Home / Brasil / Auxílio doença: quando se perde as férias?

Auxílio doença: quando se perde as férias?


Está afastado do trabalho por auxílio-doença não tem nada a ver com a perda do direito a férias; se você já tem férias vencidas, mesmo que recebendo auxílio-doença, ninguém perde essas férias.

direito a ferias depois de licenca medica

 

 

 

Já se você não tem férias vencidas e ficou afastado do trabalho por auxílio-doença por mais de 6 meses é claro que você não tem direito a férias quando voltar ao trabalho. Ou seja, se num período de 12 meses, o empregado fica mais de seis meses afastado por auxílio-doença, nem chegou a adquirir o direito a férias. Ou seja não é perda, o empregado simplesmente não adquiriu esse direito.

 

Veja também:  os direitos do empregado quando tira Licença Medica.

 

 

Caso o empregado tenha recebido auxílio-doença por período inferior ou igual a seis meses, não há qualquer alteração do período de aquisição do direito a férias, sendo que o tempo de afastamento do trabalho conta normalmente como se fosse trabalhado, mas na pratica a empresa pode não dar as férias assim que o empregado volta do auxílio-doença, mesmo tendo esse direito.

 

Veja também: Como consultar o seguro-Desemprego – Passo a Passo

About Cilene Bonfim

333 comments

  1. Fiz uma cirurgia dia 27/06/2014, para a retirada de um tumor… vou ficar afastada pelo INSS até dia 01/11/2014. Não tenho um ano ainda, pois vou completar dia 11/11/2014.. Já tirei 10 dias de férias coletivas ano passado, em dezembro.. Gostaria de saber se perco os 20 dias que ainda me sobraram, pelo fato de eu ter ficado este período no INSS?

  2. Boa Noite, eu estou afastada pelo inss (auxilio doença) desde março de 2014, a minha pergunta é em 18 de janeiro de 2014 eu venci uma ferias, como eu fui afastada em março 2014 eu perco essas feria?, ainda continuo afastada, como funciona essas ferias vencidas?

  3. Bom dia!
    Fiz cirurgia para remoção de tumor, no dia 11/03. fiquei 15 dias afastado pela empresa e estou retornando dia 22/09. Contando os dois períodos ultrapassa os 6 meses. somente o tempo do INSS, daria menos. Considera-se os dois ou só o tempo do INSS? Obrigado!

  4. Olá boa tarde, fiquei afastada 4 meses pelo INSS eu perco o meu direito às férias, visto que vou fazer 3 anos de carteira em abril de 2015 e até hoje só recebi uma férias que foi em DEZEMBRO do ano passado. Ah eu já tenho outra férias pra receber não é?

  5. Alexandre Souza Costa

    Boa noite Cilene
    Trabalhei pouco mas de 1 ano em uma empresa sofri um acidente a qual meu supervisor não informou ao pessoal da segurança do trabalho por se tratar do que parecia acidente de natureza leve mas com passar do messes perdi a visão do olho direito e o medico diagnósticol uma catarata mas quando fiz a cirurgia ficou claro a perca da visão e já estou a 1 ano por conta do INSS o que me preocupa e saber se a empresa irá continua pagando o plano de saúde e como eu já tinha férias vencidas a mesma ira me reembolsar e mesmo nessa cituacao terei direito ao 13% salário
    De já agradeço sua atenção e se pocivel tire minhas duvidas

    • Vc tem que entrar em contato com a empresa por que você tem que pagar sua parte no plano de saúde, todo mês. Ferias vencidas continuam valendo.

  6. Boa tarde sofri acidente no trabalho dia 24/08/14 tenho uma férias vencida da outra vence agora em novembro posso recebe mesmo estando afastado.

  7. estou de auxilio doença desde o dia 25 d novembro gostaria de saber se tenho direito ao decimo e as férias no caso as férias na empresa em que trabalho e coletiva.

  8. Estive 60 dias recebendo auxílio doença e trabalho em uma Prefeitura.
    Por favor, além de só receber 1/3 dos 20 dias de férias e metade do
    13º sálario, tenho mais algum direito?

    grata

    Cecília

  9. ola eu tinha uma ferias vencida do periodo de 2011 a 2012 e no periodo de 2013 fiquei afastado por 6 meses sei que pereco o direito de ferias de 2013 ea que ja estava vencida perco também?

    • Ferias vencidas nao se perdem..se passou 6 meses ou mais de licença num ano, não tem direito a ferias.

  10. Trabalhei 3 meses e depois sofri um acidente fiquei oito meses de atestadoVoltei trabalhar. Trabalhei 7 meses e pedi contaQuantos meses de ferias eu tenho direito7 meses ou 10 meses?

  11. Boa tarde Cilene, estou de licença médica a 15 dias e vou ficar mais 15 dias a principio, pois tenho perícia marcada para dia 07/01/2014, trabalho para a Prefeitura, acho que irão dar férias para o pessoal em Janeiro, podem me obrigar a pegar as férias ou tenho de direito de pegar só quando voltar da licença médica.

  12. boa noite trabahei 9 meses e fiquei 8 meses pelo inss retornei e ja trabalhei 7meses conpretei 2 anos tenho direito a ferias des de ja agradeso obrigado

    • vc tem que fazer as contas…vc trabalhou um ano inteiro?

    • Boa Tarde, desculpa, mas não entendi.. Quando você fala 1 ano inteiro, é um ano trabalhando direto sem interrupções pelo inss ou juntando as duas partes? Os 8 meses que eu trabalhei antes de entrar pelo inss com os 7 meses que eu já trabalhei de novo desde quando voltei. Total da 15 meses trabalhado, e eu fiz 2 anos de empresa, tenho direito a férias? ou só com 1 ano inteiro trabalhado?

  13. Fui registrada em 01/08/2001 e esse ano fiquei afastada por auxilio doença de 27/03/2013 a 01/11/2013, mas o que aconteceu venceu minhas 2as férias, pois sempre tiro em Julho e como estava afastada não conseguiu tirar. Vou tirar uma agora em fevereiro/2014 e outra em julho/2014, o que a empresa terá que me pagar em fevereiro/2014 e em julho/2014 supondo que meu salário fosse R$ 1.000,00 ?

  14. Olá, meu último dia de trabalho foi 11/11/2013, estava de atestado. Dia 25/11/2013 era para eu ter voltado, mas a empresa me mandou fazer perícia. Que está marcada para amanhã dia 11/12/2013. Dando negada, que é o que eu quero, perco minhas férias que já estão marcadas para janeiro e que venceram em maio/2013?

  15. quero sabe tem minha feria vencida eu tenho direto a ferias e tou no beneficio

  16. Bom dia Cilene.
    Uma empregada doméstica que está de licença médica desde 17/12/2012 com retorno após 1ano (18/12/2013), está grávida de 7 meses.
    1) ela tem direito ao décimo terceiro salário pago pelo empregador ou pelo inss?
    2) se ela pedir demissão ela terá direito a licença maternidade pelo inss em fevereiro de 2014?
    Obrigada

    • O INSS já deve ter pago o decimo…mas vc deve fazer uma consulta no INSS para ver todos os direitos dela. Um contador também pode ajudar vc.

  17. cilene td bem?
    trabahava a um ano tirei um mes pelo inss pela minha gravidez de risco logo em seguida tirei licenca maternidade e ferias vencidas,voltando se me mandarem embora tenho direito ao seguro desemprego?

  18. Cilene, tudo bem?
    iniciei em março de 2013, to afastado por 3 meses, pelo auxilio doença, volto na metade de janeiro, eu perco minhas ferias?
    ou a empresa sao obrigado a me dar ferias depois de março?
    valeu

    • auxílio-doença por período inferior ou igual a seis meses, não há qualquer alteração do período de aquisição do direito a férias, sendo que o tempo de afastamento do trabalho conta normalmente como se fosse trabalhado.

  19. Boa noite, entrei em agosto de 2010 em uma empresa e em junho de 2012 fiquei doente e afastada ate 30 agosto, em 1 de set voltei ao trabalho e trabalhei ate 15 de outubro, onde me colocaram de ferias pois a segunda venceu e estava afastada, voltei a me afastar e retornei ao trabalho em março. Eu perco o direito aquisitivo de ferias e começa um novo periodo a partir de março, ou por eu ter gozado das ferias em outubro, o ciclo encerra e por isso a conta é so de 4 meses de afastamento? Grata. andrwa

    • auxílio-doença por período inferior ou igual a seis meses, não há qualquer alteração do período de aquisição do direito a férias.

    • Cilene, boa tarde, desculpe, mas minha duvida continua, visto que fiquei afastada 3 meses, trabalhei 45 dias, me colocaram em ferias e fiquei mais 4 meses afastada, retomando em março minhas atividades normais. Eles alegam que eu fiquei 9 meses e me pagaram ferias a partir de março, pelo que eu entendi, se eu gozei o primeiro periodo de ferias em Outubro, meu afastamento é de quatro meses. Logo, minha ferias de 2013 deveriam ser pagas referente ao periodo aquisitivo de ferias de agosto de 2011 a agosto 2012, certo? Grata desde ja

      • Vc tem que procurar seu sindicato para fazer esses cálculos…ou a alguém do ministério do trabalho.

