Home / Brasil / Auxílio doença: quando se perde as férias?

Auxílio doença: quando se perde as férias?


Está afastado do trabalho por auxílio-doença não tem nada a ver com a perda do direito a férias; se você já tem férias vencidas, mesmo que recebendo auxílio-doença, ninguém perde essas férias.

direito a ferias depois de licenca medica

 

 

 

Já se você não tem férias vencidas e ficou afastado do trabalho por auxílio-doença por mais de 6 meses é claro que você não tem direito a férias quando voltar ao trabalho. Ou seja, se num período de 12 meses, o empregado fica mais de seis meses afastado por auxílio-doença, nem chegou a adquirir o direito a férias. Ou seja não é perda, o empregado simplesmente não adquiriu esse direito.

 

Veja também:  os direitos do empregado quando tira Licença Medica.

 

 

Caso o empregado tenha recebido auxílio-doença por período inferior ou igual a seis meses, não há qualquer alteração do período de aquisição do direito a férias, sendo que o tempo de afastamento do trabalho conta normalmente como se fosse trabalhado, mas na pratica a empresa pode não dar as férias assim que o empregado volta do auxílio-doença, mesmo tendo esse direito.

 

Veja também: Como consultar o seguro-Desemprego – Passo a Passo

333 comments

  1. Fiz uma cirurgia dia 27/06/2014, para a retirada de um tumor… vou ficar afastada pelo INSS até dia 01/11/2014. Não tenho um ano ainda, pois vou completar dia 11/11/2014.. Já tirei 10 dias de férias coletivas ano passado, em dezembro.. Gostaria de saber se perco os 20 dias que ainda me sobraram, pelo fato de eu ter ficado este período no INSS?

  2. Boa Noite, eu estou afastada pelo inss (auxilio doença) desde março de 2014, a minha pergunta é em 18 de janeiro de 2014 eu venci uma ferias, como eu fui afastada em março 2014 eu perco essas feria?, ainda continuo afastada, como funciona essas ferias vencidas?

  3. Bom dia!
    Fiz cirurgia para remoção de tumor, no dia 11/03. fiquei 15 dias afastado pela empresa e estou retornando dia 22/09. Contando os dois períodos ultrapassa os 6 meses. somente o tempo do INSS, daria menos. Considera-se os dois ou só o tempo do INSS? Obrigado!

  4. Olá boa tarde, fiquei afastada 4 meses pelo INSS eu perco o meu direito às férias, visto que vou fazer 3 anos de carteira em abril de 2015 e até hoje só recebi uma férias que foi em DEZEMBRO do ano passado. Ah eu já tenho outra férias pra receber não é?

  5. Alexandre Souza Costa

    Boa noite Cilene
    Trabalhei pouco mas de 1 ano em uma empresa sofri um acidente a qual meu supervisor não informou ao pessoal da segurança do trabalho por se tratar do que parecia acidente de natureza leve mas com passar do messes perdi a visão do olho direito e o medico diagnósticol uma catarata mas quando fiz a cirurgia ficou claro a perca da visão e já estou a 1 ano por conta do INSS o que me preocupa e saber se a empresa irá continua pagando o plano de saúde e como eu já tinha férias vencidas a mesma ira me reembolsar e mesmo nessa cituacao terei direito ao 13% salário
    De já agradeço sua atenção e se pocivel tire minhas duvidas

    • Vc tem que entrar em contato com a empresa por que você tem que pagar sua parte no plano de saúde, todo mês. Ferias vencidas continuam valendo.

  6. Boa tarde sofri acidente no trabalho dia 24/08/14 tenho uma férias vencida da outra vence agora em novembro posso recebe mesmo estando afastado.

  7. estou de auxilio doença desde o dia 25 d novembro gostaria de saber se tenho direito ao decimo e as férias no caso as férias na empresa em que trabalho e coletiva.

  8. Estive 60 dias recebendo auxílio doença e trabalho em uma Prefeitura.
    Por favor, além de só receber 1/3 dos 20 dias de férias e metade do
    13º sálario, tenho mais algum direito?

    grata

    Cecília

  9. ola eu tinha uma ferias vencida do periodo de 2011 a 2012 e no periodo de 2013 fiquei afastado por 6 meses sei que pereco o direito de ferias de 2013 ea que ja estava vencida perco também?

  10. Trabalhei 3 meses e depois sofri um acidente fiquei oito meses de atestadoVoltei trabalhar. Trabalhei 7 meses e pedi contaQuantos meses de ferias eu tenho direito7 meses ou 10 meses?

  11. Boa tarde Cilene, estou de licença médica a 15 dias e vou ficar mais 15 dias a principio, pois tenho perícia marcada para dia 07/01/2014, trabalho para a Prefeitura, acho que irão dar férias para o pessoal em Janeiro, podem me obrigar a pegar as férias ou tenho de direito de pegar só quando voltar da licença médica.

