Home / Brasil / 12 Motivos que dão demissão por Justa Causa

12 Motivos que dão demissão por Justa Causa


Quando você é demitido por Justa Causa, você não tem direito nenhum. Não recebe FGTS, não recebe Seguro Desemprego e nem a multa rescisória de 40% e etc.

Veja os motivos onde você pode ser demitido por Justa Causa.


1- Furto ou Roubo de Material da empresa, falsificação de documentos, inclusive atestados médicos


2- Má conduta ou mau procedimento, como por exemplo usar a internet da empresa para acessar sites adultos. E tudo que desrespeito a atos de natureza sexual.


3- Negociar em nome da empresa, sem ter autorização para isso.


4- Condenação por crimes.


5- Preguiça, negligência ou má vontade na realização das tarefas.


6- Embriaguez.


7- Divulgar segredos das empresas.


8- Descumprir ordens dos chefes.


9- Abandono do emprego por 30 dias.


10- Caluniar colegas de trabalho ou brigas.


11- Brigar, ou caluniar terceiros que não têm nada a ver com a empresa.


12- Ser viciado em jogos de azar

 


Na demissão por justa causa, o trabalhador com menos de um ano de empresa só tem direito ao saldo de salário e salário família. Se tiver mais de um ano, tem direito ao saldo de salário; férias vencidas, acrescidas do terço constitucional; e salário família.

 

(Veja também: Falar mal da empresa no Facebook e Twitter dá Justa Causa)

 

Informações da advogada trabalhista Crislaine Simões, via http://www.administradores.com.br

About Cilene Bonfim

388 comments

  1. Boa tarde, comecei a trabalhar como call center mas ainda estou no período de experiência, na empresa que trabalho eles estipulam metas,caso eu não consiga concluir as metas posso não passar no período de experiência?

  2. Cilene boa tarde

    gostaria de saber o seguinte:

    dia 30/12/2013 na minha empresa vao trabalhar normal,mas eu estou pensando em viajar, pois vao trabalhar dia 30, folgar no dia 31 e 1.

    da justa causa faltar nesse dia 30?

  3. No meu trabalho estão fazendo o seguinte com os funcionários, se faltarem com atestado médico o dia de trabalho é descontado mesmo assim,
    se a falta for injustificada pior ainda o dia é descontado e também é dada suspenção de 2 ou 3 dias.
    É correto esse tipo de procedimento

  4. BOA TARDE, OBRIGADA PELAS INFORMALÇÕES. O PORTEIRO DO MEU PRÉDIO É SEMPRE MUITO MAL EDUCADO E GROSSEIRO COMIGO E MINHA MÃE, ISSO SEMPRE FOI ASSIM, MAS VEM E TORNANDO INSUPORTAVEL PARA MIM. JA RECLAMEI COM A SÍNDICO QUE NÃO DEU NENHUMA ATENÇÃO AO FATO. COMO POSSO FAZER PARA QUE ELE SEJA DEMITIDO? ELE FAZ AS COISAS MAS SEMPRE COM ABSOLUTA MÁ VONTADE E RUDESA PARA CONOCO ,A QUEM ELE TEM ALGUMA IMPLICANCIA, N SABEMOS PORQUE.

  5. Olá.Faltei por motivo de falecimento e não justifiquei a falta com nenhum documento.
    A empresa está me cobrando esse documento há mais de 10 dias e me deu mais 10 dias para eu conseguir o doc., mas não pediu para eu assinar nada.
    O ocorrido foi no dia 08/11/13 e me deram até o fim do mês para conseguir o atestado.

    Se eu não conseguir esse documento,eles podem me mandar embora por justa causa?

  6. Trabalho vai fazer 6 meses na empresa e quando meu patrao me contratou sempre soube que eu fazia faculdade e precisaria de um horario que pudesse sair mais cedo, me disse que seria de 08 as 17 hrs e trabalhando todos os sabados sozinha então aceitei a trabalhar , so que agora ele mudou meu horario ate as 17:30 so que falei que não podia ficar pois tinha compromisso e que precisaria sair no horario normal pelo menos por enquanto , e me ameaçou a me mandar embora por justa causa se eu sair cedo , ontem preicisei sair pois tinha reunião na faculdade e não podia faltar , expliquei o motivo que estava saindo e me deu uma advertencia porque sair cedo e por chegar dia 12 as 08:10 e dia 13 as 08:15 sendo que meus atrasos foram justificados e eu não estava ciente que se chegasse atrasada ganharia advertencia soemnte se saisse cedo atoa. O que faço, assino ou não? se eu não assinar o que acontece?

  7. Olá boa noite, no meu emprego eu entro as 8:30, em uma terça feira eu cheguei atrasada porque estava com dor de garganta, mais mandei uma mensagem avisando o meu chefe, na quarta feira eu cheguei as 8:35, quando eu entrei ele me perguntou o que aconteceu, ai eu disse, hoje o meu ônibus demorou para passar e tinha um pouco de trânsito, ele falou vai para casa, ai eu fui. Quero saber se ele tem o direito de descontar o dia em que eu cheguei 5 minutos atrasada? Pois ele já descontou, e se tem alguma lei ou norma na CLT que prove que não possa descontar, obrigada.

  8. Faltei me justifiquei,mas levei advertencia por nao apresentar nenhum documento que justificasse,se eu me me justifico verbalmente,e levo falta e advertenvcia.Devo sybur a gerencia pravme justificar.E se dou satisfaçao a empresa devo receber advertencia????

  9. No meu trabalho estão fazendo o seguinte com os funcionários, se faltarem com atestado médico o dia de trabalho é descontado mesmo assim,
    se a falta for injustificada pior ainda o dia é descontado e também é dada suspenção de 2 ou 3 dias.
    É correto esse tipo de procedimento?

  10. silvana ferreira dos santos

    Oh pra ficar bem claro ele nao tinha motivo de me tirar do cargo. Nao era a toa que um dia eu estava de atestado medico e ele foi atras de min na casa da minha no interior so pra resolver um problema no encerramento do balancete da loja por que nao conseguiram resolver. E eu fui doente issoo é justo? Por favor me responda. Grato.

  11. silvana ferreira dos santos

    Ola boa noite! Trabalho em uma empresa loja de eletrodomestico ha 3 anos,pois tirei minhas ferias no mes de agosto 2013,quando voltei de ferias em setembro 2013, na loja tinha acabado de entrar uma novata ,pois o gerente colocou ela no meu cargo operadora de caixa,e me passou pra outro cargo aux. De faturamento e o gerente me pediu pra ensinar a novata todos os procedimento do caixa e eu recusei pois estava me sentimento huumilhada, pois ele tinha motivo de me tirar do caixa,alias eu era a unica pessoa que resolvia os problema da loja caixas. E ele nao me deu explicaçao nenhuma so disse que a empresa estava precisando da minha ajuda. No dia seguinte o gerente disse que eu estava imaginando coisas errados e eu apenas respondi que estava apenas vendo a realidade . E ele mandou eu voltar pra casa e so voltar na segunda-feira. Ou seja era um dia de quinta-feira. Ele pode me demitir por justa causa? Eu tenho o direito de saber qual foi o motivo de me tirar do meu cargo se eu estava sendo eficiente? Eu agradeço.

  12. olá
    eu estou sendo demitido por justa causa,por ter revidado uma agresão e tenho mais de um ano,
    então eu tenho direito a algum dos beneficios, pósso assinar a papelada ou se opnar por nao assinar estou errado.
    obrigado cilene.

    • Melhor vc procurar um advogado ou seu sindicato. Eles tem um advogado grátis. Delegacia do trabalho tambem pode orientar vc

  13. joelma silva de oliveira

    Olá td bem?entao eu sai de licença maternidade e o prazo acaba dia 8 de setembro,,,mais minha filha ainda não pegou totalmente a mamadeira,ai como tenho um ano de empresa pedi as minhas férias….so q eu e a dona da empresa já estamos com o relacionamento abalado ela não fala comigo,,alias nem sei como vai ser quando eu voltar,pois não pedirei demissão,,,emfim,,comuniquei a contadora q queria férias,,ela so mandou q eu fizesse uma carta proprio punho pedindo minhas férias q ela ia me dar sem problemas,,,mais não confio nela,pois tenho medo de ser enganada e demitida por justa causa,,,o jeito q ela recomendou ta certo?vale na justiça,,,?me responde por favor,,obrigada…

  14. douglas henrique floriano

    Minha esposa voltou de licença maternidade, porém o horário de trabalho dela é das 22hrs às 5hrs, mas nossa filha mama no peito e este horário não tem berçário na empresa no entanto ela não esta indo ao trabalho, ela já havia conversado com o supervisor para ser mandada para rua no caso a empresa mandar ela embora para ela poder receber o seguro desemprego porém o supervisor disse que tem que aguardar fechar o mês mas quero saber se com estas faltas que já somam 7 ela pode ser mandada por justa causa.

  15. Olá,

    Gostaria de entender pq os jogadores de futebol não se enquadram na justa causa? gerando prejuizos enormes as empresas (clubes de futebol) sem nenhuma contrapartida e criando verdadeiro enganadores, que ficam pulando de clube em clube amarrados a contratos.

  16. Olá, eu estou trabalhando em uma empresa a menos de três meses, tive alguns atrasos e faltas e o meu chefe ja me adverteu por ser hostio com um cliente, então eu pedi que ele me trocasse de setor ou eu poderia pedir as contas para não me projudicar e muito menos a empresa só que pelo que eu fiquei sabendo ele falou com o coordenador e quer me dar justa causa.
    Se eu disse que vou pedir demissão, ele pode me dar justa causa antes?

    • obs: eu ja tinha pedido antes para me trocar de produto, pois não estava me identificando no produto que trabalho, então ele disse que gente como eu deve procurar outra coisa para trabalhar, eu me senti ofendidam pois ele disse isso na frente de outras pessoas.
      Obrigada desde já!

    • Se vc vai pedir demissão, não estou entendendo o problema. Se você quer sair..???

  17. Cheguei Atrasado 2 Dias Seguidos , Um Dia Cheguei As 08:00 e No Outro As 07:20,Tenho Pouco Tempo Na Empresa Mas Não Tenho Nenhuma Falta…

    Posso Ser Demitido Pelos Atrasos ?

    E Se For Quais Meus Direitos?

    Dês De Já Grato !

  18. Boa tarde dra Cilene
    Em primeiro lugar gostaria de parabenizala pelos esclarecimentos
    A minha situação é a seguinte,tenho um mercado em uma praia pequena,cujo movimento se dá somente em alta temporada,mas conservo os funcionários durante o inverno para que não fiquem desempregados,trago tudo em dia,salários 13`férias,enfim…recebem por 8 horas de trabalho e trabalham 7,acontece que agora tenho uma menina que além de fumar dentro da empresa,passao tempo todo navegando no facebook pelo celular proprio.
    Ja comentou q quer ser demitida para receber seus direitos,ela esta ha 4 anos na empresa,com uma interrupção ha 1 ano e meio atras,por ser boa funcionaria na época eu a readmiti,nao sei o que fazer…

  19. Bom….eu trabalho em uma empresa de call center e estou sendo muito pressionado a bater as metas meu supervisor já fez de tudo, já gritou bateu na mesa enfim ..
    Trabalhamos para uma operadora de celular, e estamos sendo forçados a quebra as normas da propia operadora ,e são ordens da gerencia, estão querendo mandar as pessoas embora.
    O que devo fazer se for demitido?

  20. Tenho 3 anos e 4 meses de empresa durante esses anos de empresa já faltei 4 vezes sem atestado , e faltei mais uma vez tive que resolve problemas pessoais de família muito grave não tive que ão trabalho , com 5 faltas não justificada sem atestado medico , da justa causa.

  21. ola boa noite o medico me afastou por 17 dias mais nao entrei no inss pois o medico da empresa disse que ja tava melhor eles me pagarão os 15 dias mais me fizerão assinar duas faltas referente aos 2 dias que ultrapassou ta certo isso??? no caso eles so nao pagaria o que passasse dos 15 dias nao aasinar falta de atestado agurado sua resposta obrigada.

  22. fui demitida por justa causa mas estava alegando que é por falta e atrasos constante….mas eu só faltei 2 vezes na empresa e em meses diferentes sendo a primeira falta suspensão de 3 dias e a segunda falta suspensão de 3 dias denovo, quando foi o dia de eu voltar faltei 3 dias por que não estava me sentindo bem psicologicamente devido a suspensão voltei e ja me aplicaram a justa causa , eu não assinei e ouvir dizer que ele ia tramar e dizer que foi abandono de emprego.pq eu vou entrar na justiça. não me deu a via da justa causa

  23. Boa noite doutora, trabalho em uma empresa de telefonia e eles depositam o meu salario em cheque, normalmente após as 16:00hs no 5 dia util. a compensação de cheque no banco é de 48h á 72h isso quando o 5 dia útil cai na sexta feira leva 6 dias para após o dia do pagamento para receber o que fazer?

    já foi conversado com a diretoria da empresa mas nada resolvido…

    • Empresa ruim essa, vc deveria procurar outro emprego logo. Vc tem sindicato? Se tiver falei com eles…eles sabem o que fazer.

  24. Boa noite, doutora!
    Estou com um problema e gostaria que a senhora me ajudasse. Trabalho como coordenadora em uma escola particular e estou com uma auxiliar que se nega a fazer alguns tipos de tarefas. Agora ela também começou a escolher com qual turma e professora ela quer trabalhar. Ela já teve desentendimentos com várias colegas de trabalho dela, inclusive chamou uma para “acertar as contas” fora do estabelecimento de ensino. Hoje eu pedi para ela fazer um serviço que lhe cabe e ela me negou. Existe a possibilidade de mandá-la por justa causa? Qual seria o motivo pelo qual posso me basear?

    Desde já, muito obrigada pela ajuda!

