Freios ABS para motos da Bosch

0

Freios ABS para motos da Bosch (Tenere 250: imagens, vídeos e preços)

A Bosch Brasil vai apresentar hoje no seminário “Novas Tecnologias em Segurança Veicular para Motocicletas”, uma espécie de freio ABS para motocicletas.

 

De acordo com a Bosch, 47% dos acidentes com motocicleta são causados por frenagem errada. O uso de ABS pode reduzir em até 40% as consequências de um acidente, garante um estudo alemão. (Ducati Diavel – primeiras imagens)

 

A Bosch não divulgou maiores informações sobre os freios ABS e nem o preço, mas definitivamente é um grande avanço para o mercado brasileiro de motocicletas.

O funcionamento de ABS de moto é parecido com o de um carro. Pequenos discos (semelhantes ao disco de freio, porém cheios de ranhuras) instalados no cubo das rodas atuam com os sensores do ABS e realizam a “leitura” da velocidade das rodas durante a frenagem. Quando a roda está prestes a travar, os sensores enviam um sinal para a central do ABS e a mesma envia um sinal para “aliviar” a pressão aplicada no freio. “O sistema ABS colabora para manter o comportamento equilibrado da motocicleta em frenagens em diferentes pisos e, consequentemente, oferece maior segurança ao motociclista”, explicou Alfredo Guedes Jr, engenheiro da Honda. via webmotor

Veja o vídeo!

Leave A Reply