  12. boa noite trabahei 9 meses e fiquei 8 meses pelo inss retornei e ja trabalhei 7meses conpretei 2 anos tenho direito a ferias des de ja agradeso obrigado

    • vc tem que fazer as contas…vc trabalhou um ano inteiro?

    • Boa Tarde, desculpa, mas não entendi.. Quando você fala 1 ano inteiro, é um ano trabalhando direto sem interrupções pelo inss ou juntando as duas partes? Os 8 meses que eu trabalhei antes de entrar pelo inss com os 7 meses que eu já trabalhei de novo desde quando voltei. Total da 15 meses trabalhado, e eu fiz 2 anos de empresa, tenho direito a férias? ou só com 1 ano inteiro trabalhado?

  13. Fui registrada em 01/08/2001 e esse ano fiquei afastada por auxilio doença de 27/03/2013 a 01/11/2013, mas o que aconteceu venceu minhas 2as férias, pois sempre tiro em Julho e como estava afastada não conseguiu tirar. Vou tirar uma agora em fevereiro/2014 e outra em julho/2014, o que a empresa terá que me pagar em fevereiro/2014 e em julho/2014 supondo que meu salário fosse R$ 1.000,00 ?

  14. Olá, meu último dia de trabalho foi 11/11/2013, estava de atestado. Dia 25/11/2013 era para eu ter voltado, mas a empresa me mandou fazer perícia. Que está marcada para amanhã dia 11/12/2013. Dando negada, que é o que eu quero, perco minhas férias que já estão marcadas para janeiro e que venceram em maio/2013?

  15. quero sabe tem minha feria vencida eu tenho direto a ferias e tou no beneficio

  16. Bom dia Cilene.
    Uma empregada doméstica que está de licença médica desde 17/12/2012 com retorno após 1ano (18/12/2013), está grávida de 7 meses.
    1) ela tem direito ao décimo terceiro salário pago pelo empregador ou pelo inss?
    2) se ela pedir demissão ela terá direito a licença maternidade pelo inss em fevereiro de 2014?
    Obrigada

    • O INSS já deve ter pago o decimo…mas vc deve fazer uma consulta no INSS para ver todos os direitos dela. Um contador também pode ajudar vc.

  17. cilene td bem?
    trabahava a um ano tirei um mes pelo inss pela minha gravidez de risco logo em seguida tirei licenca maternidade e ferias vencidas,voltando se me mandarem embora tenho direito ao seguro desemprego?

  18. Cilene, tudo bem?
    iniciei em março de 2013, to afastado por 3 meses, pelo auxilio doença, volto na metade de janeiro, eu perco minhas ferias?
    ou a empresa sao obrigado a me dar ferias depois de março?
    valeu

    • auxílio-doença por período inferior ou igual a seis meses, não há qualquer alteração do período de aquisição do direito a férias, sendo que o tempo de afastamento do trabalho conta normalmente como se fosse trabalhado.

  19. Boa noite, entrei em agosto de 2010 em uma empresa e em junho de 2012 fiquei doente e afastada ate 30 agosto, em 1 de set voltei ao trabalho e trabalhei ate 15 de outubro, onde me colocaram de ferias pois a segunda venceu e estava afastada, voltei a me afastar e retornei ao trabalho em março. Eu perco o direito aquisitivo de ferias e começa um novo periodo a partir de março, ou por eu ter gozado das ferias em outubro, o ciclo encerra e por isso a conta é so de 4 meses de afastamento? Grata. andrwa

    • auxílio-doença por período inferior ou igual a seis meses, não há qualquer alteração do período de aquisição do direito a férias.

    • Cilene, boa tarde, desculpe, mas minha duvida continua, visto que fiquei afastada 3 meses, trabalhei 45 dias, me colocaram em ferias e fiquei mais 4 meses afastada, retomando em março minhas atividades normais. Eles alegam que eu fiquei 9 meses e me pagaram ferias a partir de março, pelo que eu entendi, se eu gozei o primeiro periodo de ferias em Outubro, meu afastamento é de quatro meses. Logo, minha ferias de 2013 deveriam ser pagas referente ao periodo aquisitivo de ferias de agosto de 2011 a agosto 2012, certo? Grata desde ja

  20. Olá. Estou repetindo a minha pergunta, pois não houve resposta.

    Se eu tiver meu auxílio doença negado, recebo pelos dias que esperei a perícia? Perco dias de férias por isso?

    Se eu tive o auxílio doença de 2 meses aprovado, posso pegar férias quando o auxilio terminar ou é preciso esperar?

    Grata.

  21. Boa tarde Cilene,gostaria de saber se a perda das ferias mais de seis meses do aux. Doença conta por período aquisitivo,por ex.dois meses no primeiro período e cinco meses no segundo período aquisitivo das ferias perco as ferias.