  25. boa noite faltei na empresa 29 dias e apareci com30 mas levei declarações e me deram justa causa estam corretos ou não

  26. Bom dia,
    Trabalho em uma empresa de callcenter e que pela quinta vez me pedem para trabalhar mesmo estando de atestado durante os 2 anos de empresa.
    o primeirofoi de 5 dias segundo de 3 dias o terceiro de 10 dias o quarto de 2 dias e quinto de 1dia.(sendo todos em datas distantes entre uma e outra com CID diferentes)
    Pois bem , em todas vezes que peguei atestado pediram para eu ir na empresa pelo menos ficar 3 horas para não gerar falta para empresa se tratando que é uma terceirizada de uma grande empresa de telefonia.
    So que durante uma conversa com a coordenação fizemos um acordo que eu iria trabalhar e que não precisava pegar atestado enquanto nao me sentisse bem que poderia ficar 1hora pelo menos e ir embora que as demais horas seriam abonadas e não descontariam do meu salario,aconte que agora querem descontar as tais horas que fiz isso durante 5 dias e me disseram que eu deveria ter ido no medico todos os dias e pegar pelo menos atestado de horas.
    Estou com atestados em casa e receita medicas, eu posso processar a empresa por assedio moral?

  27. bom dia tomei justa causa por motivo de um atestado falso qual os meus prejuizos

  28. coloquei um atestado medico falso na minha empresa de vigilância meu patrão descobri-o mais ele não me pois em bora por justa causa ele descontou o dia que faltei no meu contracheque e ele não me devolveu meu atestado sendo que ele concordou em descontar do meu salario e me deixou trabalhando na em empresa e já se passarão 7 meses que ainda eu trabalho na em presa e tenho o contracheque que o meu patrão descontou..
    quero saber se a empresa pode me processar…ou me colocar pra fora por justa causa

  29. Mas meu motivo foi um atestado falso

  30. Fico quanto tempo sem trabalho por motivo da justa causa

    • Como assim? Vc pode arrumar outro emprego ate no mesmo dia que for demitido, se quiser e encontrar.

  31. quero saber se a empresa pode me manda embora quando eu voutar do meu auçilio doença e que direitos tenho ao voutar

  32. Entendi … mais isto pode ser contestado pelo fato de não ter tido malícia ?
    E também o video pode ficar arquivado e continuar sendo valido?
    Ex: a empresa permanece com o funcioanario que esta lhe dando lucro e não aplica a justa causa só que o funcinario passa a não dar mais lucro para empresa e sendo assim a empresa desliga o funcionario por justa causa de um video que passou a mais de anos.

  33. entendi….mas é possivel ser contestado no caso de Sem malicia?
    E também o video pode ficar arquivado e ser valido para outro momento que a empresa precisar usar ?Ex:enquanto o funcionario estiver dando lucro para a empresa não é tomado as medidas de imediato mas se isto mudar e o funcionario passa a não daar mais lucro para a empresa, a empresa com este video arquivado pode usa-lo como justa causa mesmo que se passar anos?

  34. Bom Dia , sou operadora de atendimento e estava em horario de pausa dentro da central e nisso eu e mais alguns colegas de trabalho fizemos um video nosso seem malícia alguma e na inocencia foi postado em rede social,porém apareceu o logotipo da empresa,o gestor ficou sabendo do video e sendo assim foi passado para a coordenação da empresa e esta em análise pelo o setor jurídico da empresa do que vai ser feito e isto é motivo de justa causa ja que os demais operadores da empresa possui em suas redes sociais fotos na central e também com fantasias em datas comemorativas. Fico grata caso possa me orientar melhor.

  35. Bom dia Cilene, sou cobrador de ônibus, fui assaltado e me recusei a pagar pelo assalto à empresa,
    então a empresa me disse que assim então teria de assinar o aviso [que é remunerado lá], após eu dizer que não pagaria; gravei a conversa com celular “escondido” isso pode dar indenização?
    to esperando receber as contas pra botar pra frente! desde já obrigado!

    • Vc tem que procurar um advogado. O seu sindicato tem advogado grátis.

      • Certo, vou procurar, mas sem ligação com o sindicato, pois aqui eles são “marionetes” dos patrões [seturn] Obrigado!

  36. Cilene, quando eu entrei na empresa que trabalho atualmente assinei várias folhas de normas, se uma daquelas normas forem descumpridas eu posso receber justa causa??

    O um caso é o seguinte: nas normas pede para manter o visual sociável(cabelos curtos e barba feita) se eu deixar meu cabelo crescer, poderia ser demitido por justa causa?

    Obrigado

  37. Olá trabalho numa empresa a 6 anos pos faz 6 meses que venho sentindo dor no quadril eles pode me demitir por justa causa.. por que venho faltando frequente mente ..obrigado

  38. Tenho uma férias vencida que gozaria no mês de agosto de 2013, porém tive que fazer uma cirurgia em janeiro e estou afastada pelo INSS até o dia 31 de julho, retornando à empresa dia 1º de agosto. Sei que não tirarei férias mais em agosto como estava programado. Quero entender se meu direito a férias está perdido devido ao tempo do auxílio-doença incluindo a remuneração da mesma ou se a empresa irá negociar outra data uma vez que as férias estavam vencidas e são referentes ao período de 01/10/2011 a 31/09/2012. O período no qual fiquei de auxílio já entraria nas férias referente a 01/10/2012 a 31/09/2013? Foi essa férias que perdi ou a que estava vencida e que gozaria em agosto de 2013?

  39. Ola.Tenho6 anos de empresa ha 4 anos ja entreguei muitos atestado e declaracao posso ser demitida por justa causa?Ha tambem peguei renite alergica, e sofro algumas humilhacoes pois tenho problema de mal halito suor essecivo e tenho corrimento vaginal q causa mal cheiro, mas eu me cuido higienicamente mas nao tenho sucesso e por isso sofro humilhacoes. Posso procesar a empresa por nao evitar esse tipo de comportamento? Se eu processar tenho q apresentar provas das humilhacoes.muitas vezes nao vou trabalhar por causa disso acho q ja estou com depressao por esses fatos m ajude Por favor m responda.

  40. Boa Tarde Cilene

    trabalhava em uma empresa onde, a mesma nao cumpria com suas obrigaçoes, nao pagava adicional preciculosidade
    quando eu ia trabalhar em outras bases ou municipio nao avia diferença salarial, levei uma advertencia por nao tirar uma foto ilegivel de um aparelho de medição, vendo que sou contratado apenas para fazer a leitura desses aparelhos, levei advertencia por falta cuja o superior avia permitido minha ausencia, essa advertencia eu nao assinei, e por fim passei em um psiquiatra q me atestou e afastou por dois dias por doença grave psiquiatrica, e ao retomar no serviço passando um prazo de 2 meses, passei em um psicologo que me indico para ir ao psiquiatra novamente e 3 dias apos fui demitido por justa causa via fax, sendo que esses 3 dias eu nao compareci no serviço procurando um psiquiatra pois nao avia disposição desse..

    abeerta uma ação teria possibilidade de reversao de justa?

    • Somente procurando um advogado para entrar com uma ação.. seu sindicato tem advogado grátis.

  41. Bom dia Cilene.

    Eu sou Técnico de Segurança em uma empresa e dias atrás o Engenheiro responsável pelo SESMT me aplicou uma advertência escrita, pois ele alega que eu danifiquei o computador da empresa. vou conta como aconteceu.

    Dias antes dele me aplica a advertência, ele já vinha pegando no meu pé, dizendo que eu estava instalando programas no computador, a nossa empresa trabalha com turnos de 00h as 06h, 06h as 15h e 15h as 00h, ao todo são 5 técnico de segunça do trabalho e 1 engenheiro, e todos tem acesso aos 2 computadores do SESMT. Nesse dia eu e outra tec. seg. trabalho estávamos no turno de 06h as 15h, e quando saímos as 15:30h o computador estava funcionando, no outro dia quando eu e a técnica voltamos para assumir o turno de 06h as 15h, o computador não estava funcionando, e um técnico de informatica falou que tinha que formata a maquina. o Técnico que estava no turno de 00h as 06h falou que teve uma queda de energia e que quando a anergia voltou o computador não ligou mais, então nosso engenheiro falou que o computador não ligou porque eu tinha danificado ele. Eu acho que ele está tentando força minha justa causa, pois eu sou membro da CIPA e tenho estabilidade na empresa, eu me recusei a assinar a advertência, pois acho que fui injustiçado. O

    que eu posso fazer a respeito dessa advertência?

    • comunicar o advogado do seu sindicato..ou esperar que ele demita para vc entrar com um processo contra a empresa. Mas vc tem que saber que os computadores da empresa são da empresa, e empregado nenhum pode baixar, instalar qualquer coisa.

  42. Boa tarde tira uma duvida minha por favor, meu marido começou a trabalhar como porteiro em um prédio residencial no dia 01/07/2012, desde então não assinaram a careteira dele e sempre que ele toca no assunto o sindico diz que está regularizando a situação do prédio resumindo o meu marido se ausentou do seu serviço por dez dias ele pode ser mandado embora por justa causa?
    DESDE JÁ AGRADEÇO OBRIGADO!

    • totalmente ilegal tudo…ninguém pode trabalhar tanto tempo ser carteira assinada, e seu marido não pode faltar 10 dias..

  43. Trabalho em uma empresa a 4 anos, e desde de quando minha filha nasceu, falto algumas vezes sem atestado ou declaração para cuidar dela. Já levei quatro suspensões. Não sei mais o que fazer. Já pedi ajuda a eles, pedindo que me colocassem no corte e ele não colocam. Demitem varias pessoas e não me demitem. Preciso muito cuidar da minha filha, porque ela tem anemia e precisa ser tratada. Me da uma dica por favor.

    • se eles demitirem vc sem justa causa vão ter que pagar seus direitos…por isso eles ainda não demitiram…o que vc pode fazer é ser honesta, explicar a situação para eles e fazer um acordo.

  44. Thulio Henrique Rodrigues

    sim com certeza

  45. nao respondeu minha pergunta! nao entendeu?

  46. Thulio Henrique Rodrigues

    meu encarregado falou que eu estava fumando maconha no estacionamento da firma dentro do meu carro, me deram justa causa,e certo,eu nao fiz nada,e supondo que fosse verdade o certo nao seria eles ter me ajudado em uma clinica de recuperaçao,sempre fiz extra e sempre estava a disposiçao da firma,trabalho la ha 2 anos e 1 mes.Em 3 meses cheguei a fazer mais de 600 horas extras.

    • a empresa pode sim dar justa causa se não permite o uso de drogas…mas vc pode entrar na justiça e acha que foi injustiçado.

  47. Thulio Henrique Rodrigues

    justa causa recebe ferias vencida

  48. a minha empresa trabalha com vendas externas, os corretores trazem contratos de emprestimo e ganham comissao sobre eles, com a autorização da minha gerente meu marido era corretor na empresa em que eu trabalhava, e ela chegou a me pedir pra passar alguns contratos dela em nome dele. Porem agora descobri que isso é proibido, ela nao poderia ter passado outros contratos em nome dele, a empresa pode me dar justa causa?

  49. railton andrade

    Muito obrigado mesmo!!. So mais uma pergunta se possivel…tenho que procura o sindicato ou um adivogado?……
    Obrigado!

  50. railton andrade

    Ola.. queria saber se tenho algun direito por ter sido demitido da empresa. Com um cisto no punho que adiquiri na empresa ia comesa agora fisioterapia..mas fui demitido eu tenho algun direito?…. obrigado

  51. Olá, dá justa causa os cobradores está ligando na empresa onde trabalho para me cobrar?

  52. Ola tudo bem voce pode me tirar uma duvida
    fui demitido por justa causa por um mutivo que não entendir
    Sou motorista de onibus ouvi uma falha nos freios mas consegui diminui o impacto da colisão com outro onibus da mesma empresa de pequeno porte sem machucar ninguem, a empresa não deixou eu chamar os guardas municipais pra faser a ocorrencia e ela não permitiu mandarãm eu pagar não falei nada e fui demitido por justa causa não tive opçao nem de falar nada voçe pode me ajudar com uma esplicação.

  53. uma pessoa quando gravida pode ser demitida por justa causa no caso de roubo?

  54. Olá boa noite Cilene!
    Gostaria que me ajudasse tbm com algumas dúvidas. Bom eu trabalho em uma empresa q prestas serviços de atendimento a uma certa operadora e estou lá ha um ano e um mês, nesse período o médico ainda esta analisando o cisto sinovial q tenho no punho direito e pq sinto dores.
    A verdade é q já não quero mais estar lá e so pemaneço ainda pq quero fazer a cirurgia e sair procurar um emprego melhor, pq não concordo com a maioria dos procedimentos da empresa e um deles é q ultimamente está chovendo suspensões por bobagens.
    minha dúvida é que tenho esse problema no punho q adquiri na empresa e ja levei 3 suspensões por causa de procedimentos bobos e uma outra suspensão q concordo plenamente pq faltei ao trabalho no dia 16/03/13 injustificado.
    Porém estou suspensa dias 25/03/13 e 26/03/13 e só voltarei amanhã 27/03/13, mas minha dúvida é pq no dia 25/03/13 foi feriado estadual (data magna do ceará) e eu não fui, quero saber se posso ser suspensa novamente e se isso pode me levar a ser demitida por justa causa mesmo tendo um problema de cisto no punho q adquiri la na empresa!!!!!!

    POR FAVOR ME RESPONDA POIS ESTOU AGUARDANDO!!!

    • Vc pode ser suspensa se estava escalada para o plantão e não comunicou que iria faltar com antecedência. Mas se sua doença for adquirida no trabalho vc tem um período de estabilidade. Melhor vc conversar com eles, entrar em acordo e ser demitida amigavelmente.

  55. Nao estou satisfeita no meu trabalho e ja faltei algumas vezes sem justificar. Muitas vezes por desanimo e por pensar que estou de alguma forma sendo impedida de alcançar minhas metas. E levei duas advertências. Vou perder todos os meus direitos? Tem saída pra mim? O que devo fazer para nao sair tao prejudicada?