  20. Olá. Estou repetindo a minha pergunta, pois não houve resposta.

    Se eu tiver meu auxílio doença negado, recebo pelos dias que esperei a perícia? Perco dias de férias por isso?

    Se eu tive o auxílio doença de 2 meses aprovado, posso pegar férias quando o auxilio terminar ou é preciso esperar?

    Grata.

    • Olha…ninguém vai pagar…se vc não está de licença…e a empresa tem direito de descontar do seu salario.

  21. Boa tarde Cilene,gostaria de saber se a perda das ferias mais de seis meses do aux. Doença conta por período aquisitivo,por ex.dois meses no primeiro período e cinco meses no segundo período aquisitivo das ferias perco as ferias.

  22. bom dia cilene
    fui contratada no dia 16 de outubro com contrato de experiença de 45 dias sendo podendo ser prorrogado por mais 45 dias , porem no dia 20 de novembro cai e quebrei o pé e segundo o medico vou precisar de 2 meses para se recuperar gostaria de saber se tenho direito ao auxilio doença

  23. vilsemar thibes de meira

    boa tarde cilene minha mulher fez pericia por auxilio doença e foi negado pelo perito era uns 45 dias de afastamento só, e quando foi pegar ferias a mulher responsavel pelo rh da empresa disse que ela perdeu as ferias pois a pericia foi negada e ficou como falta injustificada ,conversei com algumas pessoas e falaram que ela tem direito a ferias o que me diz tem ou não direito a ferias obrigado

    • vc tem que consultar um advogado..mas se ela ficou 45 dias sem trabalhar e sem licença medica, a empresa deve está computando com ferias, por que ninguém pode ficar 45 sem trabalhar e sem ter licença medica. Quantos dias, ela deixou de trabalhar?

      • oia cilene eu tenho 8messes na inpresa nais estou afastado auxilio doenca eu tenho direito as ferias grato

        • Com 8 meses vc não teria direito a ferias. Tem que trabalhar um ano para ter direito a feria. Mas se você vai ficar menos de 6 meses de licença medica, suas ferias não mudam.

  24. Olá. Se eu tiver meu auxílio doença negado, recebo pelos dias que esperei a perícia? Perco dias de férias por isso?

    Se eu tive o auxílio doença de 2 meses aprovado, posso pegar férias quando o auxilio terminar ou é preciso esperar?

    Grata.

  25. Olá,estou com minhas férias marcadas,tenho hérnia de disco e o médico me afastou por 60 dias,quias os meus direitos,o que devo fazer?Agradeço desde já.

  26. Fernando Henrique da Silva

    Ola
    Bom Dia

    Estou afastado da empresa desde o dia 27/06/2013,e consegui o auxilio doença ate a data de 30/11/2013,fiz o pedido de prorrogação que me foi concedido para o dia 07/01/2014,minha duvida é,quando eu retornar ao trabalho no dia 02/12/2013 terei direito a gozar dos dias de ferias que a empresa me deve,desde ja agradeço e aguardo retorno.

  27. olá bom dia eu trabalho embarcado e em novembro de 2012 senti uma dor enorme e o comandante me desembarcou pra eu ir ao médico e me foi constatado varias hérnias de disco desde então estou no auxilio doença do INSS a pergunta é esse periudo conta tempo para aposentadoria e se tenho direito ao dessimo terceiro?obrigado.

  28. boa tarde, gostaria de saber se tenho direito a ferias trabalhei sete meses e a seis meses estou afastada por minha gravidez se de alto risco ; fiz um ano agora em novembro e me afastei em junho . Se me mandarem embora quais sao os meus direitos ?
    tambem gostaria de saber se tenho direito ao fundo de garantia ?

    • Caso o empregado tenha recebido auxílio-doença por período inferior ou igual a seis meses, não há qualquer alteração do período de aquisição do direito a férias, sendo que o tempo de afastamento do trabalho conta normalmente como se fosse trabalhado, mas na pratica a empresa pode não dar as férias assim que o empregado volta do auxílio-doença, mesmo tendo esse direito.

  29. Boa tarde Cilene,gostaria de saber se a perda das ferias mais de seis meses do aux. Doença conta por período aquisitivo,por ex.dois meses no primeiro período e cinco meses no segundo período aquisitivo das ferias perco as ferias ou não.

  30. Gostaria de saber se a perda das ferias mais de seis meses do aux. Doenca conta por periodo aquisitivo,por ex.dois meses no primeiro periodo e cinco meses no segundo periodo aquisitivo das ferias perco as ferias ou nao.

  31. Bom dia gostaria que me respondesse se os 6meses de perda das ferias por aux. Doenca e por seis meses cada periodo aquisitivo ou todo

  32. Gostaria de saber se perco as ferias,se ficar de auxilio doenca 7 meses , sendo 2 meses no primeiro periodo aquisitivo e 5 meses no segundo periodo aquisitivo das ferias.

  33. DANIEL VASCONCELOS

    Sofri um acident no mes de outrbro e precisarei entra de auxílo doença o equivalent a 03 meses. Acontece que em janeiro vai vencer duas férias sem gozo o que eu perderei ou ganharei quando retornar se for mantido esse peíodo de afastamento

  34. Boa tarde Cilene,seis meses ou mais de auxilio doenca perde as ferias,mas sr este meses estao dividido em 2 periodo aquisitivo por exemplo 2 meses no primeiro periodo e 5 meses no segundo periodo aquisitivo de ferias,perde ou nao o direito das ferias

  35. mas eu tenho 7 meses antes do meu afastamento eu fiquei 12 meses entao eu perdi esse tempo
    eu acho isto um roubo porque e de direito do trabalhado

  36. Boa noite fiquei a 5 meses e 20 dias afastado da empresa por acidente de trabalho ,quando eu fiquei afastado eu tinha 1 ano e 4 meses de firma pelas minhas contas agora eu tenho 1 ano e 9 meses eu tenho direito as ferias

    • Caso o empregado tenha recebido auxílio-doença por período inferior ou igual a seis meses, não há qualquer alteração do período de aquisição do direito a férias, sendo que o tempo de afastamento do trabalho conta normalmente como se fosse trabalhado, mas na pratica a empresa pode não dar as férias assim que o empregado volta do auxílio-doença, mesmo tendo esse direito.

  37. Por favor me tirem essa dúvida: Eu tenho férias vencidas e eu ia tira-las em Novembro/2013 porem tives algumas complicações de saúde e a empresa me afastou agora estou pelo o INSS. Tenho direito a essas férias que vencerão? quando poderei tira-las? só quando retornar ao trabalho? ou posso solicita-las estando afastado?

    • Caso o empregado tenha recebido auxílio-doença por período inferior ou igual a seis meses, não há qualquer alteração do período de aquisição do direito a férias, sendo que o tempo de afastamento do trabalho conta normalmente como se fosse trabalhado, mas na pratica a empresa pode não dar as férias assim que o empregado volta do auxílio-doença, mesmo tendo esse direito.

  38. Boa tarde Cilene,gostaria de saber se entrei de auxilio doenca em maio dia 19/05/2013 estava com dez meses no trabalho se eu ficar mais de seis meses perco estas ferias

  39. Obrigada pelo retorno!
    Parabéns pelo blog

  40. Olá,
    estou entrando pelo INSS onde meu ultimo dia trabalhado foi dia 08/09/2013 e em
    janeiro2014 iria vencer 2 férias, gostaria de saber quem paga o 13° a empresa ou o INSS?, e como fica minhas férias?

    • Caso o empregado tenha recebido auxílio-doença por período inferior ou igual a seis meses, não há qualquer alteração do período de aquisição do direito a férias, sendo que o tempo de afastamento do trabalho conta normalmente como se fosse trabalhado, mas na pratica a empresa pode não dar as férias assim que o empregado volta do auxílio-doença, mesmo tendo esse direito.

  41. Olá Cilene, Boa Tarde!

    Fui admitida formalmente regime CLT dia 17/05/2012, me afastaei por motivo de doença, dia 21/06/2012 fiquei internada por duas vezes, problemas para andar subir degraus, estava tentando encostar para tratamento mas não consegui entao retornei ao trabalho dia 10/09/2013, fui demitida no mesmo dia, recebo beneficio seguro desemprego?

    • A assistência financeira temporária será prestada ao trabalhador que:- Tiver sido dispensado sem justa causa;- Estiver desempregado, quando do requerimento do benefício;- Tiver recebido salários consecutivos, no período de 6 meses anteriores à data de demissão;- Tiver sido empregado de pessoa jurídica, por pelo menos 6 meses nos últimos 36 meses;- Não possuir renda própria para o seu sustento e de sua família;- Não estiver recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.

  42. Olá Cilene bom dia ;)

    Antes de entrar de férias eu já agendei uma cirurgia pelo SUS. Os patrões estavam cientes disso. Como sempre existe aquela demora e no mes seguinte entrei em férias. Daí quando estava de férias o pessoal me ligou dizendo que minha cirurgia foi marcada para o próximo mês, sendo que irei trabalhar apenas 2 dias após meu retorno das férias, e provavelmente ficarei uns 3 meses parado. Gostaria de saber se receberei meus direitos normalmente. Sou carteira assinada.
    Desde já agradeço, parabéns pelo blog !

