), a Previdência paga todo o período da doença ou do acidente (desde que o trabalhador tenha requerido o benefício.

      Para ter direito ao benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses. Esse prazo não será exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por acidente de trabalho ou fora do trabalho). Para concessão de auxílio-doença é necessária a comprovação da incapacidade em exame realizado pela perícia médica da Previdência Social.

      Terá direito ao benefício sem a necessidade de cumprir o prazo mínimo de contribuição, desde que tenha qualidade de segurado, o trabalhador acometido de tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, doença de Paget (osteíte deformante) em estágio avançado, síndrome da deficiência imunológica adquirida (Aids) ou contaminado por radiação (comprovada em laudo médico).

      O trabalhador que recebe auxílio-doença é obrigado a realizar exame médico periódico e participar do programa de reabilitação profissional prescrito e custeado pela Previdência Social, sob pena de ter o benefício suspenso.

      Não tem direito ao auxílio-doença quem, ao se filiar à Previdência Social, já tiver doença ou lesão que geraria o benefício, a não ser quando a incapacidade resulta do agravamento da enfermidade.

      Quando o trabalhador perde a qualidade de segurado, as contribuições anteriores só são consideradas para concessão do auxílio-doença após nova filiação à Previdência Social houver pelo menos quatro contribuições que, somadas às anteriores, totalizem no mínimo 12.

      O auxílio-doença deixa de ser pago quando o segurado recupera a capacidade e retorna ao trabalho ou quando o benefício se transforma em aposentadoria por invalidez.

    • Art. 133 – Não terá direito a férias o empregado que, no curso do período aquisitivo: (Redação dada pelo Decreto-lei nº 1.535, de 13.4.1977)

      IV – tiver percebido da Previdência Social prestações de acidente de trabalho ou de auxílio-doença por mais de 6 (seis) meses, embora descontínuos. (Incluído pelo Decreto-lei nº 1.535, de 13.4.1977)

  435. VOUFAZER UMA CIRURGIA E VOU PEGAR 15 DIAS, VOU TRABALHAR 2 DIAS E FOLGAR 3.
    POSSO PEGAR MAIS 15 DIAS SEM ENTRAR PELO INSS?

  436. Minha irma fez uma cirurgia de retirada de vesicula, teve 15 dias de licença ela pode ser demitida qndo voltar? Existe alguma leia que proteja ela de ser demitida, ela tem algum prazo de estabilidade?

  437. Quebrei o pé a uma semana atrás e ganhei um atestado médico de 15 dias, no entanto terei que ir ao inss fazer uma perícia sobre o caso, estou meio perdido pois nunca passei por essa situação, queria tirar dúvidas sobre o salério. Obrigado.!

    • se a licença é de apenas 15 dias, a empresa paga; se for mais de 15 dias vc tem que ir ao INSS para fazer uma pericia médica com os medicos do INSS. O salário è o mesmo

  438. Meu amigo foi demitido recentemente da metalúrgica depois de ficar afastado por 40 dias, vou falar para ele sobre isso!

  439. estou com problemas de epicondilite lateral e fui afastada por 15 dias e terei que fazer 10 sessões de fisioterapia. trabalho em uma casa loterica durante 11 horas diarias e com apenas 20 minutos de intervalo para o almoço.
    o medico me disse que esses 15 dias não irão resolver meu problema. e me aconselhou ir voltando la e pegar mais dias para continuar o tratamento.
    não me importo em ser demitida já que no momento o mais importante é minha saude. como devo proceder? o que faço antes de terminar esses 15 dias de licença? quais são meus direitos? estou com uma ferias vencida vou perde-la?
    minhas dores são grandes e na verdade nem quero retornar ao trabalho. será que posso pedir um acordo ou isso será burrice? desde já agradeço…

  440. Estou com uma cirurgia marcada para 23/09/10 e estou com encaminhamento médico para a cirurgia,porém a empresa solicitou que eu cumprisse aviso prévio até 31/08/2010 (ja assinei).Mesmo com cirurgia marcada antes da data do aviso previo posso ser demitida?