  56. Boa tarde, sou contratado como vendedor em uma empresa de veiculos, mas o meu patrao quer que eu faça a limpeza da loja e dos veiculos. se eu me recusar isso pode dar justa causa? quem é demitido por justa causa pode sacar o fgts e receber as parcelas do seguro desemprego? obrigado pela atençao.

  57. Ola meu nome é Susie,gostaria de tirar uma duvida.
    Faz um mes que estou trabalhando numa empresa como telefonista e ocorreu que uma telefonista que trabalhar comigo ligou para supervisora que que esta no lugar na nossa pois amesma esta de ferias e não quiz falar para ela o porque estava trabalhando mesmo sendo a folga dela preferiu falar pessoalmente.
    Comentei esse fato com a outra colega e disse que era um direto dela não querer falar na minha frente.
    Essa colega falou para ela , ela ficou com raiva de afirmando que eu tinha falado mal dela e que ia me processar e ia na diretoria mesmo essa colega nossa afrmando que eu não tinha falado mal dela só comentado que ela não queria falar na minha frente e que era do direto dela.
    Essa pessoal colocou no relatoria que dois clientes reclamaram de mim pq eu passei pro ramal errado e disse que nao sabia o ramal e apaciente teve que se desclocar da onde esta para ir ate o local.
    Essa pessoal relatou no livro onde todas as telefonistas tem acesso.
    Me disseram que as ligações não são gravadas mais não tenho certeza.
    O que fazer em relação a isso?

    • explicar para seus chefes se eles perguntarem que foi um mal entendido, que vc apenas comentou o assunto sem maldade. E vc deve aprender que o que ver deve deixar para la.

  58. Bom dia Dr.em primeiro lugar quero lhe agradecer por se dispor em responder nossas perguntas meu nome e ANTONIO CELESTINO FILHO sou técnico em segurança do trabalho e atualmente trabalho em um frigorifico ajudante de produção em barretos-sp, e gostaria de saber mais sobre justa causa? À poucos dias alguns colegas de trabalho foram mando por justa causa porque nós estava reivindicando à reajuste sálarial da nossa categoria e à empresa achou por bem da empresa mandar aqueles que estava fazendo parte da negociação à meu modo de ver à empresa reagiu mal ao meu modo de pensar quero saber à sua opinião.

  59. é que vi na CLT que quando a empresa não paga as férias antes do empregado
    gosa-las mas depois do goso das férias devem pagar as férias em dobro uma vez que impediram o goso das férias liberando o funcionário sem dinheiro para uma provável recreação

  60. trabalho em uma empresa que só paga férias quando eu retorno ao serviço junto com o primeiro pagamento a receber ,quando sair de lá posso solicitar pagamento dobrado das férias ou seja recebe-las novamente e qual o prazo para se requerer esse pagamento dobrado das férias

  61. Estou com tendinite, minha mão e braço esquerdo estão tão inchados que estou deformada neste membro, mas tenho medo do meu afastamento com atestado e CID, já por quase 15 dias e ser demitida.

  62. gostaria de tirar uma dúvida tinha estabilidade pois sofri um acidente de trabalho fiquei 6 meses afastada,semana passada fiz uma brincadeira com um colega,havia sido rasgada uma caixa com canecas de times,e sabendo que meu colega é gremista doente peguei uma caneca e fui mostrar a ele,disse de brincadeira que o encarregado tinha me dado,ele pediu que eu vendesse a ele eu falei que tudo disse um valor larguei a caneca na mesa dele e saí,fui pro vestiário me trocar e esqueci lá,no outro dia ele foi até o supervisor e disse que eu tinha vendido pra ele,sendo que não me deu dinheiro algum e a caneca ficou na mesa dele,eu disse que foi brincadeira mesmo assim meu supervisor me demitiu,ele pode me dar justa causa por essa brincadeira sendo que o material ficou na empresa,e ele tem de me pagar esse tempo de estabilidade.Sempre fui uma funcionária exemplar nunca recebi nenhum tipo de punição.Aguardo ansiosa a resposta,obrigado!

  63. michelle campos says

    eu quando estava fazendo a fixa, para começar a trabalhar deixei bem claro que eu estudava uma vez na semana e que tinha que comparecer para fazer a minha prova. sendo que todas as terças tenho que faltar o serviço,´porém levo sempre a minha declaraçao escolar que compareci aquela unidade escolar fazendo prova… e eles meda falta queria saber se eles podem fazer isso… se é certo ele agirem assim com um estudante…. sem falar que eles nao pagam domingo… e se caso eu falte 2 dias eles colocam esse descontoque da no valor de 49,33 e colocam perda de DSR que também fica no valor de 49,33…

  64. Não sei se voces respondem esse tipo de pergunta, mas estou muito ansioso após um fato ocorrido em uma empresa onde trabalhei, fui mandado embora por justa causa acusado de atitudes homofobicas, tenho certeza de que nao cometi nenhuma atitude homofobica, fui indagado pela coordenaçao e informado que haveria uma sindicancia e apos a realização seria tomadas todas as providencias, nao tive informaçao de nenhuma sindicancia e após 10 dias assinei a carta de demissao, ja procurei um advogado mas tenho duvidas e queria opinioes profissionais. Desde ja agradeço.

  65. Olá Cilene.
    Tenho uma duvida que não sei se vou saber me expressar corretamente!
    Trabalho com entregas no ramo de logistica.
    A empresa onde trabalho veio com um papel para que eu esteja assinando me comprometendo a dizer que eu faço todas entregas no endereço da NF.
    Porém eu não faço todas entregas no endereço da NF porque a empresa tem outros terceiros que recebem essa mercadoria minha pra entregar.
    Sendo que nesse papel eu coloco meu RG CPF e assinatura.
    Mas como deixo mercadorias com esses terceiros contratados da empresa mas sem CTPS assinada. Não assinei o papel agora ouvi boatos que estao querendo me dar justa causa isso pode? Isso considera descumprir orden do superior?
    Pois esse papel diz que se e fizer entregas fora do endereço posso ser deligado da empresa mas não diz justa causa! Fiz certo em não assinar esse papel ne?

  66. oi,ganhei uma justa causa de mau procedimento e incontinência de conduta,testemunharam em falso contra mim e fiz um inquérito administrativo,tenho como provar minha inocência e tenho várias testemunhas a meu favor,achei injusto pois tinha 6 anos de empresa e nenhuma falta,o que me aconselha a fazer?

  67. Boa noite, assumi a gerencia de uma loja que se encontra em momento delicado pois toda a equipe está desmotivada e três dos seis colaboradores quem sair mas já deixaram bem claro que não pedirão conta, dois deles estõa falntando quando querem sem qualquer justificativa. E ainda não cumprem suas atribuícões básicas como arrumar a sua sessão (dobrar e organizar as peças de determinada parte da loja conforme padrão da marca). Posso adverti-los e consumar uma justa causa?

  68. Oi o chefe pega no meu pé já to a quase cinco anos na empresa e sempre pedindo aumento, sou responsavel do deposito e term um rapaz que puxa o saco nao tem nem seis meses e ja esta ganhando 250 a ms doque eu, e nao com a mesma responsabilidade, isso fez com que eu trabalho não como antes o que devo fazer.

  69. Ola Dr Cilene
    Eu trabalhava em uma empresa ,como porteiro ha 14 meses ,e uma das minhas funções era não deixar os funcionários passarem seus cartão pontos nem 1 minuto antes do horário ,com isso ,um funcionário pegou bronca de mim,sempre me provocava ,eu sempre avisando meu encarregado e ele nunca o adivertiu .Neste mês de outubro depois de varias provocações ele reclamou que a firma estava com muita frescura e eu retruquei que seria daquele jeito mesmo ,depois ele me agrediu moralmente e nós discutimos ,ele então me chamou para briga e eu perdi a cabeça e brigamos .
    Conclusão fui mandado embora por justa causa na linha J. Só que agora estou sentindo dores na costa por causa dessa briga ,isso poderia me ajudar a reverter essa justa causa ? obs: ainda não fiz a homologação.

  70. Cilene, boa noite
    depois de 8 anos de empresa, com 1 promoçao, 4 aumentos de salario por merito,fui mandada embora por justa causa, sem ao menos me mostrarem o motivo da JC, alegaram que eu faltei com o codigo de etica e conduta da empresa, informando que receberam uma denuncia da minha pessoa e a segurança corporativa me monitorou e informou que eu enviei algum email ou sms pra fora, sendo que jamais fiz algo me favorecendo com informaçoes da empresa,por favor, voce pode me informar se eles agiram corretamente? o que devo fazer?
    Obrigada no aguardo

  71. posso tomar justa causa por motivos de eu ta saindo antes do meu horário de saída da empresa

  72. Cilene, Boa Tarde.
    Tenho uma confecção de roupas há 3 anos e meio, mas tenho sempre muitos problemas com funcionários.
    Muitas faltas injustificadas, pedidos para sair mais cedo é constante, falta de compromisso com a produção é impressionante, com isso entrei numa situação insustentável financeiramente.
    Pago todos os direitos regidos pela CLT, só que nosso faturamento é por produção, se a equipe não produz, fica difícil efetuar todos os pagamentos em dia, não tenho mais reserva, pago juros com adiantamento de recebíveis e ainda assim, nenhum funcionário vê meu sacrifício. Não sei mais o que faço, deveria existir uma lei que respaudasse a empresa de falta de produtividade por causa de funcionários. Tenho hoje 16 mil reais em insumos para serem produzidos até dia 25 e até agora não produziram nem dois mil reais em peças, hoje é dia 16 não consegui pagar a folha de pagamento da competência do mês 9, pois não posso faturar nenhuma peça.
    O Cumprimento do expediente não é o suficiente, preciso de compromisso com as entregas de meus clientes.
    Não sei mais o que faço.
    Para piorar minha situação, tenho uma funcionária gestante e nem desativar a empresa eu posso.
    Você tem alguma sugestão para mim??

    • Demitir os funcionários relapso.. Eu tenho uma sugestão para vc. procure apoio do Sebrae. Eles vão dizer que o fazer para que todos cumpra suas funções…e sua empresa ganhe eficiência.

  73. Tenho várias faltas injustificadas, (em até 10 dias corridos)
    Possuo uma advertência e uma suspensão, a empresa veio ontem ah me “Coagir” com tom de ameaça falando, ou eu peço demissão, ou me mandam embora por Justa Causa, tenho 6 meses de empresa, não posso ficar desempregado pois tenho contas fixas a pagar (Financiamento) e não gostaria de perder meus direitos, principalmente o seguro desemprego, para que pudesse buscar outro emprego, sem ter que atrasar minhas contas… a empresa tem o direito de me mandar por justa causa? tem o direito a coagir-me a pedir demissão, e mais eu tenho algum direito em cima disso?
    Obrigado, Grato desde já…
    ATT: Bruno .

    • vc tem faltas injustificadas, tem advertência, 10 dias corridos é quase abandono de emprego. Sugiro vc entrar em acordo com a empresa.

  74. trabalho a sete meses numa loja, conversei com minha gerente e pedi uma trasnferencia, ela não quiz e disse que se quisesse sair da loja teria que pedir a conta, não vou pedir a conta e deixei bem claro, ela conversou comigo numa praça de alimentação, falou alto comigo, posso processa-la por isso, e o que dvo fazer pra sr mandada pra rua?
    aguardo resposta;

  75. Minha situaçao é esta..na mi nha carteira de trabalho esta na funçao Executor de produçao(trabalho numa padaria)mas trabalho no forno sem Epi..
    e meu gerente ontem faltando apenas 10 minutos para ir embora mandou o encarregado me dizer para ESQUENTAR 4 croassant e LEVAR em UMA BANDEJA para o gerente,me neguei pq sabia q era para ele comer e nao um serviço para a minha empresa ele alegou q era para esquentar os “4” croassant porque ele queria PROVRAR para ver pq esta saindo tao feios se n estao ficando ABATUMADOS..
    discutimos e me mandou pra casa e me deu um dia de suspensao n pediu para eu assinar nada so me mandou embora e disse para eu n ir trabalhar no outro dia..
    a questao é a seguinte um GERENTE de PADARIA nao iria saber pelo peso e so olhando se algum pao esta abatumado assim como qualquer padeiro ate com um ano de empresa sabe?e se ele queria provar para que pedir para esquentar 4 e nao apenas 1 croassant?..dai eu gostaria de saber os meus direitos ..obrigado pela atençao

  76. Ola Cilene, eu trabalho de mensageiro em um hotel, e ontem minha chefe veio atras de mim alegando que não tinha ninguem na frente do hotel, sendo que o meu amigo estava em horario de almoço, e chegou varios carros , então guardava um e ja levava outro, e tem cameras que prova que eu estava guardando os carros, ela quer me da advertencia por isso, mas é injusta, dai eu falei p ela q qria a copia da advertencia, ela me disse q eu nao precisava assinar p levar a advertencia.
    tenho certeza que ela esta de marcação, quer me dar 3 advertencia p me dar a justa causa, estou 1 ano e 7 meses na empresa, ainda não recebi ferias, e 1 vez trabalhei 16 horas corridos, e umas 10 vezes trabalhei 12 horas em dias diferentes sem ter o descanso de 12 horas que é obrigado por lei entre um hrar e outro.

  77. fui dispensado por justa causa,por quebra de contrato,posso mudar asituaçao,ja tem 30 dias e a empresa ainda nao homologou a rescisao pode isso.

  78. pq primeiramente tava afastada 15 dias e após ter trabalhado 3 não me senti bem e peguei mais 7, com cid diferente,mas como repouso da cirurgia. Devo entrar mesmo pelo INSS?