  43. Sera que você pode me orientar ? eu já tinha ferias vencidas desde fevereiro , em junho afastei pelo inss e ficarei até dezembro oque vai dar em 5 meses e 8 dias de afastamento. E em fevereiro do proximo ano ira vencer novamente minhas ferias . Minha divida é , eu terei direito as ferias ?tanto a que esta vencida quando a que ira vencer?

  44. por gentileza,minha dúvida é se os primeiros 15 dias pagos pela empresa antes da concessão de auxilio doença pelo inss são computados para perda de direito as férias.Fiquei afastada de 22/03 a 18/09 .

  45. Olá bom dia!Estou afastada pelo INSS desde 20/03/3013 com concessão até 10/10/2013 por incapacidade laboral, tenho 10 dias de férias vencidas e meu período aquisitivo é outubro sendo assim, gostaria de saber se…para ter direito a férias até que dia teria que retornar ao trabalho? o afastamento conta a partir do atestado ou a partir da primeira perícia do INSS?tenho direito ao decimo terceiro?tenho que cumprir algum período de carência para poder ser demitida?

    Agradeço a atenção e fico no aguardo do seu retorno.
    Att,

    • seis meses ou mais de licença…não tem mais ferias, apenas ferias vencidas continuam valendo.

    • Oi Cilene, você saberia me orientar quanto aos outros questionamentos.
      Qual o órgão que procuro?

    • vc tem todos os direitos. Caso o empregado tenha recebido auxílio-doença por período inferior ou igual a seis meses, não há qualquer alteração do período de aquisição do direito a férias, sendo que o tempo de afastamento do trabalho conta normalmente como se fosse trabalhado, mas na pratica a empresa pode não dar as férias assim que o empregado volta do auxílio-doença, mesmo tendo esse direito.

  46. boa noite gostaria de saber se tenho direito a ferias pois sofri acidente de carro no dia 28 do 3 e retornei agora dia 16 do 9 tenho direito á ferias pois tenho uma vencida grata se poder me ajudar trabalho de empregada domestica …..

  47. Bom dia Cilene, estou de auxilio doença desde 19/05/2013 termina em 11/10/2013, voltando trabalhar em 14/10/2013 gostaria de saber se tenho direito de receber as ferias proporcional quando voltar a trabalhar e for dispensado do trabalho.

  48. Boa tarde Cilene,gostaria saber se tenho direito a receber as ferias se ficar na empresa ou for dispensado,pois estou de auxilio doenca pelo inss desde 19/05/2013 se voltar ao trabalho em 14/10/2013.
    Obrigada

  49. Minha mãe teve beneficio negado pelo INSS e ao retornar a empresa teve o retorno inapto, o que deve fazer? Ela tava fazendo tratamento para um transtorno mental, diagnosticado como psicose.

  50. estou encostado desde o dia 16 de agosto de 2013, hoje e dia 11 de setembro e o patrão esta me dizendo que sou obrigado a comparecer na empresa, sou obrigado a comparecer?

  51. Bom dia Cilene, estou de auxilio doença desde 19/05/2013 vai terminar em 11/10/2013, gostaria de saber se tenho direito a receber ferias quando voltar a trabalhar e se for dispensado tenho direito de receber.

  52. Minha esposa ficou afastada do emprego de 11 de abril e finaliza em 27 de outubro, por apresentar perda auditiva, quando voltar pode exercer a mesma função? Segundo o encarregado , ela não voltará a exercer a mesma função, ela poderá ser demitida pela empresa ou poderá trabalhar em outra atividade, caso exista? tem 5 anos no emprego.

  53. Bom dia Cilene estou de auxilio doenca desde 19/05/2013 terminar em 14/10/2013 um toal de 148 dias corrido, tenho direito a ferias quando voltar e se for mandado em bora

    • A conta é simples, mudança nas férias apenas se ficar 6 meses ou mais de licença. como está inscrito no texto

  54. davi frança de almeida
    05 setembro,2013

    boa tarde! tenho uma duvida fiquei afastado 5 meses do trabalho pelo INSS e três meses de licença remunerada pela empresa, ainda tenho direito a ferias e decimo terceiro?

  55. viviane generoso santana

    boa tarde! entrei na empresa no dia 01/11/2011 quando foi no dia 06/03/2012 machuquei a perna fiz uma cirurgia estou de atestado ate hj, que vai finalizar agora no dia 17/09/2013.Só que a empresa que trabalho está encerrando suas atividades ,já não tem mais nenhum funcionario , gostaria de saber quais são meus direitos

    • viviane generoso santana

      Your comment is awaiting moderation.

      boa tarde! entrei na empresa no dia 01/11/2011 quando foi no dia 06/03/2012 machuquei a perna fiz uma cirurgia estou de atestado ate hj, que vai finalizar agora no dia 17/09/2013.Só que a empresa que trabalho está encerrando suas atividades ,já não tem mais nenhum funcionario , gostaria de saber quais são meus direitos

  56. vanderlei r caitano

    eu,ten uma ferias e meia vencida se envolvi en un acidente de transito, fiquei4 meses encostado, quando eu retorna ao trabalho, a enpresa, ten q me pagar a feris nomal ou vão me descontar
    alguma coisa,

  57. tenho um amigo que teve derrame pleural, ele tem dois meses de ferias vencidas,queria saber qual a melhor opção ele tirar as ferias ou entrar com a lincença e qual as perdas que ele terá se entrar de lincença em vez das ferias, ele já tem tempo pra se aposentar já ate deu entrada mais ainda não teve parecer

  58. fiquei afastada mas de seis meses me disseram que ia ter direito as ferias depois completasse um ano voltei de 25/01/2012 e 25/02/2013 so recebi a metade da minha ferias RH alegou devido meu afastamento calculo e diferente fique triste e nao entendi minha media salarial e de 2000,00 recebi 1152,00 tá certo

    • Licença de 6 meses ou mais de 6 meses, não tem direito a ferias.. só depois de um ano de trabalho novamente.

  59. Geraldo Alcides Inácio

    Minha esposa afastou-se da empresa por 15 dias (27 de março a 11 de abril – 2013) depois foi para o INSS e continua afastada, com perícia agendada para 27/10/2013. Ela tem direito a décimo terceiro e férias? Tem férias vencidas e férias a vencer em 12 de dezembro. Se tiver direito a décimo terceiro, quem paga?

      • Ferias vencidas não ficam perdidas..ferias a vencer, depende do tempo que ela vai passar de licença medica…6 meses ou mais…não tem mais direito a ferias—sim, ela tem direito a decimo terceiro.
  60. ola minha esposa machucou a perna e esta dependendo de mim pra ir fazer fisioterapia mas a empresa nao quer liberar pra mim acompanhala,se a clinica me der um atestado de acampanhante a empresa onde trabalho e obrigado a a aceitar e nao descontar a horas que eu ausentar do serviço?

  61. boa noite !!!fiquei doente com tuberculose sendo q quando fiquei doente eu ja estava com ferias vencidas e estou voltando pra empresa 6 meses depois de ter ficado doente…tenho direito a tirar minhas ferias que ja estavam vencidas?obrigado

    • vc tem direito as suas ferias vencidas, mas vc acha que a empresa vai dar essas ferias, depois de seis sem trabalhar?

  62. BOM DIA ENTREI NA EMPRESA NO DIA 03/03/2012 SOFRI UM ACIDENTE EM 26/08/2012 GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO A FERIAS,PRECISO MUITO SABER POR FAVOR MIN RESPONDA!

    DESDE JÁ AGRADEÇO.

  63. Pamella Beltramini

    Mas como estarei voltando do retorno de afastamento e consequentemente as minhas férias estarão vencidas o segundo período aquisitivo sou obrigada a sair logo em seguida ou posso agenda-las?

  64. Pamella Beltramini

    Ola, tenho uma dúvida. Estou afastada desde o dia 26/06 e retorno ao trabalho dia 1/10, sei que tenho direito a férias, pois irá vencer a segunda no dia 07/09, com isso preciso tira-las logo no retorno do afastamento?

    • vc tem que procurar o departamento pessoal da empresa- somente eles podem dizer quando vão dar ferias para vc.

  65. Fernando França Carmo

    Vou operar no dia 31 de agosto,porém quando avisei minha empresa sobre a cirurgia eles me disseram que irão me dar férias dia 02 de setembro para não ter que pagar os 15 dias que eu teria que ficar em casa em repouso da cirurgia…eles podem fazer isso?

  66. ola,tenho uma duvida sai de ferias dia 1 de julho e fiz uma cirurgia no joelho dia 3 de julho, dia 31 de julho era pra eu ter voltado trabalhar porem meu medico me deu 15 dias de atestado (31/07 até 14/08) estou com a pericia marcada para o dia 25 de outubro queria saber se o fato de eu ter me operado nas ferias vai interferir no auxilio doença, vai impedir de receber estes dois meses e pouco?. obrigado.

  67. Olá, gostaria de tirar uma duvida. Estou afastada desde 01/08/2012 por motivo de doença, e se o médico me der alta em janeiro de 2014 como vai ser contado esse tempo que fiquei parada quando eu for demitida?

  68. Sofri acidente de trabalho faltando 13 dias pra completar um ano na empresa. Estou com atestados de afastamento de 20 dias e ainda estou dentro do prazo de 15 dias. Só vai ser dada entrada no inss no 16 dia.
    A empresa está me dizendo que as minhas férias são canceladas pq estou em afastamento. Isso é correto?

