Home / Brasil / 12 Motivos que dão demissão por Justa Causa

12 Motivos que dão demissão por Justa Causa


Quando você é demitido por Justa Causa, você não tem direito nenhum. Não recebe FGTS, não recebe Seguro Desemprego e nem a multa rescisória de 40% e etc.

Veja os motivos onde você pode ser demitido por Justa Causa.


1- Furto ou Roubo de Material da empresa, falsificação de documentos, inclusive atestados médicos


2- Má conduta ou mau procedimento, como por exemplo usar a internet da empresa para acessar sites adultos. E tudo que desrespeito a atos de natureza sexual.


3- Negociar em nome da empresa, sem ter autorização para isso.


4- Condenação por crimes.


5- Preguiça, negligência ou má vontade na realização das tarefas.


6- Embriaguez.


7- Divulgar segredos das empresas.


8- Descumprir ordens dos chefes.


9- Abandono do emprego por 30 dias.


10- Caluniar colegas de trabalho ou brigas.


11- Brigar, ou caluniar terceiros que não têm nada a ver com a empresa.


12- Ser viciado em jogos de azar

 


Na demissão por justa causa, o trabalhador com menos de um ano de empresa só tem direito ao saldo de salário e salário família. Se tiver mais de um ano, tem direito ao saldo de salário; férias vencidas, acrescidas do terço constitucional; e salário família.

 

(Veja também: Falar mal da empresa no Facebook e Twitter dá Justa Causa)

 

Informações da advogada trabalhista Crislaine Simões, via http://www.administradores.com.br

About cilene

388 comments

  1. Boa tarde, comecei a trabalhar como call center mas ainda estou no período de experiência, na empresa que trabalho eles estipulam metas,caso eu não consiga concluir as metas posso não passar no período de experiência?

  2. Cilene boa tarde

    gostaria de saber o seguinte:

    dia 30/12/2013 na minha empresa vao trabalhar normal,mas eu estou pensando em viajar, pois vao trabalhar dia 30, folgar no dia 31 e 1.

    da justa causa faltar nesse dia 30?

  3. No meu trabalho estão fazendo o seguinte com os funcionários, se faltarem com atestado médico o dia de trabalho é descontado mesmo assim,
    se a falta for injustificada pior ainda o dia é descontado e também é dada suspenção de 2 ou 3 dias.
    É correto esse tipo de procedimento

  4. BOA TARDE, OBRIGADA PELAS INFORMALÇÕES. O PORTEIRO DO MEU PRÉDIO É SEMPRE MUITO MAL EDUCADO E GROSSEIRO COMIGO E MINHA MÃE, ISSO SEMPRE FOI ASSIM, MAS VEM E TORNANDO INSUPORTAVEL PARA MIM. JA RECLAMEI COM A SÍNDICO QUE NÃO DEU NENHUMA ATENÇÃO AO FATO. COMO POSSO FAZER PARA QUE ELE SEJA DEMITIDO? ELE FAZ AS COISAS MAS SEMPRE COM ABSOLUTA MÁ VONTADE E RUDESA PARA CONOCO ,A QUEM ELE TEM ALGUMA IMPLICANCIA, N SABEMOS PORQUE.

  5. Olá.Faltei por motivo de falecimento e não justifiquei a falta com nenhum documento.
    A empresa está me cobrando esse documento há mais de 10 dias e me deu mais 10 dias para eu conseguir o doc., mas não pediu para eu assinar nada.
    O ocorrido foi no dia 08/11/13 e me deram até o fim do mês para conseguir o atestado.

    Se eu não conseguir esse documento,eles podem me mandar embora por justa causa?

  6. Trabalho vai fazer 6 meses na empresa e quando meu patrao me contratou sempre soube que eu fazia faculdade e precisaria de um horario que pudesse sair mais cedo, me disse que seria de 08 as 17 hrs e trabalhando todos os sabados sozinha então aceitei a trabalhar , so que agora ele mudou meu horario ate as 17:30 so que falei que não podia ficar pois tinha compromisso e que precisaria sair no horario normal pelo menos por enquanto , e me ameaçou a me mandar embora por justa causa se eu sair cedo , ontem preicisei sair pois tinha reunião na faculdade e não podia faltar , expliquei o motivo que estava saindo e me deu uma advertencia porque sair cedo e por chegar dia 12 as 08:10 e dia 13 as 08:15 sendo que meus atrasos foram justificados e eu não estava ciente que se chegasse atrasada ganharia advertencia soemnte se saisse cedo atoa. O que faço, assino ou não? se eu não assinar o que acontece?