  79. Olá! Fiz uma cirurgia de varizes na qual o médico me deu atestado de 15 dias.Voltei ao trabalho por 3 dias e como estava sentindo muita tontura, retornei no médico na qual me deu mais 7 dias com CID de convalecença(repouso).
    Achando que voltaria ao trabalho no término do atestado,no dia 21/09, a empresa me ligou informando na véspera, avisando que entraria pelo INSS e que a perícia estava marcada para o dia 02/10 e que eu deveria pegar um laudo médico para levar na perícia.
    A pergunta é a seguinte:
    – Agiram corretamente ao me avisar com atraso? E como farei para receber esses 12 dias que estou parada aguardando a perícia?
    Grata, aguardo resposta!

    • Depois de 15 dias, a licença tem que ser via INSS; esse negocio de voltar , trabalhar 3 dias, e sair de atestado novamente, tem pontos nao claro, por isso recomendo vc procurar a DRT, ou alguém do seu sindicato.

  80. Ola,trabalho em uma assistencia tecnica, não falto,não chego atrasado faço tudo que meus chefes me mandam.
    E quando entrei dei uma ideia no procedimento do serviço para anotar numero de série de peças que seriam trocadas que era serviço de outra pessoa,mas na época havia mais técnicos,agora só esta eu e fica muito corrido para mim cumprir esta tarefa e meu chefe discutiu comigo que eu nao estava cumprido este trabalho e aleguei que não era uma obrigação minha que era um favor e lembrei ele que fui eu que dei a ideia, ele pode me demitir so por isso?

  81. ola trabalho num sup.mercado desde 25/11/2010 .. contradada como op de supermercado .. sendo que exercia a função de encarregada de laticinios … e não recebia pelo serviço.. pedi que me mandassem embora em outubro de 2011 passado 4 meses me mudaram de cidade.. exercendo a função mas sem receber.. coloquei a empresa na justiça.. e qnd ficaram sabendo me mudaram de função agora sou repositora !! ou seja me rebaixaram.. teve audiencia e minha testemunha não pode ir.. tivemos que abandonar caso .. e refazer um novo.. trabalho todos os dias as vezes dou atestado .. ja levei varias advertencias nas minhas contas umas 6.. e hj dia 13/09/2012 me deram uma alegando insubordinação… por não fazer o que me pedem ..!! vivo sobre pressão.. me perseguem a todo momento… não aguento mais.. me ajude.. :/

  82. Srs. Tenho uma funcionária grávida (balconista) que tá abusando, falta pelo menos
    1 dia todas as semanas,(não apresenta atestados, nem justifica a sua falta) e quando vai trabalhar, chega atrasada todos os dias, faz corpo mole, muitas vezes não quer atender o cliente e empurra pra outra balconista atender, ela se transformou um
    péssimo exemplo, adora fofocas e intrigas, tá tocando o TERROR. fazendo parecer que a empresa é uma verdeira casa de mãe JOANA. Cabe demissão por justa causa ??
    Grato, GIL PR

  83. fui demitida por justa causa trabalhei 9 meses tenho direito em receber decimo 13 e ferias por estes nove meses

  84. gostaria de saber se a empreza pode me mandar embora por justa causa porque eu peguei serviço as 18:00 e foi embora as 19:50 com urgencia pois minha baba passou mal e me ligol para eu ir embora e pegar meus filhos,mas não fui embora sem avisar liguei para meu supervisor e disse para ele que tinha que ir,ele disse que nao autorizava minha saida mas se eu quisesse ir que podia,nunca tive advertençia e nem suspençao.o que faço???

  85. desculpa cilene mas acho q vc esta dando certas respostas,sem vc entender do assunto.
    ex:justa causa nao é tao facil de um funcionario receber assim.a empresa tem q ter provas tambem para poder fazer uma coisa dessas e o caso das advertencias,se o funcionario nao assinar a empresa tambem nao tem como comprovar se essa advertencia foi mesmo dada ou nao!!
    se eu estiver errado por favor me explique.

    • Motivos que dao justa causa
      1- Furto ou Roubo de Material da empresa, falsificação de documentos, inclusive atestados médicos

      2- Má conduta ou mau procedimento, como por exemplo usar a internet da empresa para acessar sites adultos. E tudo que desrespeito a atos de natureza sexual.

      3- Negociar em nome da empresa, sem ter autorização para isso.

      4- Condenação por crimes.

      5- Preguiça, negligência ou má vontade na realização das tarefas.

      6- Embriaguez.

      7- Divulgar segredos das empresas.

      8- Descumprir ordens dos chefes.

      9- Abandono do emprego por 30 dias.

      10- Caluniar colegas de trabalho ou brigas.

      11- Brigar, ou caluniar terceiros que não têm nada a ver com a empresa.

      12- Ser viciado em jogos de azar

      13. falar mal da empresa e dos colegas em redes sociais.

      14. Brigar com colegas e chefes

    • Tem mais um montes de motivos ….

  86. Após 10 meses de Empresa,Trabalhado feito uma condenada,colocando minha vida em risco cm produtos altamente tóxicos,sem Almoço…E ao fazer uma entrega na Rua para a Empresa ainda fui roubada,e não me deram outr celular..Tive uma discussão com uma funcionária da mesma Empresa.Não houve testemunhas !! apenas ouviram as discussões.Resumo: o Chefe Geral nos demitiu por justa Causa..send que eu e a outra parte negamos ter brigado.(pois não houve B.o) Não houve agressão,apenas discussão.
    Como posso agir…Tanto eu Como a Menina que graças a empresa T. sujamos as nossas carteiras por palavras de quem não quer perder o emprego ?
    Como devemos Proceder..?
    Obrigado..

  87. olá bom dia,por favor me ajude cilene;trabalho 5 meses e 14 dias em um mercado,como operadora de caixa,de uma hora para outra mudaram meu horário,era de 2 as 9 colocaram de 1 e meia as 9,sendo que uma e meia tenho que levar meu filho a escola.quando assinei o contrato o horario era de 2 as 9,eoutra me obrigaram a tirar o pircing do nariz sendo que quando ela me contratou eu já usava e ela não falou nada sobre o assunto,passando 5 meses ela foi reclamar,queriam que eu assinasse um documento proibindo o pircing eu não assinei,oque fazer neste caso plis,e ainda falou que vai descontar meia hora por dia porque eu deveria chegar 1 e meia.podem fazer isso?

  88. Boa tarde ?
    Gostaria de saber levei uma advertencia de 10 dias por chegar atrasado no emprego e avia assinado uma advertencia semna passado estou lá a 12 anos eles não querem fazer acerto comigo quero sair e eles fizeram isso querem me mandar por justa causa que eu faço ???

  89. Queria sabeer se eu tiver 15 faltas no ano inteiro sem justificativa se els podem me mandar embora por justa causa.

  90. Oi, trabalho com movimentos repetitivos e por isso sinto muitas dores e tendinites com frequência……a empresa pode me dar justa causa por eu apresentar atestados demais?…todos legais, claro…..

  91. Como recorrer quando vc tem folgas pendentes ( por trabalhar aos domingos) e a empresa nao te paga essas folgas por 6 meses…

    O que posso fazer, eles tem que me pagar alguma multa ou em dinheiro as minhas folgas??

  92. wallace draia maia

    trabalho em uma loja de sapatos, por um erro do crediário uma cliente foi contrariada, e começou a gritar e ficar nevosa comigo então eu me ecedi e disse a ela : eu não gosto de te atender pq vc sempre arruma confusão. isso é motivo para justa causa?

  93. ola boa tarde … entao gostariade algumas orientaçoes meu contrato fala que trabalhor de segunda a sabado das 13.40 as 23.00 com duas horas de descanso com folgas semanais conforme escala de revesamento e lesgislaçao vigente … so que na verdade eutrabalhor de segunda a domingo com folgas semanais escalade cinco por um … gostaria de saber quais saomeus direitos sobre isso se eu tenho direito de comprir omeu contrato ou a escala dos mesmo … pois dia 24 de jumho nao fui trabalhar pois o encarregado meu falo pra mim ta comprindo o que estaem contrato e meu contrato fala que nao trabalho de domingo ainao fui … ontem o mesmo veio me dar uma suspensao do dia 24 e eu nao assinei pois estava comprindo o que estavaem contrato o que pode ta acontecendo caso nao assine a suspensao … pelo amor de deus me ajuda por estou perdida e com perseguiçao dentro da enpresa e estou com alguns proplemas de saude por conta de extresse que a empresa vem me dando sempre estam pegando no meu pe isso poderia acarretar um assedio moral … boa tarde

  94. ci, qual seria o melhor jeito de eles me mandarem embora e pagando meus direitos? seria eu não cumprindo metas mais ao mesmo tempo ‘demonstrando’ esforço? pois exerço a funcao de operadora de caixa na riachuelo, é muitas metas encima da gente, eu ja nao aguento mais! porem, preciso muito do dinheiro…

  95. eu trabalhei 4 anos e meio em uma firma de motorista e o patrao ta querendo montar uma justa causa eu tenho direito do propocional do 13 salario e tenho 2
    feria vencida quais sam os meu direito eu perco tudo ou nao ?

  96. tenho um funcionario que sempre falta e traz sempre atestado para justifica, fora as outra falta que não justifica ja tem 6 advertencia e 4 suspenção por motivo de perda de contratos que foram cancelado pq o funcionario não cumprio o com deu devido deveres. pois o cliente optou por outra empresa ja que a minha não se que cumpriu com o acordo fechado pq o funcionario sempre faltava no serviço.
    Isso seria uma justa causa???

  97. Junior Ferreira

    Bom dia, , trabalhava 4 anos e meio, e havia pedido pra fazer um acordor pra montar um negocio com minha esposa, tinha sido aceito e estava treinando uma pessoa pra ficar no meu lugar, hou uma falha em um produto, mas foi recuperado, nao houve perdas e por isso fui dispensado por justa causa, mas nao assinei, acredito não ser um motivo coerente. vc pode me orientar como proceder

  98. ai vai algo interessante

  99. Se meu funcionário ficar utilizando o telefone fixo para fazer ligações pessoais para celular, sem minha autorização além de não me comunicar que realizou as mesmas, pode ser considerado justa causa?

  100. bati boca com ochefe por falta de material pra trabalhar nafrente de funcionarios eposso ser mandado embora por justa causa

  101. regiane ribeiro

    boa noite!!gostaria de saber ,estou de contrato em uma empresa ;mas vou ter quer realizar uma cirurgia de urgencia pois estou com um mioma eles podem me dispensar ? quais sao meus direitos e deveres obrigada !!

  102. Trabalho numa empresa de segurança ja tive 1 advertencia e 3 suspenção a ultima se do por eu cheguei atrasada eles me deram 5 dias de gancho isso esta na lei , fiquei sabendo que eles querem me mandar embora por justa causa ele podem?

    • a empresa determina se cabe ou não suspensão. Mas um advertência ou suspensão, vc pode ser demitida por justa causa; cuidado

  103. SE NO CASO EU GANHAR NA JUSTIÇA ELE TEM Q MIM PAGAR A MULTA TBM DA ESTABILIDADE..

  104. OBG VOU O MAIS RAPIDO POSSIVEL ESTOU COM MEUS LAUDOS MEDICOS..EU PRECISO DE TESTEMUNHA?

    SE SIM

    ELES PODEM SER PUNIDOS NA EMPRESA?

  105. oi meu nome é josé trabalhei em um mercado durante 6 anos e tive um acidente de trabalho especie 91 passei 11 meses pelo inss,voltei a trabalhar fais mais ou menos sete meses e eu ainda estava na estabilidade.eo meu problema ainda continua pq a empresa ñ acatou as recomendaçao medicas mim forçarao a fazer esforço fisico como eu ñ podia mesmo asim eles mim obrigava e por isso fui ,e sempre era punido pornada sempre vinha com suspençao..e no dia 24/05/2012 fui demitido por justa causa por Desídia o q devo fazer agora eles estao certo?

    ESTOU NO AGUARDO…. MIM DE UMA LUZ POR FAVOR

    • Procure a Defensoria publica se não tiver condições de pagar uma advogado. Vc pode alegar tudo isso na DRT também. Eles vão cuidar do seu caso. DRT é Delegacia Regional do trabalho

  106. Trabalho em um call center, existe algum outro regime a parte a ser cumprido referente a demissão por justa causa? Mesmo faltando com aviso prévio à supervisão por não haver possibilidade de justificar a falta com atestado tenho que assinar advertência e aceitar suspensão? Se eu for suspenso 3 vezes posso ser demitido por justa causa? Mesmo se o motivo da suspensão for uma nota zero em uma avaliação de ligação escolhida pela supervisão, sendo que a média de atendimento é entre 60 e 80 ligações diariamente? Ou seja se eu atender 79 cliente perfeitamente, mas em uma das ligações ocorreu algo improcedente como por exemplo uma transferência que deveria ser em conferencia foi feita de outra maneira para atender outro quesito avaliativo imposto pela empresa. Estou meio perdido se puder me ajudar ficarei grato.

  107. porfavor posso processalos pela minha saude

  108. estou com uma alergia do meu serviço eu fiz acordo com eles mais eles podem fazer isso mesmo sabendo que eu estou com essas alergia por causa do meu trabalho me ajude obrigada

  109. Queria saber que se eu faltar com atestado médico dá justa causa? Obrigado

  110. Ola…Tudo bem.Gastaria de tirar algumas duvidas. Posso ganhar a conta por justa causa ou ganhar a conta normalmente se estiver realizando trabalhos do mesmo ramo fora da empresa em q trabalho, fora de meu expediente? Ex: fazer bicos,extra etc.,.. e tambem gostaria de saber se tem alguma lei q me proiba de permanecer dentro da minha empresa apos bater meu ponto para sair ? e se pode ser proibido a permanencia de parentes q trabalham em outra empresa dentro da empresa em que trabalho para aguardar o termino do meu expediente? Aguardo respostas…des de ja agradeço.

    • Se sua empresa tem uma norma, determinando que é proibido fazer bicos, extra, então vc pode. Se não existe essa norma, então não tem problema.