  69. claudemir rodrigues

    Bom dia!por favor gostaria de tirar duvidas ,sofri um acidente de trabalho no dia 20 de junho de 2013 e minhas ferias vencem no dia 03 de setmbro ,posso pedir as férias proporcional desse periodo trabalhado .

    • quanto tempo vc vai ficar de licença? menos de 6 meses, não tem nenhuma alteração no seu período de ferias.

    • claudemir rodrigues

      claudemir_rr73@hotmail.com
      bom dia! por favor gostaria de tirar duvidas ,sofri um acidente de trabalho no dia 20 de junho de 2013 ,estou afastado até o final do ano ,perdi 2 dedos da mão esquerda , e minhas férias vencem no dia 03 de setembro ,posso pedir ferias proporcional desse periodo

  70. Bom.dia.peguei 14 dias de atestado mas nao me sinto bem.posso ir ate a empresa e pedir minhas ferias que venceram em julho, assim nao preciso dar entrada no inss.obrigada

  71. Boa noite fiquei afastada quase um ano sei que não tenho direito de tirar as ferias mais queria saber tenho direito de receber eu não tenho direito de tirar em descanso ou não tenho o direito de receber ou direito d nem um do dois

  72. Bom dia. Trabalho no Mc Donalds. tenho bronquite alérgica e tenho acumulado alguns atestados por incapacidade de trabalhar. minha supervisora disse que se eu trazer mais algum atestado ela vai me colocar na caixa.. isso pode. mesmo sendo atestados de 1 dia e não consecutivos… Tenho férias vencidas .. se eu entrar realmente na caixa perco essas férias ????? na caixa não entramos quando ficamos afastados por atestado por mais de 15 dias????? meus atestados são só do dia… e tem semana que nem tenho atestado…… como posso proceder????
    Obrigada

  73. Eu consegui mais 15 dias a partir do dia 12 de agosto, mas a carta e para o INSS, na carta diz que estou em tratamento, mas que não tive melhora e estou aguardando consulta urgênte com psiquiatrica. Mas o que eu queria mesmo era mais 15 dias pela a escola, não ter entrar pelo o INSS. E me disseram também que por ser o mesmo CID vai emendar uma licença em outra.

  74. Boa tarde! me ajude estou com dúvidas!!!
    Perdi meu esposo no dia 13 de julho de 2013. Acabei entrando em depresão , porque com alguns dias após a perda do meu marido, quase perdi meu neto de 2 anos . Então acabei tirando uma licença saúde de 11 dias que terminam hoje dia 9 de agosto . Mas ainda não me sinto preparada para o trabalho, pois sou professora estadual. Procurei o posto de saúde para pedir mais uma licença de 15 dias para começar a contar a partir do dia 12 de agosto, se não tenho que retornar ao trabalho, mas a médica me disse que não pode me dar com outro CID a doença, ela até me deu mais quinze dias , mas tenho que dar entrada no INSS, com o mesmo CID o que acontece … porque vai emendar na outra não vai?? me ajude porque só queria tirar mais 15 dias e depois voltar, sem precisar passar por pericia!!!

    • eu nao entendi direito…sua pergunta..mas somente os primeiros 15 dias são via medico..os outros so entrando pela pericia.

  75. ola estou afastado por acidente de trabalho q aconteceu no dia 15/04/2013 e vou ficar mas de 6 meses afastado meu periodo aquisitivo de ferias vence em 10/11/2013, gostaria de saber se perco esse periodo de ferias e quando vou voltar a receber minhas ferias.
    desde ja agradeço a atençao
    obrigado…

    • 6 meses ou mais de 6 meses de licença não existe ferias.

      • ola cilene me diz uma coisa a questao das ferias mesmo que eu trabalhe estando afastado a empresa nao pode considerar para pagar esse tempo total como periodo de ferias, nao trabalho todos os dias mas praticamente 1/2 periodo por dia..

  76. eu queria saber se eu tinha direito as férias em 2012porq eu não tirei férias em 2012,só em 2013

  77. OLÁ! Eu eu entrei na empresa dia 16/02/11…..ai no dia 18/05/11 eu quebrei a perna o Médico me deu 15 dias de atestado,ai eu deu entrado na Previdência Social dia 13/06/11,e retornei ao trabalho dia 22/11/11…….ai quando foi por mediados de Fevereiro a funcionária do RH da empresa me chamou e falou q minha férias seria hein março,eu pedi pra ela jogar as férias pra Junho ou Julho…..quando chegou em Maio eu perguntei pra ela quando seria minhas férias,ela falou que eu não tinha direito as férias.agora eles me mandarão embora dia 06/08/13 eu queria saber se eu tinha direito as férias ou não?

    • se vc ficou 6 meses de licença…ou mais…e não tinha ferias vencidas, não tem direito a ferias.

  78. Boa Tarde, estou com uma dúvida me afastei do trabalho por aux doença, porem ao retornar ao trabalho fiquei 18 dias e houve complicação no braço fazendo com que eu me afaste novamente , a empresa me pagará esses 18 dias e mais os 15 dias de atestado? Muito Obrigado

  79. Sídnei Silva de Freitas

    Olá! Por favor, sane essa dúvida: entrei na Empresa em junho/2011, fiquei de licença médica de abril/2012 à fevereiro/2013. Perco esse período para contagem das férias? Hoje tenho mais de dois anos de empresa e não gozei nenhuma férias!? A contagem par em abril de 2011 e continua em fevereiro de 2012?
    Agradeço antecipadamente!

    Sídnei.

  80. Daniela das graças soares

    obrigado tenha uma boa noite, amanhã mesmo vou tentar negociar com a empresa ……

  81. Daniela das graças soares

    Olá boa noite, tenho uma duvida, o médico da empresa me deu 15 dias de atestado logo se sabe que cai no inss ok.,, fiquei em casa aguardando o périca médica esse prazo que aguardei somou 14 dias diretos, depois da péricia o resultado chegou como indeferido,.ok a empresa nem o inss paga esses 14 dias certo, mas tenho férias vencidas será que a empresa pode contar apartir desses 14 dias férias? RESPONDEM POR FAVOR…..

  82. ola, eu tive 4 meses e meio trabalhado e 7 meses e meio de afastamento por causa de uma cirurgia, ultrapassando os 6 meses, a minha ferias passa a conta 12 meses apartir de quando voltei do afastamento, ou inclui os meses que trabalhei antes de ser afastado tanbem? entrei na empresa dia 1\11\2011 e retornei ao trabalho dia 31\10\2012. quando sera o proximo vencimento da minha ferias?

  83. depois da licença maternidade de 120 dias, vou tirar 90 dias de licença saude. vou ter direito a ferias?

    • Olá Cilene, Faço aniversario de férias no mês de outubro! E em 23 de outubro de 2012, sofri um acidente e recebo até hoje o auxilio doença. tenho direito a ferias quando eu retornar ?

  84. eu machuquei minha mao na empresa em outubro de 2012 e voltei 30 de abril
    gostaria de saber se tenho direito de tirar 30dias de ferias ou receber o dinheiro das ferias
    trabalhando?

    • você ficou de outubro 2012 a abril de 2013 de licença medica? È isso? Se for são 7 meses de licença medica. Ferias, somente se tinha ferias vencidas.

  85. Primeiramente Bom dia Cilene.

    Vi em alguns posts seu respondendo a internautas que aqueles que forem afastados pelo INSS não tem direito a férias. Gostaria que a senhora desse uma lida na lei, principalmente neste artigo:

    Art. 133 – Não terá direito a férias o empregado que, no curso do período aquisitivo:
    I – deixar o emprego e não for readmitido dentro de 60 (sessenta) dias subseqüentes à sua saída;
    II – permanecer em gozo de licença, com percepção de salários, por mais de 30 (trinta) dias;
    III – deixar de trabalhar, com percepção do salário, por mais de 30 (trinta) dias, em virtude de paralisação parcial ou total dos serviços da empresa;
    IV – tiver percebido da Previdência Social prestações de acidente de trabalho ou de auxílio-doença por mais de 6 (seis) meses, embora descontínuos.
    § 1º – A interrupção da prestação de serviços deverá ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdência Social.

    Ou seja, o funcionário que ficar afastado por mais de 6 meses no trabalho por auxílio doença não tem direito a receber. Mas em período igual ou inferior não há qualquer alteração do período de aquisição do direito a férias.

    A senhora está respondendo as perguntas erroneamente para muitas pessoas. Muito Cuidado!

    • vc se enganou ou não leu…ferias vencidas, não ficam perdidas nunca…quem não tinha férias vencidas, claro não tem direito a ferias. Uma pessoa que acabou de voltar de licença medica, claro que não vai ter direito a ferias, é uma questão ate de bom senso. Uma pessoa que passou 1 mês, 2 meses de licença medica, não vai ter direito a tirar ferias na hora que volta ao trabalho. Se as pessoas conseguissem ler e entender o que está inscrito, nem precisavam fazer perguntas. E se as pessoas fossem honestas e tivessem bom senso também.

    • eu recomendo vc ler meu texto, que diz exatamente , o mesmo que o seu.