  7. Olá boa noite, no meu emprego eu entro as 8:30, em uma terça feira eu cheguei atrasada porque estava com dor de garganta, mais mandei uma mensagem avisando o meu chefe, na quarta feira eu cheguei as 8:35, quando eu entrei ele me perguntou o que aconteceu, ai eu disse, hoje o meu ônibus demorou para passar e tinha um pouco de trânsito, ele falou vai para casa, ai eu fui. Quero saber se ele tem o direito de descontar o dia em que eu cheguei 5 minutos atrasada? Pois ele já descontou, e se tem alguma lei ou norma na CLT que prove que não possa descontar, obrigada.

  8. Faltei me justifiquei,mas levei advertencia por nao apresentar nenhum documento que justificasse,se eu me me justifico verbalmente,e levo falta e advertenvcia.Devo sybur a gerencia pravme justificar.E se dou satisfaçao a empresa devo receber advertencia????

  9. No meu trabalho estão fazendo o seguinte com os funcionários, se faltarem com atestado médico o dia de trabalho é descontado mesmo assim,
    se a falta for injustificada pior ainda o dia é descontado e também é dada suspenção de 2 ou 3 dias.
    É correto esse tipo de procedimento?

  10. silvana ferreira dos santos

    Oh pra ficar bem claro ele nao tinha motivo de me tirar do cargo. Nao era a toa que um dia eu estava de atestado medico e ele foi atras de min na casa da minha no interior so pra resolver um problema no encerramento do balancete da loja por que nao conseguiram resolver. E eu fui doente issoo é justo? Por favor me responda. Grato.

  11. silvana ferreira dos santos

    Ola boa noite! Trabalho em uma empresa loja de eletrodomestico ha 3 anos,pois tirei minhas ferias no mes de agosto 2013,quando voltei de ferias em setembro 2013, na loja tinha acabado de entrar uma novata ,pois o gerente colocou ela no meu cargo operadora de caixa,e me passou pra outro cargo aux. De faturamento e o gerente me pediu pra ensinar a novata todos os procedimento do caixa e eu recusei pois estava me sentimento huumilhada, pois ele tinha motivo de me tirar do caixa,alias eu era a unica pessoa que resolvia os problema da loja caixas. E ele nao me deu explicaçao nenhuma so disse que a empresa estava precisando da minha ajuda. No dia seguinte o gerente disse que eu estava imaginando coisas errados e eu apenas respondi que estava apenas vendo a realidade . E ele mandou eu voltar pra casa e so voltar na segunda-feira. Ou seja era um dia de quinta-feira. Ele pode me demitir por justa causa? Eu tenho o direito de saber qual foi o motivo de me tirar do meu cargo se eu estava sendo eficiente? Eu agradeço.

  12. olá
    eu estou sendo demitido por justa causa,por ter revidado uma agresão e tenho mais de um ano,
    então eu tenho direito a algum dos beneficios, pósso assinar a papelada ou se opnar por nao assinar estou errado.
    obrigado cilene.

    • Melhor vc procurar um advogado ou seu sindicato. Eles tem um advogado grátis. Delegacia do trabalho tambem pode orientar vc

  13. joelma silva de oliveira

    Olá td bem?entao eu sai de licença maternidade e o prazo acaba dia 8 de setembro,,,mais minha filha ainda não pegou totalmente a mamadeira,ai como tenho um ano de empresa pedi as minhas férias….so q eu e a dona da empresa já estamos com o relacionamento abalado ela não fala comigo,,alias nem sei como vai ser quando eu voltar,pois não pedirei demissão,,,emfim,,comuniquei a contadora q queria férias,,ela so mandou q eu fizesse uma carta proprio punho pedindo minhas férias q ela ia me dar sem problemas,,,mais não confio nela,pois tenho medo de ser enganada e demitida por justa causa,,,o jeito q ela recomendou ta certo?vale na justiça,,,?me responde por favor,,obrigada…