  111. oi recebi uma advertência por esquecer de bater o ponto,só que eu me recusei a assinar,já que eu não sabia se não bate o ponto levaria uma advertência,acabei batendo boca com a moça da administração já que foi ela que me deu advertência, em seguida ela sobe e trás uma suspensão de 3dias e eu também recusei a assinar pois ela alegou que eu dei um grito no setor que eu trabalho que deu pra escutar do 22andar,só que tem um porém ela tem uma perseguição comigo tenta me prejudicar de todas as forma, e agora acabei recebendo uma outra de 5dias por cantar pra minha chefe pois ela veio me ameaçar se eu não fizesse o meu serviço direito ela não iria mas falar e se agir aonde eu trabalho vivemos abasse de ameaças contantes não tem como trabalhar direito pois tudo que você faz ou deixa de fazer samos ameaçando diretamente com advertências suspensão ate chegar sair por justa causa,só que chega um ponto que não da mais pra trabalha assim você perdi o animo.sou camareira e estou nessa situação preste a sair por justa causa o que eu devo fazer?

    • Complicada a situação por que vc discutiu no emprego. Tente fazer tudo correto daqui para frente, bater o ponto; chega no horário certo e mesmo assim se sentir ameaçada, procure a DRT

  112. olá…
    gostaria de saber : se eu for mandada embora por justa causa, tenho algum direito? trabalho na empresa há um ano. por favor me ajude ..
    grata..

  113. olá.. gostaria que me ajudasse..
    sofri um acidente de trabalho a um mês e já retornei ao trabalho. porém após retornar a empresa tive duas adivertencias e uma suspenção, gostaria de saber se posso ser mandada embora por justa causa?

  114. ola, gostaria de saber, fui mandado embora da empresa que trabalhava e quando recebi a notificação, eu nao quis assinar nada. eu perco algum direito por nao assinar minha demissao? peco ajuda por favor.

  115. olá gostaria de esclarecer uma duvida minha , á alguns dias tomei uma suspençao por mal conduta na empresa aonde trabalho, bom eu eu gostaria de saber se agora o empregador pode me mandar embora por justa causa quando ele quizer ?, pois ja compri á suspençao e estou trabalhando normalmente na empresa, ele tem esse direito ?

  116. voce falow que fala mal da empresa pode dar justa causa mais pelo o que eu fiz eles pois na justa causa atr482 letras B,E,G,K em quais desse meu caso se encaixa. e me mandaram embora dia 29/03/12 e ate hoje nao assinei a recisao de contrato e ja e dia 19/04/12 pode isso. desde ja obrigado .

  117. postei no facebook uma maquina que nao e da empresa e escrevi assim ( voce trabalha trabalha sai mais sujo que bueiro de favela e no final desconta suas horas. AS PESSOAS NAO TEM VALOR NESSE MUNDO. OBRIGADO VULCAFLEX. Quem ja trabalhou la ou trabalha sabe do que estou falando. agradeço tamb mais duas pessoas especiais la na vulca LILI E ANA PAULA. OBRIGADO VOCES SAO PESSOAS DE PALAVRA.) ai me deram Justa Causa podem ou nao?

    • Fala mal da empresa em que trabalha pode sim dar justa causa, mas eles precisam provar que vc estava falado da empresa. Recomendo entrar na justiça.

  118. trabalho em uma empresa a mais de 18 anos, e a 2 anos mudou a chefia e gerente,e eles estão mandando os mais velhos de casa embora arrumando um jeito de dar justa causa para os antigos,na minha carteira esta assinada com a mesma função que eu entrei a 18 anos atras, e eu fçao varias funções nunca faltei,sempre que a empresa precisou eu ajudei sem reclamar agora estão tentando de tudo para me mandar embora,quando eu erro alguma coisa simples eles ja arrumam o papel de justa causa para assinar o primeiro eu nao assinei pois nao foi meu erro o segundo foi um erro meu e eu assinei.estou trabalhando com medo pois tenho 46 anos e a empresa não esta nem ai. ela ja mandou alguns por justa causa mas eles entraram na justiça e ganharam. o que eu faço. obrigado.

  119. Olá gostaria de saber se a empresa pode demitir por justa causa um funcionário que se afasta por motivo de doença e comprova o afastamento através de atestado. No caso essa demissão aconteçe quando retorna ao emprego ele é demitido por justa causa,qual é o tempo de carência para ser demitido, a empresa pode fazer isso, e se isso acontecer pode se ingressar como uma ação judicial.
    Abraços.

    • Se for acidente de trabalho, tem um ano de carência. Se a pessoa colocou apenas um atestado falso, pode ser demitido a qualquer instante

  120. existe alguma estabilidade quando voltamos de 15
    dias de atestado por ter tido um aborto? posso ser mantada embora a qualquer hora?

  121. Tenho uma dúvida. Eu assinava meu cartão ponto às 07:00 quando na verdade chegava as 08:00/ 08:30. Isso pode gerar justa causa???

  122. carlos alexandre

    é possivel eu ser mandado embora por justa causa, por sair sem avisar meio hora antes do horario de almoço?

  123. há me esqueci saia de casa 5horas da manhã e chegava sempre depois 19 hrs e quando trabalhava a noite saia as 16:30 chega no outro dia apos 7hs e recebia apenas 10 hrs trabalho por dia.

  124. trabalhava em uma empresa x tercerizada prestava serviço outra empresa W.Por ja ter trabalhado na empresa W e ter amizade maioria dos encarregados pra não dizer todos tinha carta branca para trabalha ja conhecia meu serviço como trabalho eu ensinava o que sabia meus colegas de serviço.Mais com o tempo encarregado empresaX ficou eu acho enciumado e começou a m persegui e si direciona a min com falta de educação,a maquina q trabalhava quebrou foi mandada ao concerto e apos 2 dias a 2 corrente quebrou apos fazer serviço encarregadoX mandou deichei maquina no local avisei encarregado o mesmo também é mecanico,ele tirou foto da maquina e m acusou de ter quebrado a maquina.Tenho esperiencia de +8 anos nessa profissão nunca tive problema por isso carta branca da empresa W.Apos fui chamado ao escritorio estava sendo mandado embora por justa causa,não aceitei pois sou inocente da acusação então me disseram que na empresa não ficaria e que tinha fazer acordo + de 11 meses ia receber so fundo de garantia,ferias,aviso eo acerto dava apenas mil reais tenho emprestimo pela empresaX 2mil reais 10 parcelas de 320 ia começar a descontar da folha de pagamento vai ser quitado não tem desconto por ser quitado? Só tenho direito a mil reais mesmo quais são meus direitos vou fazer acerto amanhã cedo posso receber assina acordo e depois procura meus direitos nunca fis isso + fiquei muito revoltado com tudo isso pode m ajudar.Muito obrigado por sua atenção DEUS lhe abençoe.

  125. suspensao ou ate mesmo falta pode dar uma justa causa?por favor aguardo sua resposta anciosa?

  126. Boa Tarde,
    Eu gostaria de saber se a empresa, poderá me mandar embora por justa causa, alegando que eu não estou fazendo meu trabalho, pois tentei fazer um acordo, e a empresa encontra-se irredutível, e me informou que “se não estou contente com a empresa, que eu peça demissão”, porém não gostaria de pedir demissão e peder meus direitos. Deste então, realmente diminuí meu desempenho no trabalho, mas não por questões pessoais, e sim, por questões psicológicas. Não aguento a situação de ser chamada de Analista Mediana, à qual não faço mais e por vezes não faço minhas obrigações, onde, isto não é verdade, pois tenho conhecimento, mas não tenho provas, de que a empresa altera os resultados de metas dos Analistas para beneficiar outros Analistas que são “Amigos” do Supervisor.
    Aguardando uma resposta, mesmo que não seja motivadora.

    Att,

  127. trabalho no mercado mas não estava no meu horário, fui fazer compra com minha filha e ouve uma discurção com uma funcionaria e ela veio e agrediu minha filha e eu fui defender ela onde brigamos a empresa pode me mandar embora por justa causa

  128. fui mandada embora por justa causa da creche onde trabalhava, a mãe disse que a filha falou que eu joguei suco no rosto dela e a professora que estava na sala está confirmando o que a mãe disse, porém estou ciente que não fiz nada, ao dar o suco pra criança ela bateu a mão na caneca e o suco caiu no rosto dela e eu não tenho como provar a minha inocência, o que devo fazer.

  129. Mas pode ser justa causa?

  130. POSSO SER MANDADA embORA POR LIBERAR UM IMPOSTO ERRADO A MAIOR Para o cliente sendo que trabalho num escritorio de contabilidade.

    • Infelizmente pode, mas se sua empresa for boa, talvez encontre outra saída, como chamar o cliente e explicar que foi cometido um erro, e tem que ser corrigido. Ou descontar o prejuízo do seu salario.

  131. Pezada.
    Sair do serviço, por doença ou problema grave, pode gerar uma justa causa sem informar o superior imediato.

    • Depois de voltar ao trabalho existe um prazo de carência para que a empresa possa demitir vc, mas não por justa causa. Justa somente pelos 12 motivos do texto. Doença não dar justa causa.

  132. Camila, pessoas como você denigrem a imagem do ser humano. Continue com essa vida e seja feliz com um salário de operador de call center.

  133. Há uma quantidade máxima de atestados que posso pegar e não ser demitida por justa causa?
    Pego vários durante o mês, mas com CID diferente.

  134. glauco sanches vaz

    Fui dispensado por justa causa ontem (23/01/2012). Trabalhava num call center, no atendimento on-line do provedor globo.com. Ded um tempo pra cá, postava imagens de campanhas contra o Big Brother e a Glob no meu facebook, inclusive compartilhei isso com algumas pessoas q trabalhavam comigo na mesma operação.E alegaram que com isso, denegri a imagem do cliente (globo.com) e da empresa. Me diz. qual a diferença de um cara q posta essas coisas no face e nao trabalha la, e pra mim,q tava la dentro , trabalhando na empresa, prestando servico pra globo.com e nao p rede globo ou pro BBB?
    Sendo q tem pessoas lá dentroq postam ou ja postaram. coisas semelhantes( nao com a mesma intensidade) e ainda continuam na empresa? Nao seria algo pessoal? Detalhe , o supervisor não ia com a minha cara. A justa causa procede? Posso recorrer?

  135. na empresa q trabalho eles atrasam o salario todo mês em até 7 dias…por isso cheguei no meu patrão e pedi pra ele me manda embora + ele falou pra min pedi conta..eai tem como eu entrar na justiça contra isso por causa dos atrasos d salario

  136. Boa noite trabalho em uma empresa tem 7 anos, recebi uma proposta de emprego de outra empresa, eles ficaram sabendo por isso n vão me mandar embora, só saio do emprego se eu pedir conta, mas mesmo assim eles estao demitindo outros profissionais da mesma área a todo momento mesmo sabendo do meu disabor com a empresa… Gostaria de alguma diga q possa me ajudar. Grato

  137. a empresa toda esta comentando sobre minha suposta demissão por justa causa,e falando do meu problema e ate aumentando, posso mover uma ação por danos morais?

  138. olá, mim consultei com um medico dia 23 de dezembro, estava com dengue,so que perdi o atestado e o medico tinha viajado, então por indicação de uma amiga, consegui outro atestado deste dia,so que o atestado era falso,a empresa quer mim mandar embora por justa causa, so que o medico que tinha me atendido voltou de viajem, e mim deu um atestado comprovando que eu estava doente, e devido a isso tudo estou de atestado dinovo,e agora por depressão, como fica minha situação, eles ainda podem mim mandar embora por justa causa.

  139. Eu trabalho 1 ano e 2 meses num supermercado e ha 8 meses num horario fixo das 7:00 as 15:30 pois tenho uma filha e não tenho com quem deixar então eu a levo pra creche e quando saio do trabalho da tempo de pegá-la. So que de um dia pro outro me avisaram que no outo dia eu começaria trabalhar no periodo da tarde e sair ás 22:00. Nao tenho com quem deixar minha filha de 4 anos, acho que fizeram de proposito pra me forçar pedir conta pois nao temho como trabalhar nesse horario. Gostaria de saber se existe algum meio dentro da lei para q eles me voltem pro meu horario?

    • vc deve conversar com seus chefes, explicar a situação, se não funcionar, falar com defensoria publica, ou com o advogado do seu sindicato

  140. CILENE,o que é DRT,como posso procurar?
    eu estou indo trabalhar mas já faltei 2 serviços,a empresa mim chamou pra se apresentar na sede na primeira vez ela mim deu uma suspensão de 1 dia e na segunda vez mim deu 3 dias de suspensão eu recusei a assinar eles disseram que iria fazer o mesmo efeito se eu não assinasse que 2 testemunha iria assinar eu sou obrigado a assinar a suspensão,ele pode mim dar justa causa por isso, ou só se eu faltar 30 dias consecutivo, eu posso colocar atestado médico,no aguardo obrigado.

  141. CILENE,a empresa que trabalho tinha um contrato no polo petroquímico,onde eu fazia parte,só que a empresa perdeu o contrato que já era de 6 anos,onde a empresa que assumiu o contrato no polo petroquímico não aproveitou ninguém,sendo que a empresa que trabalho MF SEGURANÇA LTDA.,não quer demitir ninguém que trabalhou nesse contrato,todos os VIGILANTES MOTORISTA que exercia a função no CONTRATO,foi prejudicado,a empresa rebaixou para VIGILANTE DE POSTO,mesmo assim a empresa não possui posto fixo para todos,dando férias a mas de 30 funcionários que trabalharam no polo, a mesma esta em busca de novos contrato,enquanto isso nós motorista perdermos 60% do nosso salário sendo 30 de motorista e 30 de peliculosidade,estamos insatisfeito com a empresa pois já tentamos fazer uma negociação amigável mas a mesma se recusar a fazer,dificultando o nosso trabalho para que nós pesar a CONTA,para perdemos todos os nossos direitos,CILENE O QUE DEVEMOS FAZER, A QUEM DE DIREITO DEVEMOS PROCURAR,OU O QUE ELES ESTÃO FAZENDO COM NÓS ESTAR CORRETO PELA LEI, no aguardo obrigado.