  86. marinez ribeiro dos santos

    boa tarde fui afastada da empresa por auxilio doença no dia 20/09/12 e fiquei até 30/06/13 voltei no dia 04/07/13 mandaram ficar esperando uma ligação para consultar o médico da empresa e até hoje 10/07/13 não me ligaram entrei na empresa em 25/07/11 tenho direito a férias não gostaria mais de trabalhar na empresa posso pedir para fazermos um acordo perco algum direito com isso?

  87. Olá, Bom Dia, em primeiro lugar obrigado pela sua ajuda.
    Um trabalhador que fica afastado por 2 meses por auxilio doença, não completará um ano de trabalho a contar de sua admissão, como respondido anteriormente ele deverá trabalhar mais dois meses para prevalecer deste direito, sendo assim muda o periodo de contagem de férias para os proximos anos? e nos casos de demissões como ficam estas contagens da data de admissão ou da data da nova contagem?

  88. Boa tarde, gostaria de saber se tenho direito as férias, do dia 25.06.2013 tive 02 convulsões e fiquei afastado do trabalho por 15 dias e estou retornando no dia 15/07, completando justamente 15 dias de afastamento e minhas férias vence em 21.07.2013. Tenho direito a férias. Obrigado pelas informações.

  89. eliane castelo

    licenças médicas não consecutivas de duas doenças diferentes que somadas darão 223 dias de licença no serviço publico no periodo aquisitivo de ago de 2012 a ago de 2013, perde o direito a férias? eu terei que trabalhar mais um ano sem nenhuma licença para ter direito a ferias novamente?

  90. Pedro Mauricio

    Boa tarde, gostaria de saber se tenho direito à férias, do dia 25.06.2013 tive 02 convulsões e fiquei afastado do trabalho por 15 dias e minha férias vence em 21.07.2013. A doutora só vai me dar o laudo depois que olhar a ressonância de crânio, só que já estou apto aotrabalho. A empresa pode aceitar o atestado de 15 dias ou e necessário o laudo da doutora. Obrigado pelas informações.

  91. Estava trabalhando sem carteira assinada, me machuquei fora do trabalho e fiquei afastado do cerviço por 4 meses, me machuquei no mes de maio minhas ferias venceriam em julho, quando retorno tenho direito a ela?

  92. ola gostaria de saber tirei as ferias dentro do prazo, porem não recebi 2 dias antes de gozo.. vi na net que tenho direito em pagamento em dobro? aguardo..

  93. boa noite em gostaria de saber se perdi minhas ferias e se chegarem a me darem vão descontar alguma coisa me encostei com auxilio doença dia 26 de fevereiro e retornei dia 2 de maio.obrigada

  94. MEU FUNCIONÁRIO FOI ADMITIDO EM OUTUBRO-2011, APOS 1 ANO DE TRABALHO ELE COMEÇOU A ENTRAR NO AUXILIO DOENÇA. FICOU NO AUXILIO INDO E VOLTANDO ATÉ ABRIL-2013, AGORA O MEDICO LHE DEU ALTA MEDICA, MAS EU NÃO QUERO MAIS ELE COMIGO, NA DEMISSÃO SEM JUSTA CAUSA EU TENHO QUE PAGAR AS FÉRIAS VENCIDAS E PROPORCIONAL E O 13º PROPORCIONAL TAMBÉM. MUITO OBRIGADO.

  95. fui admitido nua empresa 08 de fevereiro 2010 e em 08 de janeiro 2011 me afastei e continuo afastado por auxilio doença quando voltar vou ter direito a instabilidade de 1 ano ou a empresa pode me demitir assim que o INSS liberar

    • depende…se for doença causada pelo trabalho, tem estabilidade…se for outro tipo de doença, pode sim ser demitido.

  96. ola, eu entrei em abril na empresa e fiquei afastada de dezembro a abril de 2013, porem agr ele não querem me dar as ferias porque dizem que tem um tempo especifico para poder tirar, é verdade?

  97. MEU FUNCIONARIO TEM FERIAS VENCIDAS EM OUTUBRO 2012. E AINDA NÃO PAGUEI, APOS O VENCIMENTO DAS FÉRIAS ELE SE AFASTOU POR AUXILIO DOENÇA, E NÃO VOLTOU MAIS AO TRABALHO, O MEDICO DEU ALTA PRA ELE, E AGORA QUERO FAZER A QUITAÇÃO SEM JUSTA CAUSA. ELE TEM DIREITO A QUE?. MUITO OBRIGADO.

  98. Pois é! E o pessoal da empresa esta dizendo que não tenho, falaram que é como eu tivesse interrompendo o contrato. Obrigado bom saber que tenho direito.

  99. Boa Noite!
    Gostaria de tirar uma duvida, agora em setembro completa 4 anos que estou na empresa, mais fiquei encostada com auxilio doença por 1 ano e sete meses, retornei faz 4 meses. E nunca tirei ferias. gostaria de saber se tenho direito a alguma ferias?

  100. Boa tarde
    tenho uma férias que venceu em 02/2013, programei esta férias vencida para sair dia 08/07/2013, porem sofri um acidente no dia 29/06/2013 e o medico me afastou por 15 dias no caso meu atestado acaba dia 14/07/2013, mas tenho que assinar os papeis da férias dia 05/07/2013, a empresa pode suspender minhas férias? e se não, devo assinar os papeis para descanso estando de atestado? O medico me informou que provavelmente meu tratamento será de 45 dias pois fraturei a clavícula, como devo proceder neste caso?

    • E um caso bem complexo…por que ferias vencidas não podem ser retiradas—mas como vc ja passou 15 dias afastado, pode ser que a empresa queira que vc tire apenas 15 dias, mas a empresa deve pagar suas ferias completa.

  101. Bom dia eu entrei na empresa no dia 14/10/2011no dia12/05/2012eu ropi o ligameto cruzado do joelho e fiquei 55dias encostado. Sera poriso que eu nao recebi minhas ferias ate hoje??

  102. Boa noite!
    Se um funcionário possuía ferias venc 2003/2004, se afasta pelo inss no inicio de 2005 e permanece afastado ate setembro de 2012 este ainda possui o direito as ferias de 03/04? Falo isso pela prescrição constitucional de direito trabalhista com exceção do fgts. Por favor gostaria de saber sua opinião. Grata.
    Detalhe sei q afastamento nao exclui o dir. Fer venc, porém falo do prazo prescrional do pleito de verbas há mais de 5 anos. Obrigada Vania

    • Boa noite!
      Se um funcionário possuía ferias venc 2003/2004, se afasta pelo inss no inicio de 2005 e permanece afastado ate setembro de 2012 este ainda possui o direito as ferias de 03/04? Falo isso pela prescrição constitucional de direito trabalhista com exceção do fgts. Por favor gostaria de saber sua opinião. Grata.
      Detalhe sei q afastamento nao exclui o dir. Fer venc, porém falo do prazo prescrional do pleito de verbas há mais de 5 anos. Obrigada Vania

  103. Matheus Masiero

    Olá,

    Preciso de ajuda, comecei a trabalhar na atual empresa em julho de 2012 e em dezembro de 2012 sofri um acidente na empresa e fiquei com auxilio doença até 29 de maio de 2013, gostaria de saber quando vou pegar férias?

    Obrigado!

  104. ola trabalho na prefeitura de anhumas e no dia 25 de dezembro de 2013 tive trombose voltei a trabalhar no dia 25 de maio de 2013, eu ja tinha uma ferias vencida em novembro de 2012 essa sei que tenho direito so que a moça do rh da prefeitura disse que eu so vou ter direito a outras ferias a partir de maio de 2014 isso não entendi vou ter que trabalhar a mais pra cobrir os meses que fiquei de licença aguardo resposta obrigada.

    • Olha está confuso seu texto por que ainda estamos em 2013…mas ferias vencidas não se perdem na licença medica.

  105. arlete soraia ferreira da silva

    boa tarde ! Eu estava com minhas ferias progamada ,pro dia 01/07/13 mas quando foi num dia 14/06/13 eu mim acidentei ,dai eu peguei 15 dias de atestado que seria ate o dia 28/06/13 so que vó ser emcaminhada para a inss minha duvida e vo pode pega minhas ferias depois ou so obrigada fica pela caixa pois ja estava progamada .

  106. Boa noite, sou professora, minhas férias do meio do ano se iniciam dia 28/06/13, só que me machuquei e o médico me deu 21 dias de atestado. A empresa disse que como é mais de 15 dias,terei que ir ao INSS marcar perícia. Minha dúvida é, o atestado não poderia valer somente esses dias antes das férias?Pois sou aulista,não trabalho todos os dias. E como as férias são coletivas, e não posso tirar férias em dias letivos.

    • vc poderia fazer um acordo com eles, mas legalmente eles estão corretos…vc tem que ir para o INSS…mas tente conversar com eles.

  107. Boa tarde!
    estou aq p q vc possa me tirar uma dúvida.
    meu marido ficou no auxílio doença p 8 meses voltou a trabalhar em junho e julho séria as férias dele,
    ele tem o direito de tirar essas férias,e receber as férias?

  108. Genilton Barcelos

    Ola, entrei no auxilio doença no dia 25/05/13 a 25/07/13, minhas férias ja tinha vencido no mês 04/13 . Gostaria de saber se tenho o direito de receber a mesma? Agradeço e aguardo respostas.