  14. douglas henrique floriano

    Minha esposa voltou de licença maternidade, porém o horário de trabalho dela é das 22hrs às 5hrs, mas nossa filha mama no peito e este horário não tem berçário na empresa no entanto ela não esta indo ao trabalho, ela já havia conversado com o supervisor para ser mandada para rua no caso a empresa mandar ela embora para ela poder receber o seguro desemprego porém o supervisor disse que tem que aguardar fechar o mês mas quero saber se com estas faltas que já somam 7 ela pode ser mandada por justa causa.

  15. Olá,

    Gostaria de entender pq os jogadores de futebol não se enquadram na justa causa? gerando prejuizos enormes as empresas (clubes de futebol) sem nenhuma contrapartida e criando verdadeiro enganadores, que ficam pulando de clube em clube amarrados a contratos.

  16. Olá, eu estou trabalhando em uma empresa a menos de três meses, tive alguns atrasos e faltas e o meu chefe ja me adverteu por ser hostio com um cliente, então eu pedi que ele me trocasse de setor ou eu poderia pedir as contas para não me projudicar e muito menos a empresa só que pelo que eu fiquei sabendo ele falou com o coordenador e quer me dar justa causa.
    Se eu disse que vou pedir demissão, ele pode me dar justa causa antes?

    • obs: eu ja tinha pedido antes para me trocar de produto, pois não estava me identificando no produto que trabalho, então ele disse que gente como eu deve procurar outra coisa para trabalhar, eu me senti ofendidam pois ele disse isso na frente de outras pessoas.
      Obrigada desde já!

    • Se vc vai pedir demissão, não estou entendendo o problema. Se você quer sair..???

  17. Cheguei Atrasado 2 Dias Seguidos , Um Dia Cheguei As 08:00 e No Outro As 07:20,Tenho Pouco Tempo Na Empresa Mas Não Tenho Nenhuma Falta…

    Posso Ser Demitido Pelos Atrasos ?

    E Se For Quais Meus Direitos?

    Dês De Já Grato !

  18. Boa tarde dra Cilene
    Em primeiro lugar gostaria de parabenizala pelos esclarecimentos
    A minha situação é a seguinte,tenho um mercado em uma praia pequena,cujo movimento se dá somente em alta temporada,mas conservo os funcionários durante o inverno para que não fiquem desempregados,trago tudo em dia,salários 13`férias,enfim…recebem por 8 horas de trabalho e trabalham 7,acontece que agora tenho uma menina que além de fumar dentro da empresa,passao tempo todo navegando no facebook pelo celular proprio.
    Ja comentou q quer ser demitida para receber seus direitos,ela esta ha 4 anos na empresa,com uma interrupção ha 1 ano e meio atras,por ser boa funcionaria na época eu a readmiti,nao sei o que fazer…

  19. Bom….eu trabalho em uma empresa de call center e estou sendo muito pressionado a bater as metas meu supervisor já fez de tudo, já gritou bateu na mesa enfim ..
    Trabalhamos para uma operadora de celular, e estamos sendo forçados a quebra as normas da propia operadora ,e são ordens da gerencia, estão querendo mandar as pessoas embora.
    O que devo fazer se for demitido?

  20. Tenho 3 anos e 4 meses de empresa durante esses anos de empresa já faltei 4 vezes sem atestado , e faltei mais uma vez tive que resolve problemas pessoais de família muito grave não tive que ão trabalho , com 5 faltas não justificada sem atestado medico , da justa causa.

  21. ola boa noite o medico me afastou por 17 dias mais nao entrei no inss pois o medico da empresa disse que ja tava melhor eles me pagarão os 15 dias mais me fizerão assinar duas faltas referente aos 2 dias que ultrapassou ta certo isso??? no caso eles so nao pagaria o que passasse dos 15 dias nao aasinar falta de atestado agurado sua resposta obrigada.