    • Marlos é uma situação bem complicada por que a empresa não demitiu ninguém, mas também não pode reduzir salários sem um acordo prévio. Tem que procurar a DRT para saber exatamente o que pode ser feito nesse caso por que a empresa também está passando por um momento complicado.

  142. eu estou trabalhando na firma mais sabe não estou me sentindo bem mais la
    queria que eles mandase eu embora se eu fica faltando vou ser mandando em bora por justa calsa
    e se por acazo eu for mandado em bora eu pego quantos da
    firma dos 2 messes e faltava 10 dias para compreta 3 messes
    a firma me mandou em bora quantos eu pego de dinheiro por issu ?
    ??? la eu recebo 950 real mais disconta 90 do inss
    mais 60 real do vale tranporte
    poderia me informa quantos eu tenho direito de pegar da firma ?

  143. eu ganhei justa causa porque discuti com um colega do trabalho.tinha 3 anos de empreza,o que posso fazer nesse caso para não perder meus direitos.obrigado?

  144. boa noite trabalho numa firma a 5 anos sou tao util a empresa que fiquei por 2 anos sem tirar ferias alegando que estava muito apertado e precisava do meu trabalho,agora devido um mau entendido com um dos lider e porque tive que faltar 3 vezes meio perildo dentro de 2 semanas eles começaram a me humilhar trocando de sessao por sessao, antes era o melhor,, hoje sou o pior funcionario pra eles, me pediram para assinar 2 carta de divertencia por ter faltado esses 3 meio perildo, me acusa que estou rendendo pouco, mais tenho como provar que eles estao enganado pois tem camera em todos setores, hoje me chamaram no rh e me disseram se eu nao pedir conta até amanha de manha, vou ser mandado embora por justa causa oque fazer? meu tempo e curto e estou devendo muito e nao posso perder meus direitos.. por favor me ajude. que Deus o abençoe.

  145. Ha um funcionario aqui na empresa que ja tomos 03 advertencias 03 suspençoes por motivo de suspeuta de embriagues, dirige o veiuclo da empresa tranportando os funcionarios.
    hoje pela manha recebo uma funcionaria em minha sala reclamando da forma que o mesmo dirige
    colocando a vida dela e dous outros em perigo, disse que provalvelmente ele havia ingeirdo bebida alcoolica,
    qual o melhor procedimento.
    obrigado!

  146. a mesma empresa me tranferiu de cargo inferior ao que eu fazia para ver se eu pedia demissão e deu ordem ao encarregado para eu nao fazer nada pois passo minha carga horaria sem fazer nada fico so parado mas cumpro minha jornada diaria.
    o problema é que se posso recorrer a DRT e como posso proceder e se isso pode se dizer que é algumtipo de assedio moral?

  147. tenho 4 anos numa empresa e nunca tive uma falta no trabalho e ha um mes atras tive uma leve discursão com meu encarregado e ele simplesmente colocou falta em mim por dois dias sendo que na minha folha de ponto estao registrados os dois dias que trabalhei mas a empresa ja descontou do meu salario o que posso fazer?

  148. eu tinha combinado com a empresa de pegar ferias para fazer um curso so que o curso nao acabaria quando eu voltasse de ferias .entao combinamos de eu recuperar estas horas so que chegei numa sexta feira depois das seis da tarde(quando cheguei do curso) me chamaram no rh para assinar uma suspençao so que nao assinei porque nos tinhamos combinado de pagar as horas sera qe 3 suspençoes da justa causa porque eles querem que eu desista do curso justo agora que estou na metade do curso e ja esta tudo pago.

  149. poso se mandado enbora por ser dependente de alcool

    • E uma situação bem complicada. Vc pode se seu vicio atrapalha seu serviço. Mas vc pode procurar um tratamento. Uma licença medica para se tratar

  150. Boa noite Cilene,
    bom meu caso e bem complicado! Venho faltando ha uns 17 dias na empresa embora entreguei um atestado de 5 dias e depois mais 4 dias sendo que possuou HIV, tive Tuberculose Pulmonar final de 2009, Sarkoma de Kaposi que e um cancer de pele em 2010, e 2011 Neurocriptococose que e um fungos que da na cabeça fiquei internado! Todas essas são doenças oportunistas! E de dois meses para ca cresceram uns caroços na região cervical e proximo ao queixo, crescem passam umas 2 semanas e diminuem, os medicos não constataram ainda o que e mas ha suspeitas de cequelas de Tuberculose onde teria de fazer novamente o tratamento de 6 meses, e ou suspeita de Linfoma um tipo de cancer ai neste caso seria quimioterapia! Bom minha duvida e se eles podem me mandar embora por Justa Causa por ter faltado esses dias sendo que sabem do meu problema e havia faltado 4 atestei 5dias faltei 5 e atestei mais 4 sendo que praticamente não saio do medico e aguardo de exames! Fiz 6 meses de epresa dia 12/11/11 desde ja agradeço Rodiney Fernandes

  151. edson h. guimarães

    Trabalho no wal mart em (bh.) a 3 anos mas antes morava em (sp).preciso voltar por motivos pessoais de saúde e famíliares,mas meu chefe me disse que que a empresa não manda embora sem motivos,tenho um bom histórico e não gosto de fazer nada de errado pra ser demitido,não posso pedir as contas pois preciso do dinheiro. (mas não tem outro jeito,o que posso fazer pra ser demitido sem ser por justa causa ?)

  152. posso ser mandada embora por justa causa mesmo já tendo pedido a conta.

  153. Olá…
    Pedi para ser demitida, pois tenho 10 anos de empresa, minha supervisora concordou, já meu gerente não. Preciso do dinheiro e não posso abrir mão…
    Não gostaria de ficar levando atestado atrás de atestado…ficar faltar…e me queimar…
    O que poderia fazer ou com quem conversar da empresa para conseguir ser demitida sem justa causa?
    Obrigada

  154. Mas eu fui atestado pelo médico e ele não falo, mesmo assim?

  155. RAFAEL FERNANDES LOPES

    Bom Dia.
    Se eu entrego um atestado que consegui indo ao médico, porém eu não estou com nenhuma doença, o atestado é verdadeiro, eles podem me dar alguma tipo de sanção?
    Obrigado.

  156. Ok, Mas no caso acima como te falei, a minha central inteira quase derruba ligação e não é problema com o computador, e uma grande maioria foram mandado embora sem justa e eu eles querem manda com Justa, e ainda eu quero saber se eles podem me dar suspensão assim de cara sem eu ter tomado advertencia.
    Obrigado

  157. Trabalho de operador de telemarketing e derrubei algumas ligações, acontece que meu coordenador meu deu uma suspensão de 1 dia sendo que não tenho nenhuma advertência por esse motivo, esse mes foram mandados embora um monte de funcionários por esse motivo e o meu coordenador está me ameaçando de me dar justa causa, quero saber se isso pode e se for o caso é melhor que peço as contas e depois posso recorrer? obrigado.

  158. Tenho 3 funcionarios que a mais ou menos 30 dias estão trabalhando de ma vontade , a função de 2 deles é contar e embalar mercadoria , e estão fazendo 1/3 do que fazia antes , o outro tem a função de contar e embalar as mercadorias , este ultimo antes de de aliar aos outros dois contava e enchia +- 60 caixas por dia, agora enche no maximo 20 caixas , e alega que esta cansado ( este tem 20 anos ) e que nao vai fazer mais pois esta cansado, e isso esta prejudicando o Faturamento da empresa , pois sem entrega das mercadorias aos clientes , não podemos faturar para pagar nossas obrigações, informo tambem que pagamos os nossoa funcionarios religiosamente em dia ,até hoje sem um dia de atrazo. O QUE POSSO FAZER? POSSO DAR JUSTA CAUSA EM ALGUM DELES?
    OBRIGADO , ESTOU NO AGUARDO DE SUA RESPOSTA.

  159. fui demitida por justa causa prq pulei a catraca da saida pr ir ao banheiro pois o nescessitava de usar e o vigilante nao permitiu alegaram ma conduta sem ouvir nem minha explicaçao acho q queriam q fisesci xixi na roupa posso recorrer?

  160. Olá. passei em um concurso publico estou trabalhando nele, porem voltei de ferias do meu emprego privado, quero que eles me mandei embora, porem isso esta sendo dificil e nao consigo consiliar os dois. Estou faltando a semana inteira e indo so no sabado para trabalhar no privado. Será que corro perigo de ser mandada embora por justa Causa??????

  161. Eu dei 15 dias de atestado aparti do 16º dia é inss o meu médico medeu mais 15 dias de atestado só que o rh disse que o atestado não é valido por eu ja ter 15 dias no mesmo cid que é a mesma doença. Ela disse que era para mim me afastar apartir do dia 30 do só que eu não tenho o laudo do meu médico para poder dar sequencia ao afastamento,ele me deu esse atestado para poder fazer o laudo isso vai ficar pronto só dia 13 eu tenho que pegar 2 atestado com meu supervisor,eu estou com raceio de ele me dar suspensão e justa causa,por não comparecer ao trabalho sendo que eu não posso por não guentar trabalhar.
    Eu to com uma doença diferente do que a médica da empresa quer me afastar,foi uma doença que eu adiquirir la por trabalhar com trepidação.
    Oque devo fazer?

    • Nando sua situação está muito complicado; se vc não tem atestado para os 15 dias; eles podem sim alegar muitas coisas e podem sim demitir vc. Vc tem que conversar com a empresa. Se explicar, sempre com a verdade

  162. Tenho o registro da camera do portao de entrada comprovando que ele chegou às 09 da manha do dia 26/08 e no cartão de ponto ele colocou que chegou às 08 da manha. E o fato dele se recusar a assinar o memorando informando do novo horario de plantao ja não é motivo para se dar uma justa causa? Eu fiquei me sentindo desmoralizado perante os demais funcionarios. O que eu posso fazer nesse caso?

  163. Tenho um funcionarios que chega TODO DIA com mais de 15 minutos de atraso e embora ja tenha conversado com ele por mais de 03 vezes sobre isso, ele continua com os atrasos. Por ultimo, um dia chegou às nove da manha (tenho a imagem das cameras da empresa que comprovam isso), e assinou no cartao de ponto que chegou às 08:00. E agora, por ultimo, se recusou a assinar um memorando internou da cia na qual está havendo um alteração na jornada de trabalho. Aqui é uma pousada e a jornada é de 12 horas com descando de 24hs (conforme determina a CCT), na qual começava às oito da manha e terminha oito da noite. Através deste memorando, a empresa está adiantando o inicio do trabalho para as 07hs da manha, encerrando-se às sete da noite. E conforme falei, ele se recusou a assinar tal memorando. Com isso, peguei a assinatura de tres funcionárias comprovando que o mesmo recusou-se a assinar a carta. Posso demiti-lo por justa causa?

  164. Sair da empresa há 2 semanas , eu moro em aracaju e a empresa é d recife , a empresa enviou uns documentos , junto dos documento está a minha homologação , posso asinar ou antes d asinar eu levo pro sinticato analizar , o que eu realmente devo fazer ?
    Aguardando respostas , Obrigado.

  165. recebir a noticia do dono da empresa q eu trabalhava, ele falou q eu estava demitido , falou q eu ñ precisar mais vir trabalhar , falou q ia entrar em contato comigo para eu assinar os documentos e dar baixar na minha carteira de trabalho , só q já tem 4 dias e ele ainda ñ entrou em contato comigo .
    gostaria de saber quantos dias ele tem para para solicitar os documentos e dá baixar na minha carteira de trabalho .
    Obrigadoo, aguardo respostas !

    • cuidado, ele já deveria ter feito isso; volta là urgente e pede a documentação porque ele pode acusar vc de abandono de emprego.

  166. Olá Boa noite!!! Eu trabalho em uma empresa a 4 meses, e não estou mas satisfeito com a empresa, mas porem não tenho o menor interesse em pedir contas e eles já deixaram bem claro que se eu quiser eu que peça contas faltei uma semana e eles me deram uma suspensão de 1 dia eles tem esse poder de segurar um funcionario para que o mesmo peça contas?

    • Eles podem suspender sim você por faltar uma semana. E mais: eles podem demitir vc por justa causa na próxima vez. Sua melhor saída é entrar em acordo com a empresa; conversar com eles; explicar suas razões e tenta um acordo.

  167. Olá!
    Tenho duas duvidas:

    Gostaria de saber se uma empresa pode gravar uma conversa, sem ter te falado nada antes, digo com microfone. No caso de uma demissão ou uma admissão? sem justa causa.

    Pois eu tinha duvidas sobre o trabalho, 5 mêses fiquei sem ser descontado os meus atrasos, pois não me foi falado nada. Depois no mês de julho meu chefe no final de mês descontou do meu salario, tive que assinar pois precisava do dinheiro! Eles podem descontar sem avisar o funcionario? Sendo que trabalhei 5 mêses sem ser descontado? O que acontece é que um belo dia chego no trabalho eu pergunto para ela por que dos descontos e da meia hora, ela falou que eu não poderia saber que cada um sabe das suas responsabilidades e etc.. Nisso falei para ela que estou exercendo mais funções do que estou registrado, (design gráfico) fação cartões, revistas, panfletos, sites, programação tudo. Pois são dois chefes e somente eu e a recepcionista.

    A questão é que nessa confusão toda fiquei sabendo por fontes confiáveis que eles gravaram tudo que se passava no escritório com uma escuta mais isso não foi falado antes!

    • Bem complicado seu caso; sim eles podem descontar os atrasos do salário quando eles quiserem. Sim eles podem gravar tudo na empresa deles; mas os funcionários precisam saber que tem serviço de monitoração,

  168. Ola , estão me acusando de roubo , sem ter provas , gostaria de saber se eu posso levar justa causa.
    Obrigadoo , aguardo respostas.