  22. bom dia cilene
    fui contratada no dia 16 de outubro com contrato de experiença de 45 dias sendo podendo ser prorrogado por mais 45 dias , porem no dia 20 de novembro cai e quebrei o pé e segundo o medico vou precisar de 2 meses para se recuperar gostaria de saber se tenho direito ao auxilio doença

  23. vilsemar thibes de meira

    boa tarde cilene minha mulher fez pericia por auxilio doença e foi negado pelo perito era uns 45 dias de afastamento só, e quando foi pegar ferias a mulher responsavel pelo rh da empresa disse que ela perdeu as ferias pois a pericia foi negada e ficou como falta injustificada ,conversei com algumas pessoas e falaram que ela tem direito a ferias o que me diz tem ou não direito a ferias obrigado

    • vc tem que consultar um advogado..mas se ela ficou 45 dias sem trabalhar e sem licença medica, a empresa deve está computando com ferias, por que ninguém pode ficar 45 sem trabalhar e sem ter licença medica. Quantos dias, ela deixou de trabalhar?

      • oia cilene eu tenho 8messes na inpresa nais estou afastado auxilio doenca eu tenho direito as ferias grato

        • Com 8 meses vc não teria direito a ferias. Tem que trabalhar um ano para ter direito a feria. Mas se você vai ficar menos de 6 meses de licença medica, suas ferias não mudam.

  24. Olá. Se eu tiver meu auxílio doença negado, recebo pelos dias que esperei a perícia? Perco dias de férias por isso?

    Se eu tive o auxílio doença de 2 meses aprovado, posso pegar férias quando o auxilio terminar ou é preciso esperar?

    Grata.

  25. Olá,estou com minhas férias marcadas,tenho hérnia de disco e o médico me afastou por 60 dias,quias os meus direitos,o que devo fazer?Agradeço desde já.

  26. Fernando Henrique da Silva

    Ola
    Bom Dia

    Estou afastado da empresa desde o dia 27/06/2013,e consegui o auxilio doença ate a data de 30/11/2013,fiz o pedido de prorrogação que me foi concedido para o dia 07/01/2014,minha duvida é,quando eu retornar ao trabalho no dia 02/12/2013 terei direito a gozar dos dias de ferias que a empresa me deve,desde ja agradeço e aguardo retorno.

  27. olá bom dia eu trabalho embarcado e em novembro de 2012 senti uma dor enorme e o comandante me desembarcou pra eu ir ao médico e me foi constatado varias hérnias de disco desde então estou no auxilio doença do INSS a pergunta é esse periudo conta tempo para aposentadoria e se tenho direito ao dessimo terceiro?obrigado.

  28. boa tarde, gostaria de saber se tenho direito a ferias trabalhei sete meses e a seis meses estou afastada por minha gravidez se de alto risco ; fiz um ano agora em novembro e me afastei em junho . Se me mandarem embora quais sao os meus direitos ?
    tambem gostaria de saber se tenho direito ao fundo de garantia ?

    • Caso o empregado tenha recebido auxílio-doença por período inferior ou igual a seis meses, não há qualquer alteração do período de aquisição do direito a férias, sendo que o tempo de afastamento do trabalho conta normalmente como se fosse trabalhado, mas na pratica a empresa pode não dar as férias assim que o empregado volta do auxílio-doença, mesmo tendo esse direito.

  29. Boa tarde Cilene,gostaria de saber se a perda das ferias mais de seis meses do aux. Doença conta por período aquisitivo,por ex.dois meses no primeiro período e cinco meses no segundo período aquisitivo das ferias perco as ferias ou não.

  30. Gostaria de saber se a perda das ferias mais de seis meses do aux. Doenca conta por periodo aquisitivo,por ex.dois meses no primeiro periodo e cinco meses no segundo periodo aquisitivo das ferias perco as ferias ou nao.

  31. Bom dia gostaria que me respondesse se os 6meses de perda das ferias por aux. Doenca e por seis meses cada periodo aquisitivo ou todo

  32. Gostaria de saber se perco as ferias,se ficar de auxilio doenca 7 meses , sendo 2 meses no primeiro periodo aquisitivo e 5 meses no segundo periodo aquisitivo das ferias.

  33. DANIEL VASCONCELOS

    Sofri um acident no mes de outrbro e precisarei entra de auxílo doença o equivalent a 03 meses. Acontece que em janeiro vai vencer duas férias sem gozo o que eu perderei ou ganharei quando retornar se for mantido esse peíodo de afastamento

  34. Boa tarde Cilene,seis meses ou mais de auxilio doenca perde as ferias,mas sr este meses estao dividido em 2 periodo aquisitivo por exemplo 2 meses no primeiro periodo e 5 meses no segundo periodo aquisitivo de ferias,perde ou nao o direito das ferias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>