  441. denise charao borges

    ja trabalho a 1ano estou com uma ernia de hiato vou fazer uma cirugia depois de quando tempo voltar posso ser demitida

  442. Estou afastada desde abril por causa de um acidente de trabalho, passei por perica e o beneficio é ate dia 28/07, sendo que dia 27/07 pedi prorrogação sendo a pericia marcada so para dia 14/09, se o pedido nao for aceito o que acontece.
    Fiquei sabendo que perco o direito a férias.
    E no meu caso por causa do acidente fiquei com condromalacia no joelho, quanto tempo tenho de estabilidade?

  443. Olá, farei uma cirurgia em virtude de um tumor no osso da perna. Ficarei afastado de 15 a 30 dias. Quando ico mais de 15 dias recebo apenas 80% do salário? Como faço para passar no médico do inss se estarei imóvel no hospital e em casa?
    Outra dúvida. Após o priemiro mês, utilizarei muletas e bengala para andar. Posso trabalhar desta maneira?

    Obrigado.
    Abs.

    • se vc vai ficar parada apenas 15 dias, nao precisa ir no INSS a empresa tem que pagar o salário, depois de 15 o INSS paga, mas nao tem burocracia também, é tudo automático. Nao tem essa de 80% vc vai receber o salário total. Se as muletas nao atrapalhar seu desempenho, ou seja, nao tiver nada a ver com seu trabalho, pode sim.

  444. estou de licença medica desde o dia 09 de julho, um amigo me ligou me informando que tinha sido exonerado no mesmo dia 09, impossibilitado solicitei a minha companheira que entregase meu atestado no RH, nao assinei nenhum documento e nem me informaram: ESTA EXONERAÇÃO TEVALOR ?

  445. Quando completei um ano de férias daí a 18 dias entrei pelo inss por causa de uma cirurgia , eu tenho direito a essa férias ?

  446. oi fiquei afastada por 9 meses agra me foi negado o auxilio doença d inss meu patrao falou p eu fazer exame demissional ,que nao vou cumprir aviso to axando estranho,tenho direito a seguro desemprego? e alguma idenizacao por ser demitida?

  447. corro orisco de demitida se fazer a cirugia antes de um ano

  448. tenho que fazer uma cirurgia faço um ano em outubro o que devo fazer esperar as ferias ou fazer antes

  449. Estou de licença médica por conta de uma cirurgia há 45 dias, posso ser demitido assim que eu voltar ao trabalho? também tenho férias vencidas.

  450. Sofri um acidente fora do trabalho, estou de licença ha 6 meses, e vou ficar até Junior, pois ainda estou me recuperando…Posso ser demitida quando voltar ao meu trabalho, existe um prazo pra demissão, ou posso ser demitida assim que voltar ? Também irei completar 2 férias vencidas. A minha profissão é bancária,função caixa, desenvolvir uma tendinite e um sisto no punho, quais os meus direitos caso seja demitida?

    Grata

  451. boa tarde.
    eu estou com ernia inguinal, ja estou afastdo p/ uma pequena cirurgia, pois tirei 15 dias de licença medica mais ainda nao venceu, do dia 02/ ao dia 16/04
    pois mihas ferias esta marcada pr junho de 2010 eu poço pedir p/ antecipar p/ maio p/ que eu faça a cirurgia e nao precise entrar no inss.pois cazo de nao der tempo de recuperaçao ai eu entro no inss.
    gratto

  452. assineia ctps em 08/11/2007,só tirei uma férias até hoje.ia tirar a outra em março mas estou de licença médica desde 01/02/2010. tenho direito ao valor dessas férias?

  453. Estou afastada pelo inss há 5 meses pois sofri um acidente de moto (fora do horário de trabalho), fraturei o punho e o cotovelo, gostaria de saber se eu estando afastada eles podem me demitir, ou só após eu retornar ao trabalho.
    obrigada

  454. somente quando retornar ao trabalho.