  169. Trabalho em uma empresa que vende produtos por telefone. Acontece que como o patrão atrasava muito meu pagamento e não estava depositando meu fgts…. decidi fazer a venda para tres clientes em meu nome, sem que o patrão soubesse, recebendo o valor total do produto. Agora ele esta me mandando embora por justa causa. Ele pode fazer isso?

    • Infelizmente pode. Um ato ilegal não pode ser justificado por outro ato ilegal. Vc cometeu um ato ilegal. Tente provar na DRT que vc fez porque estava desesperado, e sem dinheiro, já que seu salário estava atrasado; mas saiba que vc nao pode pegar nada da empresa porque a empresa atrasou seu salário.

  170. Trabalho em uma empresa à quase 2 anos, tenho minhas férias vencidas desde dez/2010 e a outra q vencerá em dez/2011, sendo q por ter pedido 2 dias de folga pra estudar para um concurso, já estão procurando outro funcionário pra por no meu lugar e procurando motivos para me demitir por justa causa. Isto é possível?
    Não me deram os 30, e ainda mandaram um rapaz pra aprender comigo, ensinei o q podia pela manhã e a tarde ele ñ apareceu mais. E vou folgar 5ª e 6ª para estudar, e isso eles ñ aceitam e ñ querem me dar as minhas férias de direito.
    Vou ficar em casa para estudar estes dois dias, eles podem dizer q é abandono de emprego? Mesmo sabendo q tem o titular da empresa sempre lá e eu sou o substituto estarei estudando para o concurso?

  171. Cassiana Aparecida

    Tenho uma prima de 17 anos que foi contratada para trabalhar no cinemark,,ela ficou na empresa por menos de um mes,descobriu que esta grávida foi induzida a sssinar documentos e entre eles estava sua demissão por justa causa.Isto é possivel por ela ser menor estar gravida e ser demitida por justa causa????

  172. Cilene, eu pedi ao meu gerente para ir ao medico as 15:00 sendo que meu expediente termina as 17:48. Fui ao médico, porem nao consegui ser atendido…. Arrumei UMA RECEITA ( que logo depois vim a descobrir que era falsa) e a empresa agora esta me ameaçando por justa causa, sendo que eu nao faltei ao trabalho e nao apresentei um atestado… foi uma receita e eu sai mais cedo…. Isso poderia gerar uma justa causa ? Ou apenas a empresa nao deveria aceitar a receita e me descontar o dia ?
    Obrigado

    • Infelizmente poderia sim dar justa causa; vc apareceu com uma receita falsa. Mas acho que vc pode se explicar, conversar com seus chefes e contornar a situação.

  173. olá.tenho uma duvida em relaçao a uma justa causa que ganhei, fui convocado para uma reunião com os outros colegas de trabalho a diretora falou que nao ai admitir certos acontecimento e em seguida ela falou meu nome e disse que nao estava cumprindo com meu trabalho e eu estava fazendo panelinhas eu me defendi dizendo que fazia meu trabalho e nao fazia panelinha ela se alterou e me mandou calar a boca e fazia phisiu eu respondi a ela que nao iria calar pq o que foi dito nao era verdade entao me mandou sair da sala eu me neguei ela me ameaçou de chamar a policia no papel foi posto indisciplina e insubordinação eu me recusei a assinar pq nao é verdade oq devo fazer?

    • Adenilsom, parece bem complicada a situação, porque houve indisciplina e insubordinação quando vc se recusou a atender as ordens, mas vc pode procurar a DRT ou seu sindicato para avaliar o caso

  174. Olá Gostaria de saber o seguinte,trabalho a 4 anos em uma empresa,sempre me mudando de setor,meu encarregado me insultou na frente dos funcionários,dizendo que eu estava recusando trabalho que ele me submeteu a fazer,sendo que eu não sabia fazer o serviço,e nem me enviaram equipamentos de proteção! Há uns 5 meses atras submeti uma cirurgia de varizes nas pernas, e o medico me indicou a não fazer exforços físicos,como puchar peso etc, e me deu uma carta avisando a empresa que eu não poderia fazer os exforços físicos, gostaria de saber se pelo fato de eu estar obedecendo o que o medico recomendou, se eu posso ser dispensado por justa causa somente por esse fator?

    • Marilia, vc nao está de licença medica, então tem que fazer o que sua empresa determina, mas vc nao pode ser humilhada; vc pode procurar a DRT e o seu sindicato

  175. Gostaria de saber se a empresa pode colocar pra fora por justa causa pelo motivo de excesso de atestado?

  176. Boa noite Cilene!
    Sou proprietário de um restaurante, gostaria de saber se posso demitir o meu funcionário direto por justa causa, fazendo imediatamente a rescisão de contrato ou tenho que avisar por escrito antes da rescisão.

  177. Se um funcionário com 5 meses de trabalho ganha uma viagem de 17 dias com tudo pago para um congresso e após 4 dias de sua viagem o mesmo completa 6 meses de empresa, esse funcionário pode ser demitido com justa causa por abandono de trabalho?! Mesmo a lei dizendo que é com mais de 30 dias de afastamento?!
    Nesse caso ele pode ser demitido sem justa causa após quantos dias de viagem?
    E caso ele seja demitido sem justa causa antes de completar os 6 meses quais direitos ele terá?
    E se essa demissão sem justa causa ocorrer após o seu 6º mês de contrato de trabalho quais direitos ele terá?!

  178. olá, fui mandada embora por justa causa!!a empresa alego q foi por excesso de advertencias e suspensões!!!mas nos ultimos 20 dias em que trabalhei,não tive nenhum ato faltoso e não fui advertida por nada!!!nesse caso a justa causa não teria q ser aplica seguida da ultima suspensão??

    • vc tem que pensar, faltei mesmo? fui advertida mesmo? se foi, eles podem sim demitir vc por essas falhas. Não importa os últimos 20 dias, importa todo o período que vc trabalhou

  179. Olá !
    Eu gostaria de saber se eu posso ser demitida por falar no celular em horário de serviço.
    O meu patrão me viu e disse que era pra não fazer mais !

  180. marcos oliveira

    Bom.
    Fui demitido por justa causa, alegaram que estava comprando materiais errados e recebendo outros, porém foi orientaçao do meu chefe, sem nenhum beneficio para meu chefe ou para mim, apenas para aceleram o processo da empresa.
    eles me falaram que tem como provar, atraves de email’s, e eu naum consigo provar devido este chefe não estar na empresa e a bomba caiu tudo na minha mao.
    O outro ponto, não recebia horas extras, e não tirava férias, se perder o caso acima, posso perder este direito de ferias e hora extras.

    obrigado

  181. Gracieli de Quadros

    bom tarde!
    eu tenho o bebe pequeno em casa e ele esta doente, não tenho como manda-lo para creche pois o problema dele é no pulmão, e não concigo atestado para ficar em casa, meu marido trabalha e eu agora tenho que ficar com ele pois não pode pegar nada de vento ou aragem.
    fui pedir para eles me colocarem para a rua e não querem querem que eu peça as contas, porem não tenho como pois os gastos que tenho com o bebe são esorbitantes.
    nestas condições não fui mais trabalhar, tomei uma advertencia e agora uma suspenção de um dia, isso pode me levar a demissão por justa causa?
    sem falar que os atestados que recebi para ficar em casa cuidando do bebe ou os que estavsa no hospital foram todos descontados…
    oque devo fazer? favor se poder responder em meu email agradeço obrigado

    • E uma situação bem complicada. Vc tem que levar os atestados; sem os atestados, vc pode ser demitida por justa causa, mas se vc for demitida com os atestados vc pode procurar a DRT ou seu sindicato, se tiver.

  182. Boa tarde
    O que vou narrar para vocês é algo que não acredito que esteja acontecendo e preciso urgente da orientação.

    Fui a uma reunião nacional em São Paulo (moro em Cuiabá) que começava no dia 28-02 e terminaria no dia 03-03, no dia 02-03 quebrei o calcânio dentro da empresa ao descer uma escada, fui ao hospital, tirei Raio X, Tomografia, Ressonância, fiz todos os exames e foi constatado a ruptura do osso, fui assistido pela secretaria da empresa que ficou comigo todo momento até ser liberado pelo médico. Queria retornar a reunião más fui aconselhado pela mesma que era para ir para o hotel ou voltar para casa, pois com o acidente isso poderia dar algum prejuízo para empresa. Perguntei como ficaria, ela disse para não me preocupar que tudo iria ser resolvido e que já havia falado com meu gestor. Como era véspera de feriado (carnaval), não peguei atestado e voltei para casa tenho todos os email autorizando meu retorno, troca de passagens, laudos do Albert Einstein…. No dia 07 já estava trabalhando normal com o pé imobilizado.

    Dia 05/05 (anexo 1) fui demitido normal sem justa causa, argumentei com meu gestor sobre o fato e que como tinha sofrido acidente teria uma certa estabilidade e ainda estava em tratamento, ele me posicionou que já havia falado com o RH da empresa e estava tudo OK, devolvi tudo, cartões de crédito corporativo, carteira, celular, tudo. Liguei para o RH após a posição do medico do trabalho que deu inapto,o RH afirmou que não sabia de nada, porque não foi aberta a CAT, suspenderam minha demissão no dia 12/05 (anexo 2 ). Porem nada me fora devolvido estava tratando com eles do meu celular particular e do meu email particular.

    Fui a SP dia 26/05 para consultar com o médico da empresa e ele afirmou que o pé não estava quebrado e que somente precisaria de fisioterapia. O medico questionou o laudo do hospital Albert Einstein e de outro especialista que esta me assistindo. (tenho todos os laudos), fui a médica do trabalho ela me analisou e realmente disse que eu tinha um problema no pé e que precisava ser sanado pois ele incha e dói, mas como tinha condições de trabalhar poderia me dar apto. E me aconselhou a abrir a CAT depois disso, pois a empresa estava agindo de uma forma arbitraria.

    Dia 27/05 fui a empresa e já tinha um advogado para conversar comigo, quando percebi gravei toda nossa conversa 51 minutos. Fui aforado de que não tinha ocorrido o acidente, que ninguém viu, que a empresa não iria assumir e eu ficaria pelo INSS e que não iam abrir a CAT. Quando falei que eu mesmo iria abrir a conversa mudou de rumo e me sugeriram um acordo, que não poderia ser feito entre advogado e funcionário que é anti-ético, que precisaria de um advogado, e teria que ser fora do sindicato assim o fiz. (Tudo isso esta gravado e em altíssima qualidade), se eu não me machuquei porque o acordo, porque a indenização?

    Fui demitido dia 27/05 (anexo 3) com a carta datada de 01/06, a carta da empresa apenas esta assinada sem data, mas a minha eu assinei e coloquei a data da assinatura que era dia 27/05 que também esta na gravação eu perguntando porque datas diferentes, e a advogada disse que não tinha problemas.

    Dia 04/06 recebi um telegrama (anexo 4 e 5) com data do dia 02/06 dizendo que minha dispensa estava sendo convertida em justa causa por motivos a, b, h e dizendo que teria gasto mais de 20 mil reais no cartão de credito.

    Como disse no inicio devolvi todos meus pertences dia 05/05 as datas de compras são pós minha saída da empresa e não utilizei o cartão até porque não estava com ele me disseram que foram compras pela internet, mas afirmo não gastei nada, e porque não cancelaram o cartão?

    A empresa insiste na justa causa mesmo eu já ter assinado minha Recisão de contrato de Trabalho no dia 27/05 e o telegrama da justa causa é do dia 02/06, porem até hoje 11 dias depois de assinada não recebi e não há data para homologação e ainda não querem fazer o acerto ai no sindicato, onde é feito com todos os funcionários e sim no TRT aqui em Cuiabá, estão dizendo que não há data no sindicato, mas acredito que estão com medo da verdade. Falei para eles que tenho a gravação de tudo e acho que por isso estão fazendo esta arbitrariedade, uma demissão forçada e ainda me acusando de improbidade que é o mais grave de tudo. E posso garantir não há prova, pois não comprei nada.

    Isto esta correto podem me orientar?

    Tenho todas as provas que precisar só não encaminho tudo por e-mail pois os arquivos ficaram pesados demais.

  183. Atraso dá justa causa. Fui mandado embora e ele alegou que a justa causa é por atrazo. O QUE DEVO FAZER???

    • atrasos constantes, ou seja, sempre, todo dia, pode sim dar justa causa; somente um atraso, não pode e você pode procurar a DRT, Ministério do Trabalho

  184. Fui demitido de uma empresa por justa causa e alegaram que foi por atrasos . Uma vez ele quis que eu assinasse advertencia , assinei e na segunda ele me deu suspensao de 5 dias. Não quiz assinar e lele pegou dois funcionarios com testemunha, Agora me mandou embora por justa causa , por atraso. Pode isso???

  185. ola,gostaria de saber se voce é contratado pra uma função e na empresa a gerete manda voce fazer outra,de vez enquando,o funcionario é obrigado a faze o pode dizer não?

  186. querem me mandar embora por justa causa.por faltas quero dizer a cada falta eles me dam advertencia ate me mandarem embora por justa causa isso e possivel

  187. Cilene, boa tarde!
    Minha dúvida é a seguinte: Eu e minha colega de trabalho usamos o “msn” da empresa para nos comunicar, através dele conversamos sobre vários assuntos e reclamamos uma para a outra de nossos patrões e chegamos a chingá-los outro dia por esse programa, ontem descobrimos que essas conversas ficam gravadas e não conseguimos excluí-las, podemos ser demitidas por justa causa em decorrência disso? Estas conversas servem como prova a favor do nosso empregador?
    Obrigada!

    • Podem. Nao se deve nunca, nunca mesmo, fazer comentários sobre a empresa, e os chefes, em redes sociais, MSN e etc. Podem ser demitidas por justa causa, se forem descobertas.