  109. Olá gostaria de saber, eu estou na empresa desde de janeiro de 2013, eu fiquei afastada no final do mes de maio por 15 dias acidente de trabalho, e retornei a trabalhar mas fiquei 3 dias e me machuquei e peguei atestado de mais 15 dias, irei encostar pelo INSS? ou a empresa paga novamente? obrigada

  110. vicente xavier martins

    Gostaria de saber tinha nove meses trabalhado
    Fiquei doente e no auxilio doenca por cinco meses perco minhas ferias mesmo proporcional

  111. Fiquei afastada 5 meses , tenho algum desconto nas minha férias ?
    Obrigada desde já

  112. Ola, fiquei 6 meses afastado por auxilio doença mas já tinha ferias vencidas, 6 meses antes do acidente,mesmo assim perderei o direito de ferias??

  113. maria neuza menezes

    por favor gostaria de saber se eu terei direito ao 13° este ano ,pois trabalhei ate agora 15 dias pq estou afastada pelo auxilio doença e minha licença termina dia 15/09/2013 e voltarei ao trabalho obrigada pela informação

  114. Quando perde o direito das férias…
    Perde também o dinheiro ou só o descanso?

  115. carla de jesus

    estou 2 anos pelo inss em auxilio doença e nesse periodo engravidei vou tira 4 nesses de auxilio maternidade quando volta tenho direito a ferias?

  116. Estou afastado por doença a 1 ano e tres meses ,tenho umas ferias vencida e outra venceu no periodo do afastamento , a empresa quer pagar a ferias vencida , isto e correto recebo?

    • vc não tem direito a ferias no período de afastamento. se a empresa quer comprar suas ferias vencidas e vc quer vender…e 100% legal.

  117. Tinha 11 meses e 1 semana quando entrei de licença medica, entrei no dia 29 de abril até o dia 30 de junho, retornarei ao trbalho no dia 01/07/213, vou perder minhas ferias?

  118. Olá, fiquei no auxilio doença 1 ano e 3 meses faz 4 meses que voltei para a empresa e vieram me informar que vão me dar as férias mas não 30 dias apenas 15 dias pois dei atestados no período que fiquei doente e entrei no auxilio doença. será que eles podem me dar apenas 15 dias? por favor me responda com urgência pois me pediram a carteira de trabalho amanhã.

    Obrigado….

  119. Minhas férias venceram em dezembro de 2012, eu entrei com auxilio doença dia 12/04/2013 e vou ficar afastada ate o dia 30/06/2013 , perco o direito as minhas.

    • Não…mas provavelmente a empresa não vai dar suas ferias logo que voltar ao trabalho…mas férias vencidas não podem ser perdidas

  120. Em 02-08-2012 fui hospitalizada para uma cirurgia tiver alta no dia 05-08-2012 o medico me deu 45 dias a partir da data da internação em atenção ao meu pedido de auxilio doença que foi apresentado no dia 20-08-2012 o benefício foi concedido ate 30-09-2012 ,tive atestado médico do dia 01-10-2012 por 7 dias no dias 08-10-2012 sai de ferias que ja estava vencida retornei em 07-11 2012 agora em 2013 vou tirar ferias em outubro só que a empresa quer me dar apenas 14 dias de ferias porque gozei do auxilio doença isso é correto aguardo sua resposta ansiosa

  121. claudinei alves moreira

    estou encostado há 5 meses e pouco,dia 30 de maio faço 6 meses.em junho é minha férias,se eu encostar de novo tenho direito de receber as férias,ou não?obrigado

  122. Boa Tarde!

    Faltavam 6 dias para completar 12 meses de registro na empresa e o médico do trabalho me afastou, minha perícia será dia 28.05.13 e minhas férias estavam programadas para julho/13, como fica minha situação?

  123. Boa Noite,
    Comecei a trabalhar em janeiro de 2011 trabalhei por 10 meses , sofri um acidente em outubro de 2011 e fiquei afastada por 11 meses. Voltei a trabalhar em setembro de 2012. De outubro 2011 a setembro de 2012 meu contrato de trabalho foi suspenso certo? A partir de quando começa a contar para as férias, de setembro, ou conta os meses que efetivamente trabalhei em 2011??

  124. oi bn estive de auxilo doença a 8meses pois quando dei entrada estava com as minhas ferias vencidas a 1ano e 5meses e a gora tive alta do inss a minha firma é obrigada a me dar as ferias ou eu perco essas ferias obrigasa a guardo a sua resposta

  125. ANA LUCIA SANTANA

    Olá !
    Estou de licença auxilo doença a 4 meses , minhas ferias vai vencer dia 13 de maio , tenho direito as ferias? Tenho direito de receber as ferias em dinheiro, mesmo recebendo pela previdência ?

  126. Tinha uma férias compulsória para tirar até 04/03/2013. A minha licença médica, 30 dias, acabaram justamente nesse dia, 04/03. Quer dizer, a partir de 05/03 voltei a trabalhar. Até quando poderei tirar minhas férias vencidas?

  127. Me afastei por 5 meses, depois retornei ao trabalho e trabalhei por 2 meses e meio. Me afastei novamente, pois passei por uma cirurgia no ombro, me afastei o período de 3 meses.
    Quando retornei a empresa me deu as férias que correspondia ao ano de 2010. Voltando das férias fiquei realocada trabalhando no RH da empresa,pois não posso digitar em excesso por 10 meses. De repente o médico da empresa me deu alta e retornei a minha função anterior onde digito excessivamente. O médico da empresa concedeu pausas de 1 em 1 hora para descanso, desde que eu traga uma carta do meu médico.
    Bom o que é muito estranho é que juntando os 10 meses que trabalhei no RH e agora mais 11 meses que retornei a minha função, onde está minhas férias correspondente aos anos de 2011 e 2012. Ninguém na empresa sabe me explicar. Aguardo sua resposta. Agradeço desde já.

  128. Olá, eu trabalhei durante 1 ano e 2 meses e me acidentei em casa fiquei afastado com aucílio doença por quase 10 meses. Como eu já tinha férias vencida gostaria de saber se tenho direito de receber a remuneração desta féria.

  129. Bom dia!
    Estou em uma Empresa a um ano e 3 meses e ficarei de licença médica dois meses e ainda não recebi minhas férias,Quando voltar terei direito a mesma?
    Desde já agradeço.

  130. faltei um domingo eles vao descontar 3 dias pode realmente

  131. Boa noite.

    Por favor, estou em duvida,tenho um funcionario que se machucou fora do trabalho e se afastou de novembro de 2011 a maio de 2012, gostaria de saber se ele tem direito a ferias que venceu em novembro de 2013. OBRIGADA

  132. Fiquei 2 meses de auxílio doença gostaria de saber se isto altera o vencimento das minhas futuras férias?

  133. Altino Pedro Valerio Junior

    fui demitido mesmo tendo uma declaracao do medico como eu nao poderia pegar peso por tempo indeterminado

  134. Altino Pedro Valerio Junior

    Entrei em ferias e no 10 dia desloquei o meu ombro,quais direitos eu tenho?

  135. eu não posso escolher?

  136. Bom dia estou com uma duvida!
    Fui mandado embora porém no meu aviso prévio esta dizendo que as verbas recisórias será depositada na minha conta corrente, eu tenho o direito de aceitar ou posso escolher que eles me pagem com cheque ou que depositam em alguma conta de minha preferencia.

  137. Como eu nao tinha condiçoes de trabalhar ele me deixaram em casa por 3meses e 15 dias,so que durante esse periodo eu nao recebi nada,o INSS negou o auxilio doenç por cusa da carencia. como eu nao tinha como trabalha e saia direto p consulta medica,a empresa me deixou afastada mas sem receber nada,agora eles estao alegando que eu nao tenho direito a ferias.

  138. Trabalhei durante 10 meses,me afastei da empresa p auxilio doença em 01/02/12 mas o INSS n concedeu o auxilio, combinado com empresa fiquei afastada sem receber nada e retornei ao tabalho 14/05/12. como faltava 2 meses para vencer minhas ferias gostaria de saber se tenho direito a tirar as ferias sem desconto nenhum,pois a empresa so liberou a minha carteira agora em novembro,e afirmam que eu nao receberei as ferias,em março de 2013 vai vencer no caso a segunda,tenho direito de receber as duas?.

  139. Tenho uma duvida me afastei pelo inss na empresa que trabalho eles me dava ticket refeição e alimentação eles podem porem não fiquei nem 2 meses pelo inss eles porem corta os tickets, quando se volta do inss é obrigatorio eu voltar no meu médico e pedir para ele a atestado de apto para eu voltar a trabalhar na empresa, pois a empresa esta exigindo esse atestado de mim porém o médico falou que não vai dar pq que da é somente o médico do trabalho e não ele me ajuda por gentileza.

    • A empresa tem o direito de suspender os ticket alimentação quando vc está de licença. Quanto a outro pergunta vc deve procurar seu sindicato.

  140. Sobre o assalto ao retrnar a empreza nao me orientou sobre o cat .

  141. Me acidentei depois de um assalto em mg conduzindo um caminhao 0k para fortaleza ao voltar com forte dor no ombro fui a um especialista e depois de exames de rx e resonancia o medico me disse que eu rompi totalmente os tendoes subscapular e escapular e que teria que fazer uma cirurgia para colocar ancoras para ligar os tendoes devido a complicaçoes nao foi ligados os que saem da escapula das costas e a empreza vinha efetuando os pagamentos como se eu estivesse trabalhando até o mes 10/2012 me afastando agora pelo inss gostaria de saber se tenho direito a decimo terceiro e ferias voltarei em janeiro para uma nova pericia formando assim 3 meses de afastamento pelo inss por favor se puderem me oriente sobre meus direitos agradeço pela informações.

