Câncer e Cisto: diferença, diagnóstico, tipos e tratamento

0

Câncer e Cisto diferença, diagnóstico, tipos e tratamentoCâncer, clinicamente conhecido como neoplasia maligna, é uma condição médica em que as células sedividem e crescem rapidamente causando tumores que podem causar danos a órgãos adjacentes, ou atingir outras partes do corpo. Um cisto, por outro lado, é uma condição comum da pele que ocorre entre as pessoas. Um cisto é uma cápsula fechada e normalmente preenchido com material líquido, semi sólido ou gasoso.

 

Os cistos são diferentes de cancro. O cancro é uma doença em que a massa é formada a partir de células mutantes que se dividem constantemente, enquanto um quisto é um resultado de uma estreita estrutura em forma de saco que é enchida com ar, com material fluido ou semi sólido. Cistos são geralmente benignos, enquanto cancros podem ser perigosos.

 

Tipos de tumores:

Existem três tipos de tumores, que podem ou não evoluir para cancro: tumor benigno, pré maligno ou malignos. Um tumor benigno é um pequeno tumor inofensivo que não é canceroso. Um tumor pré maligno é um tumor pré canceroso. Finalmente, o tumor maligno é altamente cancerígeno.

 

Câncer e Cisto diferença, diagnóstico, tipos e tratamentoCâncer acontece quando as células se dividem mais rapidamente do que a capacidade do corpo para controlar essa divisão. Essa divisão forma pequenos pedaços de células, que são conhecidos como tumores. Estes tumores podem permanecer onde estão e não crescer ou podem crescer e se espalhar para outras partes do corpo através do sangue ou sistema linfático.

 

Os tumores são muitas vezes difíceis de diagnosticar até que virem enormes, quase sem chances de sobrevivência. O motivo: esses tumores praticamente não têm sintomas. Existem mais de 200 tipos de cânceres. Os sintomas costumam aparecer apenas quando os tumores ou câncer cresceram.

 

Causas:

Também não há causas definidas de câncer, apesar de certas substâncias tais como a radiação, poluentes ambientais, falta de atividade física, obesidade, tabagismo e certos tipos de infecções causam mutações. Cerca de 5-10% dos casos de câncer são hereditários.

 

Diagnóstico:

O câncer é diagnosticado pela presença de sinais e sintomas, testes de triagem ou de imagem médica. Este diagnóstico é então confirmado por análise de uma amostra de tecido sob um microscópio.

 

Tratamento:

Câncer pode ser tratada com cirurgia, quimioterapia e radioterapia. O tratamento deve garantir que as células cancerosas são erradicadas e removidas. As possibilidades de sobrevivência a doença variam de acordo com o tipo e local do cancro. Se o câncer estiver no início, as chances de sobrevivência são maiores.

 

[Cisto]

Câncer e Cisto diferença, diagnóstico, tipos e tratamentoUm cisto, por outro lado, é geralmente benigno e não é prejudicial. No entanto, se um cisto cresce demais pode prejudicar a função de outros órgãos, tendo que ser removido. Se o cisto é preenchido com pus, torna-se um abscesso.

 

Existem centenas de tipos de cistos. Eles podem aparecer logo abaixo da pele ou no interior do corpo ligado a um tecido ou órgão. Eles variam em tamanho, de microscópico ao tamanho de algumas bolas.

 

Os cistos de pele geralmente aparecem como uma protuberância anormal logo abaixo da pele e pode ou não pode ser dolorosa. Um cisto nos seios pode ser perceptível quando os seios são examinados por toque e muitas vezes provocam dores.

 

Alguns cistos podem não ser perceptíveis ou visíveis, exceto por exames de imagem. Cistos podem aparecer no cérebro e podem causar dor de cabeça, bem como outros sintomas. Se você tiver qualquer dúvida sobre esse assunto, procure um médico.

Leave A Reply