  188. Como empregador temporário, fiz um contrato de tempo determinado com um babá, pois somente iria precisar dela por 3,5 meses. Ela preferei não assinar a carteria, pois quase 75% do trabalho seria fora do Brasil. Já paguei para ela o seguinte: 40 horas de treinamento de babá com certificado, comprei livros de inglês, a passagem aérea, seguro-de-vida e saúde pelo prazo no exterior. Paguei o valor refrente a Janeiro, menos o INSS. Ainda não assinei a carteira dela, pois agora recusa a me dá-la. Quero dispensá-la, pois a convivência se tornou impossível. Ela não responde a perguntas diretas, responde ríspida ou de baixo calão. Lendo sobre Justa Causa, ela se enquadraria em vários das justificativas.Qual o melhor procedimento a ser feito e o que deveria pagar/fazer para estar dentro da lei?

  189. Obrigada por responder,
    Mas Justa Causa por discussão, pode?

  190. Prezada, passei por uma situação desagradavel.. me ausentei ao trabalho no decorrer do expediente,para uma consulta médica, avisei o supervisor no local no momento,devido a ausência do meu supervisor. A mesma se recusou a dar o recado, eu fui para minha consulta assim mesmo e entreguei meu atestado de comparecimento, mas no dia seguinte me chamaram ameaçando de dar advertencia, eu discuti com os 3 supervisores na sala nesse ocorrido, cheguei a dizer que a supervisora que se recusou da dar meu recado não tinha competencia e pedi para meu chefe tomar cuidado com as palavras, ja que ele jogou uma praga em mim e disse que vai me demitir.Eles podem me dar Justa Causa?

  191. Adulteração de NF de Almoço(funcionário tinha diária de R$20,00 para alimentação, esqueceu de pegar 1 NF do café de R$5,00, no almoço gastou R$14,00, anotou os R$5,00 do café e mudou o total da NF para R$ 19,00), pergunto, pode ser justa causa?
    Improbidade?
    Posso tentar discutir a justa causa?

  192. gilceria souza da costa

    eu trabalhei em uma empresa 1ano e 2mesi duranti esse tempo eu ppedi pra ser mandada embora eles nao aceitaram em mim mandar embora entao duranti todo esse tempo agenti assinava um balanço qui eles faziam todos os mesis so qui sempri eu achei isso errado entao o qui eu fiz fui no sindicato so qui antis eu tirei uma copia do balanço e mosrei pto advogado do sindicato e ele falou pra mim qui tudo aquilo ali era errado qui quem tinha qui pagar era o empregador nao o funcionario ai foi aondi eu pensei no proximo balanço eu nao vou assinar sendo assim eles mim mandam embora e mandaram por justa causa eu ganharia essa causa tendo apenas uma testimunha gilceria.

    • desculpe, não entendi direito seu caso, que balanço vc assinava? Parece que vc tinha uma péssima relação com sua empresa e parece queria ser demitida, então como não entendi seu caso direito, acho que vc deve partir para outra. Procurar um emprego que goste e crescer na vida. Boa sorte!

  193. Cilene..meu marido esta na empresa desde de 2009..sempre foi um funcionario exemplar…mais a 15 dias atras ele levou um catalogo meu de produtos de sex shop e agora tem um borburinho q ele pode levar uma justa causa..ele pode?? ou se levar pode recorrer?? esse catalogo ficou na empresa durante 1 dia depois disso mais nada..
    se ele recorre tem alguma chance?
    Obrigada

    • infelizmente pode, se a empresa proibir esse tipo de pratica. Se for verdade que ele pode ser demitido, recomendo seu marido falar com os chefes, explicar que desconhecia essa regra da empresa e prometer que nunca mais vai fazer esse tipo de coisa.

  194. olà!
    Fui mandada embora por justa causa,os motivos alegados do empregador foram:
    falta nao justificada e baixa produção,tbm ela me advertiu por esses motivos algumas vezes.Mas no entanto a produtividade estava baixa pois a propria tinha tirado meu material de trabalho e as faltas sempre liguei avisando o motivo de nao comparecer e qnto as advertençia nunca assinei mas ela sempre usou testemunhas e sempre as msm,parece ser perceguição,pois outras colegas passam pelo msm caso e nao são advertidas e tbm nao recebem nenhum tipo de punição.Gostaria de saber se posso reaver esta causa,quais são as minhas chances???
    obrigada!

  195. Olá!!!

    Meu patrão me mandou embora alegando justa causa.
    Mas não é um trabalho de carteira assinada, a empresa é legalizada e tudo.
    Eu tinha faltado 2 dias consecutivos, sendo que o 1° dia eu avisei o segundo não.
    Ae ele disse que era por justa causa, sendo que não é carteira assinada.

    Pode ocorrer isso? ganhar justa causa sem ser carteira assinada?
    Trabalhei lá mais ou menos 1 ano e meio.
    Sem mais, Obrigado por tudo!!!

  196. Okay CIlene…faltar sem explicacao uma unica vez ja pode dar justa causa????Advertencia eu sei que é possivel…e depois justa causa.
    E qto aos atestados….nao tendo nenhum falso,eles podem me dar alguma justa causa por isso???? Em 1 semana eu coloquei 3 atestados diferentes…na outra semana mais 2…mas nenhum é falso…eles podem de algum meio legal me dar justa causa por isso?????

  197. Ola Cilene,td bom?
    Pedi para ser mandada embora na empresa onde eu trabalho. Se recusaram, além disso me mudaram de horário e de função (sem qualquer alteração na carteira ou no salário),teoricamente fui para uma função melhor. Saí de trabalhar em atendimento e fui trabalhar no setor administrativo,por pura imposição do meu chefe….Com isso, coloquei alguns atestados( todos corretos,nada falso )…coloquei atestados intercalados, para que nao chegasse ao ponto de INSS.Sei que a intenção deles é me forçar a pedir demissao (algo q realmente eu nao pretendo),gostaria de saber se colocando diversos atestados (nenhum falso) existe alguma possibilidade legal deles me mandarem embora POR JUSTA CAUSA?????
    Se eu faltar alguma vez sem atestado já é passivel de advertencia???
    Uma falta sem justificativa nao pode ser justa causa direto,correto?.
    Aguardo resposta.
    Grato.

    • Se vc faltar sem explicação pode sim receber advertência. Pode inclusive ser demitido por justa causa se as faltas forem freqüentes. Talvez vc deva ser sincero com sua empresa, falar que precisa buscar novos horizontes, melhores condições de vida e de trabalho e fazer um acordo com eles. Com certeza eles não querem demitir vc para não pagar a multa de 40%. Talvez vc possa abrir mão dessa multa. Tudo é possível quando se é honesto desde o inicio.

  198. Obrigada pela resposta, mas na verdade quero manter o meu segredo, e só apenas ser mandada embora normalmente, pois prefiro buscar me ajustar em algum lugar mais proximo da minha casa pra ficar perto do meu filho e meu marido que ja esta ficando doente…(nesse emprego saio as 6h e retorno as 21h) diante disso, nao posso me demitir e abrir mao do tempo de servico e do seguro desemprego.

  199. Olá, no fim de 11/10 descobri que tenho hiv, e isso me desesperou, sou casada e tenho filho de quatro anos. Contei ao meu chefe, que foi muito compreensivo e muito discreto, me pediu pra ficar em casa enquanto fosse necessario meu “reajuste”. Daí, fiquei com muitas faltas,mas sempre em contato com ele, e no fim de dezembro pedi pra que ele me demitisse, e apesar dos esforços dele a empresa nao entendeu o motivo( ng mais sabe) e disse que eu deveria pedir demissao. Então decidi voltar, fui no dia 03/01, e desde entao estão, tenho 5 faltas intercaladas a atestados medicos(nao formam 15 dias corridos pra serem iniciados pelo inss). Nesta condição eles já nao podem me mandar embora por abandono por que me aceitaram de volta, e quanta a essas faltas, eles nao me mandaram sequer 1 advertência. Diante dessa condição, volto a “estaca zero”? Obrigada.

    • eu acho que vc deve entrar num acordo com sua empresa. Eles não podem demitir vc porque está com HIV, mas vc pode tentar um acordo com ele, sendo sincera, dizendo que está doente. vc pode tambem procurar o INSS para se aposentar.

  200. Obrigado valeu,pela força

  201. Fui demitido por justa causa por que cobrei a segunda parcela do décimo terceiro que até hoje não me pagaram e não aceitei pegar férias e receber no outro mês,fora que os sálarios sempre pagam em atraso, relatei tudo no livro de ocorrencia do condominio onde trabalhava de porteiro e procurei o sindicato . A Empresa no outro dia veio com um papel escrito justa causa ,alegando que eu causei transtorno a empresa por ela ser quarteirizada, sendo que eu nunca nem faltei um dia de serviço e nunca tive uma advertência em todo meu histórico de trabalho, O Que eu faço? Não queria mais vou ter que processar a firma será que ganho a causa? me orientam o que preciso fazer isso aconteceu ontem. obrigado

  202. Olá gostaria de saber se o funcionário falaem voz alta no local de trabalhor por ter passado 5 mins do horario de sair e entra na sala do chefe reclamando em voz alta o atraza se pode ser considerado justa causa e levar advertencia?

    • A melhor maneira é conversar educadamente com chefe, dizer que pode trabalhar alem do horário normal de trabalho. Nao precisa gritar, especialmente por 5 minutos.

  203. minha mae ficou doente e precisou ficar enternada e como ela nao tem ninguem tive qe faltar 18 dias qando voltei expliquei os motivos e pediram para eu assinar uma carta pedindo as contas senao me mandariam embora por justa causa,nem a 2 parcela do 13 nao me pagaram alegaram qe eu perdi,gostaria de saber se eu abrir um processo contra essa empresa poderia ganhar a causa,pois sei qe foi errado mais necessario faltar pois minha mae e idosa e nao podia ficar so e ainda administrar um monte de remedios sozinha.

    • vc tinha que explicado antes de faltar. vc pode abrir um processo, mas talvez não ganhe. Mas eles teriam que demitir vc , não dizer para vc a perdi demissão. Pode ser que vc ganhe.

  204. faltei no emprego 17 dias e pediram para eu pedir as contas ou me mandariam embora por justa causa,pois gostaria de saber se eles tem esse direito ou nao,pois me falaram qe para dar justa causa tem qe ser 30 dias mais comunicado por escrito por telegrama ou anuncios de jornal.

    • Marcio. Ninguém falta o trabalho 17 dias sem justificar. Isso pode sim dar demissão por justa causa. 30 dias seria abandono de emprego. Mas vc deve procurar a DRT ou seu sindicato.

  205. atestado medico falso é motivo de demissão por justa causa ? pq

  206. Boa tarde, se um cliente reclama do seu atendimento
    isso pode ser motivo de justa causa ?

  207. boa tarde gostaria de saber se falta pode mim dar justa causa, faltei 10 dias concecutivos, quando cheguei na empresa eles mim deram uma suspensão de 5 dias, o que devo fazer?

  208. Pedi no meu emprego para me mandarem embora, pois me trocatam de período, tenho 2 filhos um de 8 e outro de 9 e não tem quem pegue eles no colégio e permaneçam com eles.Falei, mais ele querem que eu peça a conta, porém tenho 7 meses de empresa e ñ quero perder este tempo, gostaria de saber o que posso fazer para que eles possam me mandar embora sem me dar justa causa,o superior falou que se eu começar a faltar e levar atestados, mesmo assim vai me demitir por justa causa.Como posso proceder?????

  209. gostaria de saber se a empresa pode cobrar do fincionario um medicamento controlado que foi vandido errado e ainda dar uma suspenção ?
    isto aconteceu comigo, alem de pagar o medicamento ainda ganhei uma suspenção de 3 dias, e einda foi descontado no meu salario r$101,00 pelos 3 dias que fiquei em casa.
    a empresa pode punir o funcionario desta maneira ??

  210. jorge antonio gonçalves

    se faltar 3dias na mes sem justificativa os 3 dias pulados tem justa causa. se for de testemunha para um golega de trabalho contra empresa que trabalho ainda.p/tomar justa causa.tenho 12 anos na empresa e pedi parra sair mas nao mandam embora .

  211. sou caixa atendente de um posto de gasolina.
    gostaria de saber quais sao meus direitos quando um cliente me ofendi com palavrois,me humilhado no meu local de trabalho. e ainda vindo no outro dia se fazendo de vitima e falando para meu chefe que eu que o humilhei.

  212. Olá, gostaria de saber se pode dispensar por justa causa se você tem advertências, se sim quantas é preciso ter????

  213. tem q ser justo dos dois lados , um dia q meu patra me faltar com respeito mado ele ir la pra frente da firma e sair na mao !!!!

  214. se for levar ao pé da letra tem q dar a conta todo dia!

  215. fábio césar secafim

    hoje levei 1 dia de suspensão,pq meu superior mandou fazer uma tarefa e falei que nã iria. Eu sou operador de empilhadeira á mais de 6 anos e até agora não me registraram como operador, sou auxiliar de indústria na carteira, e sempre pesso para eles me registrarem, mas até agora nada, então eu injuriei, e disse que não iria trabalhar mais com a empilhadeira enquanto eles não me registrassem , emtão me deram 1 dia de suspensão por isso,. queria saber se eles podem fazer isso coigo!

  216. Fábio Max… e o mau patrão ke só ker ferrar com o empregado??

    aquele tipo o meu ke vc vai reclamar de alguma coisa e ele responde
    “tah achando ruim?? péde conta!!!”

    ?? o ke a gente faz com um cara desse ke só vê o lado dele??
    eu naum vou pedir conta…

    tudo dele é justa causa aff

  217. gostaria de saber c pode dar adivertencia por 15 minuto de atraso

  218. Mas na prática, o mau empregado pode pintar e bordar, porque a INCOMPETENTE justiça brasileira do trabalho só reconhece justa causa se o cara mata o empregador e a familia dele inteira com uma peixeira numa sexta-feira de lua cheia.

  219. Os itens 10 e 12 deviam servir para tudo na vida.