  142. Eu tinha 11 meses e 15 dias na empresa me acedentei e fuia afastado durante 6 mese em 2010/2011, continuo na empresa, e agora a vencedendo a 2º ferias que é periodo de 2011/2012, eu tenho direito ao periodo de ferias 2010/2011, mesmo ter afastado neste periodo. a pesar de trabalhdo somente 11 meses e 15 dias.

  143. ola gostaria de saber como fica o meu decimo terceiro quem e que paga ea empresa ou o inss meu afastamento foi em 25 de agos de 2011 e se recebo integral ou nao obrigado

  144. Olá, estou com uma duvida e preciso de uma ajudinha: Eu trabalho em uma empresa a 1 ano e 6 meses e durante esse periodo devido eu pegar peso deu uma hernia umbilical em mim. Preciso fazer uma cirurgia e segundo o medico ficarei em torno de 30 a 45 dias afastado porém meu chefe me fez a seguinte proposta: “Eu faço a cirurgia e fico quinze dias afastado ai ao inves de entrar no Inss ele me da as férias vencidas que tenho para completar os 45 dias”. Isso é certo perante a lei ou não tem problema fazer isso? Obrigado

  145. ola estou afastado por acidente de trabalho eu tenho ferias vencida sei que nao vou perde minha pergunta e por quanto tempo posso ficar afastado e nao perde o direito de ferias que irao vencer meu afastamento inicio em 25 de agost de 2012 e devo voltar em fevereiro de 2013 periodo de vencimento de minha ferias e dia 03 de julho de 2013 obrigado

  146. Olá gostaria de duas informações !!
    No dia 22 de setembro de 2011, tive um acidente de moto a caminho do trabalho
    A empresa falou que eu não tinha direito porque ela me dava o transporte, eu acabei me encostando como auxílio doença até o dia 17 de julho de 2012 foram mais ou menos 9 meses e 25 dias
    No dia do acidente faltava 6 meses pra minhas férias vencer.
    Qual o meu direito de acordo com tudo isso ?
    Desde já, te agradeço. OBRIGADO !!! :-D

  147. EU DEI ENTRADA NO AUXILIO DOENÇA 15/02/11 E VOLTEI A TRABALHAR NO 07/11/11 E RECEBI UMA FERIAS VENCIDA E PERDI UM QUE ESTAR VENCENDO VAI FAZER UM ANO QUE VOLTEI AO TRABALHO EM 07/11/2012 E A EMPRESA ME COMUNICOU QUE SO VOU TER DIREITO AS FERIAS DE NOVO DEPOIS DE UM ANO E ONZE MESE QUERO SABER SE ESTO ESTAR CORRETO

    • vc não tem ferias que estão para vencer…quem está de licença medica não tem direito a ferias. Vc so tem direito a ferias vencidas antes de entrar de licença medica.

  148. Boa tarde,
    O médico me afastou por 15 dias do trabalho. Meu problema na coluna é crônico. Após dois dias deste afastamentoa empresa me demitiu. A empresa pode me demitir estando afastada

  149. Olá Cilene, minhas ferias venceu em agosto 2012 e estava programada para tirar em novembro de 2012, porem dia 28 de setembro dei entrada no auxilio doença, com pericia para 12 de novembro 2012 essas ferias posso tirar depois?

  150. Alécio Siqueira Freitas

    Quando eu poderei receber estas férias. Já que a empresa diz que não precisa pagar.

  151. Alécio Siqueira Freitas

    Começei a trabalhar em uma empresa em 04/10/2010, em fevereiro de 2012 tive um AVC e estou em Auxílio Doença com início de vigência em 11/03/2012, devendo fazer outra perícia em março de 2013. Na ocasião do meu AVC já tinha uma férias vencida. Gostaria de saber se tenho direito a receber estas férias? Já que ela venceu em 04/10/2011.

  152. fiquei 6 meses afastado por auxilio doença voltei trabalhei 15 dias e peguei um atestado de 14 dias eu perdi minhas ferias?

  153. Olá sofri um acidente em 2005 ate então estou recebendo o auxilio doença e gostaria de saber se a empresa tem que continuar depositando o fgts fundo de garantia pq eles não depositan essa é minha duvida obrigada

  154. Gostaria de saber se com dois atestados de 15 dias no mesmo ano se perde o direito a ferias do ano corrente.

  155. Desculpe, não soube me explicar. Se o empregado tem seis meses de afastamento e mais os 15 que a empresa pagou, começa a contar um novo período ou não?

  156. Bom dia:
    Sobre este assunto, minha dúvida é a seguinte: se os 15 dias pagos pela empresa, antes do encaminhamento do auxilio doença, são computados para verificar se o empregado perde o período de férias, ou seja, começa um novo período?

  157. Tenho uma férias vencida que está marcada para 05/10/2012. Só que por motivos de saúde estou afastado do serviço desde do dia 28/08/2012 e devo ficar pelo Inss até 15/10/2012 quando já estará decorrendo minhas férias. Pergunta: -A empresa só poderá começar a contar as férias depois que terminar meu afastamento ou correrá normalmente desde da data marcada das férias?

  158. minha esposa teve cancer no seio e recebe auxilio doença desde 1999 e nunca recebeu décimo terçeiro ela tem direito se tem o que faser (muito obrigado)

  159. Estou afastado do trabalho desde novembro de 2011 e gostaria de saber se eu tenho direito a receber ferias quando eu voutar ao trabalho, voutarei em janeiro de 2013

  160. Cilene, bom dia!
    Fiz 05 cirurgias no joelho e estou no auxilio doença a mais de 02 anos. Estava tentando conciliar trabalho e tratamento e retornar ao Banco, mas faz duas semanas que envio e-mails ao RH e Gerente ref. meu estado e possível retorno e ninguém me respondeu ou me ligou.
    Além do descaso, isto provocou um retorno de crise emocional. Ontem o Médico Perito do INSS me afastou por mais 06 meses devido a parte física e psicológica.
    Estou desconfiado de má fé do Banco e gostaria de saber quais prevenções posso tomar, no caso de uma demissão normal ou por justa causa indevida, assim que retornar?

    • O banco só pode demitir vc depois que vc voltar ao trabalho. Vc ainda não voltou, mas vc não tem estabilidade; estabilidade apenas para quem teve acidente do trabalho. 2 anos é também muito tempo para ficar afastado do trabalho. O banco já deve ter contratado outra pessoa. Quando acabar seus 6 meses de licença acabar, volte ao trabalho e veja o que acontece.

  161. Ok Cilene, obrigada. E entendi sua resposta e ontem naveguei no seu blog e obtive varias respostas para minha duvidas. Parabéns pelo excelente trabalho.

  162. Cilene, por gentileza.
    Minha empregada domestica me ligou em 20/08 dizendo que estava internada. Em 4/08 me ligou, novamente e me disse que estava de licença por 10 dias.
    Dia 30/08 liguei para ela e perguntei se ela voltaria, ela me retornou e disse que agora está de licença por mais 15 dias e já está com os papeis para entrada no INSS.
    Em 01/08 depositei VT mensal.
    Em 15/08 depositei adiantamento de 40%.
    Ela não me trouxe nenhum comprovante de afastamento, nem do INSS, até o momento.
    Normalmente faço o deposito do salario no ultimo dia do mes, todavia como ela não me trouxe as dispensas vou esperar até o 5o.dia util do mes subsequente, conforme preve a legislação.
    Pergunto:
    Deposito ou não o restante do mes?
    Posso descontar os VTs dos dias não comparecidos, mesmo com a dispensa médica?
    Tenho que recolher a GPS dela?
    Muito Obrigada.

  163. Concordo em gênero, número e grau contigo, honestidade deve e é a melhor solução para tudo. Eu abri o jogo, conversei com meus superiores, tentei fazer acordo e nada.. a empresa sabe da minha insatisfação com a mesma e não está nem aí, está fazendo de tudo para que eu peça as contas.. sinceramente eu não sei mais o que fazer, porém eu não queria ter de fazer isto. Infelizmente, trabalho em uma empresa onde só se visa números e a amizade/satisfação/qualidade de vida do trabalhador não importam. Obrigado pela rapidez e objetividade das respostas, porém uma dúvida ainda me resta: eles podem fazer isto que lhe falei, de colocar no formulário o último dia de trabalho dia 06/08 sendo que depois trabalhei do dia 14 ao dia 24/08 normalmente?

  164. Olá Cilene, boa noite! Desculpe-me pelo texto grande, é que tenho algumas dúvidas.. devido a problemas de tendinite, coloquei no dia 07/08 um atestado médico de 07 dias. Retornei ao trabalho dia 14/08 e sendo assim trabalhei normalmente até dia 24/08. Dia 26/08 voltei a sentir dores e coloquei outro atestado, de 10 dias. Dia 29/08 meu coordenador me ligou, informando para eu passar no departamento pessoal, dizendo que meus documentos para dar entrada no INSS já estavam prontos. Verifiquei a papelada, e consta no formulário que meu último dia trabalhado foi dia 06/08 sendo que trabalhei do dia 14/08 à 24/08. Minhas duvidas são as seguintes: eles tem esse direito, de me encaminhar ao INSS sendo que eu trabalhei esses dias? caso não tenham esse direito, isso é cabível a processo? e uma ultima duvida.. tenho férias agendadas para novembro, corro risco de perde-las? Desde ja agradeço pela ajuda e pela paciência

    • Se vc entrar de licença medica não tem ferias. Somente ferias vencidas continuam valendo. Olha, honestidade ainda deve ser a melhor solução para tudo: vc colocou uma atestado de 7 dias, voltou ao trabalho, trabalho mais 10 e voltou a dar outro atestado. Não teria sido melhor vc ter tirado logo os 15 dias que são pagos pela empresa? E não ficar nesse jogo de voltar ao trabalho, tirar outro atestado e etc? Depois da constituição de 1988, todos têm o direito de recorrer a justiça por qualquer coisa. Isso não quer dizer que as pessoas vão ganhar a causa. Nem a empresa pode agir de má fé e nem o trabalhador. Boa sorte!

  165. Me machuquei em uma quadra alugada pelo Banco em que trabalho, onde todas as quintas após o serviço nos reuníamos para jogar futebol. E em uma destas quintas que tive um rompimento do ligamento cruzado anterior do meu joelho. Esta situação se enquadra em auxílio doença ou de trabalho?

  166. Quando entrei no auxílio doença já tinha recebido duas férias em dinheiro, mas não desfrutei os dias das férias.
    Inclusive quando me machuquei estava trabalhando em período de férias.
    Tenho direito a esses 40 dias de férias quando retornar ao trabalho?

  167. Estou no auxílio doença a mais de 2 anos e recebo o benefício todo dia 06.
    Tenho perícia dia 04/09/2012, dois dias antes da data que recebo o benefício.
    Se eu for liberado pelo INSS neste dia eu ainda recebo no dia 06 o último benefício referente a agosto?

  168. Sou domestica, trabalho 03 vezes por semana, entro as 9:00 e vou embora as 14:00. Engravidei pela 3a vez, sinto muitas dores no ciatico, estou me arrastando, estou hospitalizada desde 2af. Pedi para meu marido ligar para minha patroa. Eu tenho que dar satisfaçao para ela de quanto tempo vou ficar afastada?

  169. a empresa onde eu trabalho ,colocou no meu olerite adicional de insalubridade e periculosidade para compensar um ganho por fora ,se eu voltar para caixa o inss vai me pagar esses adicionais ou nao ?

  170. ola ,por decorrencia do meu trabalho fiz uma cirurgia de ernia de disco ha 2 anos e meio e ainda tenho a nessecidade de uma outra cirurgia sò que o inss me deu alta ,e voltei a trabalhar no sacrificio , quanto tempo de estabilidade eu tenho ?

  171. estou afastado nas duas empresa em que trabalho, por auxilio doença gostaria de saber se recebo proporcional a renda mensal dos dois empregos

  172. maria de lourdes

    tenho dez dias de férias vencida que ñ tirei agora estou entrando em benificio pois passei por uma cirurgia de cancer de mama eu tenho direito a receber?

  173. Olá tenho uma outra duvida me ajude pois eu estava de beneficio em maio desse ano,e no dia que venceu eu fui no medico e ele me deu mais 15 dias de atestamento , como trabalho de horista a empresa não me pagou pois alegaram que eu não tinha direito pois não tinha trabalho nenhum dia após o terminio do beneficio,fui prejudicada.

  174. Olá, ja entrei de beneficio em março e maio agora ja estou marcada uma pericia pro dia 24/08/2012. de auxilio doença de carteira assinada sou horista trabalho por hora.
    gostaria de saber se esse tempo de INSS vai ser contado no tempo de serviço,pois vou fazer 2 anos em dezembro 2012.

  175. boa tarde eu estava encostado pelo inss e depois de quatro meses a pericia deu alta voutei para a empresa fiz o emsame para volta ao trabalho quando eu voltei para trabalhar mim mandaram para casa que voutava a mim liga a empresa pode manda eu ir embora e que direito eu tenho.muito obrigado.

  176. gostaria de saber trabalho por contrato temporário, sou professora , estou com depressão motivo o qual me levou a entar auxilio doença, o inss só me deu15 dias de beneficio, não tenho condições de voltar a trabalhar mais procurei a prefeitura entregando a guia do inss, que estava liberada para voltar, só que eu tinha sido cortada do contrato, tenho alguns direitos quanto a isso, só que aconteceu outros problemas tive um afastamento na minha coluna lombar estou sem andar e a outra avaliação do inss só está marcado para setembro o que devo fazer, pois não é novo processo e reconsideração, estou desempregada e sem receber do inss só depois da pericia de agosto, tenho algum direito nesse caso

  177. nilton gonçalves

    entrei de licença medica 5 de maio de 2011 e em outubro eu completava 4 anos de firma.
    agora eu recebi alta da pericia, retornei ao trabalho dia 27/07/2012 sera que eu tenho direito a ferias que passou?

  178. EUSIMAR PEREIRA D SANTOS

    EM 2005 ESTAVA TRABALHANDO E GRAVIDA NOS ÚLTIMOS MESES,SENTI MUITAS DORES NA LOMBAR,E QUANDO TIVE MEU FILHO ,ENTREI DE LICENÇA COM 8 MESES POIS NÃO AGUENTAVA DE DOR,ENTÃO QUANDO ELE NASCEU ME DERAM FERIAS E MAS OS 4 MESES DE LICENÇA MATERNIDADE A QUE TINHA DIREITO,E QUANDO VOLTEI CONTINUAVA A SENTIR DOR ENTÃO FUI AO MEDICO E DESCOBRI QUE TINHA HERNIA DE DISCO NA CERVICAL E LOMBAR,ENTÃO ACABEI ENTRANDO PELO INSS,E ME DERAM DOIS MESES E ME LIBERARAM E ENTÃO ME DISPENSARAM DO TRABALHO. E NESTES ANOS,FIZ TRATAMENTOS MAS SEMPRE SINTO DORES,ENTÃO MESMO ASSIM VOLTEI AO TRABALHO EM JUNHO DE 2011 E INFELIZMENTE A EMPRESA FECHOU EM MARÇO DE 2012 E ESTOU DESEMPREGADA E COM MEUS PROBLEMAS DE SEMPRE,POIS ME DISSERAM QUE EU TERIA DIREITO A ENTRAR PELO AUXILIO DOENÇA NOVAMENTE POIS TEM UM PRAZO DE 6 MESES E EU AINDA NÃO TENHO.ISSO É VERDADE EU TENHO ESSE DIREITO VC PODE ME AJUDAR:;;

  179. entrei de lisenssa medica e fiquei 3 anos afastada por trantorno bibolar quando sai eu estava com as ferias vencidas tenho direito as minhas ferias assim q eu voltar me responde por favor obrigada

  180. Ola, irei sair de ferias nesta sexta feira e irei entrar de licença amanha, pois estou com uma hérnia de disco. A empresa poderá cancelar minhas ferias ou terei direito de tira-lãs? Provavelmente irei tirar uns 15 dias de licença .

  181. Douglas Santos

    Estou em auxílio doença e tenho uma perícia só pra daqui 2 meses. Recebi uma proposta de meprego pra recebr 3 vezes mais que o meu auxílio, não estou 100% mas já me sinto uns 70% e acredito que com esforço consigo estar em condições de trabalhar. O que devo fazer? Se a empresa me contratar, o que acontece na hora de me registrar? É possível dar baixa n auxílio para iniciar no trabalho ou se eles forem me registrar, automaticamente perco o auxílio sem nenhuma complicação ou risco de ficar sem os 2?

  182. EU TENHO UMA FERIAS VENCIDAS DESDE DE OUTUBRO DO ANO PASSADO, EM JANEIRO ME MACHUQUEI E ESTOU EMNCOSTADA GOSTARIA DE SABER SE EU VOU TER DIREITO A FERIAS DOBRADA PORQ VAI VENCER OUTRA E EU NAIO VOU TER VOLTADO OBRIGADO

  183. SEBASTIÃO GERALDO

    Trabalho numa empresa a um ano e meio e estava de auxilio doença fiz a pericia e a doutora me mandou eu voutar a trabalhar mais pediu que eu fizesse os exames de novo porque eles ja estavam com mais de tres messes.
    eu retornei ao trabalho no dia 16 e estava com uma consulta marcada para o dia 18 neste dia precise de faltar para ir no medico foi e troxe o atestado mais o medico me encaminhou para um cardiologista e uma pisiquiatra mais quando eu retornei esles me pedirão para que eu assinase o meu aviso que ja estava com a data do dia 18 assinei e estou comprindo o aviso mais eu tenho que ir fazer os exames a empresa pode me dispensar?

  184. gostaria de saber quando poderei tirar minhas ferias entrei de beneficio axo ki um periodo de 8 meses ai voltei em agosto de 2011 trabalhei os 30 dias tirei ferias referente ao ano de 2010 no mes de setembro e qunado retornei em outubro dia 03 fiz 4 anos na empresa gostaria de saber quando vou poer tirar novamente minhas ferias eu sempre tirava em janeiro e agora em que mes sera? obrigada.